Resenha: Aprendendo inteligência


A maioria das pessoas tem a ideia de que “Fulano é inteligente, Sicrano também, Beltrano não”. Mas dificilmente questionam se inteligência não pode ser exercitada, aprendida. Mudar isso, alertar da importância de desenvolver o cérebro e ensinar como fazê-lo é justamente a proposta do livro Aprendendo Inteligência, de Perluigi Piazzi.

Este é o primeiro volume da Coleção Neuroaprendizagem, escrita pelo Prof, Pier, como era conhecido o autor, e lançada pela editora da qual foi co-fundador. O quarto volume, sobre inteligência em concursos, inclusive fora resenhado por Naty (Resenha: Inteligência em Concursos).

O autor parte dos conhecimentos adquiridos em anos lecionando em cursinhos e com o trabalho com programação para ensinar os caminhos da inteligência através da reflexão sobre atos e atitudes do dia a dia. Com uma linguagem extremamente simples, lança mão de conceitos de neurociência e informática, para passar como se dá o processo de registro de informação no córtex, o nosso HD. E, por mais que possa parecer, não trata o assunto de modo científico, sim de modo mais prático.


Dividido em duas partes, o livro apresenta reflexões acerca da importância de estudar, a maneira, o momento e por quanto tempo fazê-lo, bem como sobre hábitos que fazem alguém mais inteligente e aqueles que a embotam.

Caro leitor, talvez você se surpreenda sobre algumas concepções que tem sobre aprendizagem, principalmente se você for daquelas pessoas que estudam muito e na véspera da prova é o melhor a se fazer. Por outro lado, não ficará em nada surpreso com a opinião do autor sobre a leitura; por certo – considerando que lê esse blog – já conheça os benefícios dessa construtora prática.

Além de diagramação perfeita e revisão impecável, o livro é composto por imagens ilustrativas e explicativas e de testes de aprendizagem.


É uma leitura que recomendo a todos e que provavelmente faz diferença na vida de quem dela desfruta, por permitir-lhe uma visão crítica sobre o tratamento dado ao cérebro e ao processo de aprendizagem, questionando sobretudo a ideia de estudar para tirar boa nota.

Quotes:
“Se você este livro até o fim, tentando entender e utilizar os conceitos que nele são apresentados, talvez não encontre o caminho correto para sua vida profissional, porém uma coisa eu garanto: vai se tornar, com o passar dos anos, cada vez mais... inteligente!” (p. 22)

“O que torna o sistema educacional brasileiro tão catastrófico (é um dos piores do mundo!) é o fato de a maioria das escolas ser ineficientemente burocratizada – elas não se preocupam em ensinar seus alunos  a realmente aprender, ou seja, em armazenar o conhecimento de forma permanente” (p. 30)

“O bom professor não dá aula para fazer o aluno aprender. Ele dá aula para fazer o aluno entender a matéria e, principalmente, para fazê-lo gostar do que está sendo apresentado” (p. 61)

“A frase mais catastrófica que um professor pode pronunciar é: ‘Preste atenção que isso cai na prova!’. Você está na escola para aprender  e não para tirar nota e passar de ano” (p. 93)

“Só escreve bem quem lê bem e só lê bem quem lê muito e só lê muito quem lê por prazer” (p. 112)

Outras fotos:




Título: Aprendendo inteligência
Autor: Pierluigi Piazzi (Prof. Pier)
Editora: Aleph
Páginas: 134
Ano: 2014

17 Revelaram sentimentos:

  1. Oi Alisson,
    Parece um livro que muda sua forma de pensar, te faz alguém mais sábio após a leitura.
    Não conhecia, gostei da dica, mas não é algo que leria no momento.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Embora esse gênero não me agrade muito eu Gostei das frases que vc pontuou. Principalmente essa: “Só escreve bem quem lê bem e só lê bem quem lê muito e só lê muito quem lê por prazer” (p. 112)
    Acho que todo mundo tinha que ler isso :)

    ResponderExcluir
  3. Olá, Alisson.
    Acredito que a inteligencia se desenvolve e se aprende. Mas não leria esse livro apesar de achá-lo bem interessante. Prefiro ler ficção e tenho monte na pilha de não lidos hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  4. Tá aí uma bela de uma dica de ajuda. Porque nossa, pra aprender e saber de momento tem diferenças e acho que ele poderia dar uma boas dicas de como manter o que aprendeu por mais tempo. Eu quando não estudava pra uma prova, ia pelo que ouviu o professor falando, ás vezes ficava com aquilo mais tempo na cabeça do que quando lia a matéria pra ter uma nota mais alta. Sei lá, mas quando explicavam eu entendia melhor do que quando ia ler a matéria só por nota xD
    Acho que o livro pode mostrar essas diferenças e o melhor jeito de aprendizagem.
    Uma boa dica mesmo.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Alisson
    Ainda não conhecia o livro. Não descarto a possibilidade de lê-lo, só acho que não leria agora. Mas saber que o livro propõe essas dicas de maneira prática já é um ponto positivo. Dicas para tirar um boa nota é sempre válido.

    ResponderExcluir
  6. Oi Alisson,
    Sempre me interessei pela neurociência e mesmo sendo tão complexa, acho fascinante essa ciência. O que mais gostei desse livro é que o assunto não é tratado de modo científico, pois se fosse não entenderia nada mesmo, mas sim de um modo bem acessível e mais prático. Vou colocar o livro na lista, pois é sempre bem vinda dicas para ajudar a desenvolver nosso cérebro e a inteligência.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi, Alisson!
    Particularmente, não leio livros não-ficção. Não é um gênero que eu goste ou me interesse, sabe?
    Mas fico feliz que tenha sido proveitoso para você. É o ideal para toda leitura.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi, Alisson!
    Que ótima dica esse livro. Depois que terminei a faculdade, virei "concurseira" e estudar e adquirir tantos conhecimentos, em um determinado tempo, não é fácil. Então, acredito que esse livro ajude a desenvolver essas habilidades. Gosto de livros com esse tema, sempre acrescenta um pouco mais ao nosso conhecimento. Muito bem elaborada sua resenha. Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Olá, Alisson.
    De vez em quando é gostoso ler livros mais "tecnicos".
    Acho fascinante os estudos acerca do cérebro e da inteligência.
    Acho que as vezes nosso cérebro é um pouco "preguiçoso" e precisamos exercita-lo através de exercícios. Sempre estou com um livro nas mãos e tenho um app no celular com exercícios para a mente.

    ResponderExcluir
  10. Olá Alisson!
    Gostei mto da resenha, não conhecia o livro, já qo conferir pra ontem, apesar de não estudar mais...
    Mas, nunca é tarde né...Parabéns pela resenha bem detalhada...Está mto boa!
    Adorei a capa do livro, super diferente!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  11. Gostei da resenha e da ideia que o livro passa, mas não sei se eu leria. Acho que se eu ainda estivesse na escola/faculdade ele seria bem útil mas acho que por enquanto eu passo a leitura.

    ResponderExcluir
  12. Temos no mercado muitos livro que tratam desse assunto, porém são chatos e cansativos. Esse parece ser bem interessante, inclusive pelos testes propostos.

    www.atraentemente.com.br

    ResponderExcluir
  13. Me parece muito bom e uma leitura agradável e leve, mas realmente não desperta muito o meu interesse..
    Mas a resenha foi muito bem feita e que bom que a leitura te agradou!

    ResponderExcluir
  14. Apesar do tema interessante, este não é o tipo de livro que costumo ler. Pelos quotes é uma leitura essencial para aqueles que querem aprender, mas tambem para aqueles que ensinam. Uma ótima dica de leitura.

    ResponderExcluir
  15. Nossa, eu preciso demais desse livro!
    Sério.
    To estudando bastante ultimamente, e seria ótimo aprender novas técnicas de aprendizagem.
    E que dê certo e sejam rápidas, rsrsrs
    bjão

    ResponderExcluir
  16. Esse livro parece ser realmente útil, principalmente pra minha formação. Eu tenho uma disciplina que chama Psicologia da Aprendizagem, e saber métodos de como aprender melhor seria ótimo, até pra aplicar em mim mesma. Vou anotar o nome aqui e ver o preço, quem sabe eu não compre nas minhas próximas aquisições? Ótima dica!
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Adorei a indicação, Alisson!! O livro parece ser bem legal!!
    Bjoss

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.