“Muitos mentirosos não têm imaginação; é isso que faz com que suas mentiras sejam convincentes.”
A viagem para o norte (sinopse)

Lyra Belacqua e seu daemon, Pantalaimon, vivem felizes e soltos entre os catedráticos da Faculdade Jordan, em Oxford. Até que rumores invadem a cidade - boatos sobre sequestradores de crianças, os Papões, que estão espalhando o medo pelo país.

Quando seu melhor amigo, Roger, desaparece, Lyra inicia uma perigosa jornada para encontrá-lo. O que ela não desconfia é que muitas outras forças influenciam seu destino e que sua aventura a levará a terras congeladas do norte, onde feiticeiras e ursos de armadura se preparam para uma guerra.

Embora tenha a ajuda do aletiômetro - um poderoso instrumento que responde a qualquer pergunta -, nada a prepara para os mistérios e a crueldade que encontra durante a viagem. E, mesmo que ainda não saiba, Lyra tem uma profecia a cumprir, e as consequências afetarão muitos mundos além do seu.


Uma aventura congelante

O livro já começa nos apresentando Lyra, uma garota curiosa, que decide invadir a sala do reitor da Faculdade Jordan para ver o que tem lá dentro. Isso porque a sala é exclusiva para o reitor e para homens da faculdade, e é óbvio que isso iria estimular a curiosidade de qualquer criança. Tudo estava indo muito bem, até que o reitor acaba voltando antes do esperado e Lyra se vê obrigado a se esconder em um grande armário.

Lá, ela acaba descobrindo que seu tio, lorde Asriel, acabou de chegar na faculdade e deseja uma reunião com o reitor e com os catedráticos da faculdade. É durante a preparação para essa reunião que Lyra descobre que seu tio está prestes a ser assassinado e acaba salvando sua vida. (Isso não é spoiler, está bem no início do livro).

Lyra descobre várias coisas interessantes nessa reunião - tudo isso enquanto está escondida - e seu desejo de ir para o norte com o tio só aumenta. Mas esse não é o desejo de lorde Asriel, que prefere que a menina continue na faculdade, onde estará segura.

O que acontece é que depois disso crianças começam a desaparecer em várias cidades, e eventualmente esses sumiços acabam chegando até Oxford. Lá dois sumiços importantes ocorrem, um é o de um garoto gipsio que Lyra conhecia e outro o de seu amigo Robert, amigo de aventuras de Lyra na faculdade. Isso obviamente só ia acabar em uma coisa, Lyra se metendo em mais aventuras e partindo de uma forma ou de outra para o distante e gelado norte que sempre quis ir.


Eu tenho que dizer que A bússola de ouro foi um daqueles livros “amor à primeira lida”. Tanto pela história e escrita, como pela personagem principal. Lyra é uma garota incrível, tão jovem, mas tão esperta, viva e aventureira. Não tem medo de fazer acontecer. Geralmente não gosto de crianças super inteligentes para a idade - Lyra tem 11 anos -, mas aqui não é o caso. Pullman consegue fazer um equilíbrio perfeito entre a inocência de uma criança e a esperteza de um adolescente/adulto.

Aliás, essa questão é extremamente importante para a trama do livro. O plot principal aqui são os sentimentos e como eles mudam durante a vida. Isso é representado na forma viva de um daemon, uma criatura em forma de animal que todo ser humano possui. Mas tem uma diferença, enquanto os daemons das crianças mudam de forma constantemente, representando suas emoções, o dos adultos não conseguem se transformar, adotando a forma de um animal, só que representa a característica da pessoa ao qual está ligado. 

Acho isso uma jogada muito interessante do autor, representando a personalidade e alguns sentimentos que perdemos ou esquecemos ao nos tornarmos adultos. Sem contar que os daemons são um espetáculo à parte, é quase impossível ler e não querer um também.


Mas não são só os daemons que enriquecem o mundo criado por Pullman. Aqui temos um universo baseado no real, mas com algumas diferenças, transitando para um pouco de steampunk, onde dirigíveis, balões e tecnologias movidas a gás e vapor tomam conta do universo. Existe uma crítica também em relação ao poder da igreja e a briga com a tecnologia. E, o melhor, feiticeiras e ursos de armadura.

Então não percam tempo, peguem sua roupa de frio, seu aletiômetro perguntem a ele: “por que não li isso antes?”. E embarquem nessa aventura incrível que é A bússola de ouro. Que venha a continuação para eu ler =D

Fiquem com o trailer da série que será lançada pela HBO.



 

Título: A bússola de ouro (exemplar cedido pela editora)
Autor: Philip Pullman
Editora: Suma de Letras
Páginas: 344
Ano: 2017 (original 1995)

29 comentários:

  1. Primeiramente: que edição maravilhosa vc tem!!
    Eu li esse livro MUITOS ANOS atrás, quase na época q saiu o filme, e ficou por isso mesmo... ano passado eu comprei a trilogia (não tão linda quanto os seus) e de novo só li o primeiro. Agora q ta saindo a série eu acho q vai me incentivar a terminar logo kkkkkkkk.. por falar nisso que trailer foi esse? e esse elenco???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Yara

      Obrigado ^^. Eu tinha visto o filme, mas não tinha lido ainda. Finalmente consegui fazer os dois. Doido para ler o segundo já. O trailer está muito bom, e já está certo de ter 3 temporadas. cada uma adaptando um livro. O elenco está muito bom mesmo, mas quero mesmo é ver o Yorek kkkkk

      Excluir
    2. 3 temporadas????? \Õ/ será q vai ser uma pra cada livro? seria bom pq não ia estender mais do q precisa e ia fechar fechadinha e bem focada.
      É estranho q eu personagem favorito,apesar de tudo, é o Lorde Asriel? kkkkk

      Excluir
    3. Sim, uma para cada livro.
      Isso para a personagem principal não ficar muito velha, já que a Lyra é criança. E ai manter a fidelidade.

      Excluir
  2. Oi, Fábio! Já assisti ao filme várias vezes, mas a gente sabe que (quase sempre) o livro é sempre melhor, né?
    Amei a sua resenha e já quero muito fazer a leitura :D Fiquei chocada que vai ter uma série!! Já quero muito assistir AAAA


    Bom fim de semana ♥
    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Laura.

      Já assisti o filme, mas não lembro mais nada. O livro é incrível, mas a serie parece que vai ser bem fiel. Muito obrigado *-*. Espero que possa fazer sim.

      Bom fim de semana para você também =*

      Excluir
  3. Oi, Fábio
    Já assisti o filme tem um bom tempo e quase não lembro de nada. Não vai o livro ainda é lendo sua resenha fiquei muito curiosa para poder ler e descobrir o mistério das crianças desaparecerem.
    A série está maravilhosa com um bom elenco, quero ver.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luana

      O livro é incrível. Vale a pena dar uma lida, também não lembro nada do filme. Estou ansioso para ler o segundo livro logo.

      Excluir
  4. Olá! ♡ Eu simplesmente amei essa edição, ela é tão linda e delicada.
    Fiquei bem curiosa para saber mais sobre o desaparecimento de Roger e o que aconteceu com ele.
    Já simpatizei com a Lyra logo de cara, ela de fato parece uma garota maravilhosa, inteligente e que parece se arriscar por aquilo que quer e acredita.
    Tô animada para conhecer os daemons, acho que de fato vou querer um kkkk.
    A premissa do livro me agradou demais, quero muito conhecer esse universo que Pullman criou, que me parece muito fascinante!
    Beijos! ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rayssa

      Verdade, essa edição está linda, de perto parece que é espelhada, muito bonita. Lyra é muito fácil de simpatizar, e assim como você ela não deixa o desaparecimento de Roger passar barato kkkk. Ela é isso ai mesmo que você descreveu. É impossível não terminar a leitura querendo um Daemon kkkk.
      Espero que possa embarcar nesse universo incrível.
      Bjs =*

      Excluir
  5. Digamos que eu tenha um pré conceito sobre steampunk e seus derivados. Fico com medo de ler algo que tenha isso, sempre acho que vai ser algo difícil de entender. Sim, eu tenho que mudar essa visão.
    Eu também amo personagens reais. Personagens que tem defeitos e não só qualidades. Ainda mais crianças, né? Enfim,
    eu fiquei dividida nesse livro. Não senti tanta vontade de ler 😔. Vamos ver com o passar do tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leticia.

      Pode ir sem medo. Aqui são só pinceladas de steampunk, como se você já soubesse que está lá mas que não explica nada, já fosse algo normal. O foco é outro, a fantasia. Vá sem medo, quando começar a ler tenho certeza que não vai se arrepender.

      Excluir
  6. Tenho esta trilogia e pode ter certeza de que tudo caminhará bem e com essa pitada generosa de aventura e emoções a flor da pele!!!
    Vi o filme há séculos e deu até vontade rever, mas o aguardo está mesmo é na série que parece que vai ser bem fiel aos livros, sem tantas firulas e isso é o que liga tudo!
    Lyra não condiz com sua idade, é aventureira, curiosa(fatores que acredito que nenhum de nós devesse perder ao longo da vida) e é essa gana de viver que ela tem que impulsiona a história inteira!!!!
    Preciso reler..rs
    Livros super recomendados!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá

      Ainda bem que esse ritmo continua, mais empolgado ainda para o segundo livro chegar e eu poder continuar a leitura. Olha, estou bem empolgado com essa série também, realmente parece que vai ser bem fiel. A Lyra é incrível.
      Releiaa kkkk
      Bjs

      Excluir
  7. Oi Fábio,
    Ainda não li nenhum livro da série, nem assiti ao filme, mas quero!
    São muitos elogios e uma série icônica.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alessandra.

      Recomendo ler o livro, é muito bom. E acredito que a serie vai ser tão boa quanto.
      Bjs

      Excluir
  8. Oiii ❤ Não sei porque ainda não li esse livro, já que amo livros com aventura,magia e fantasia. Já vou colocar esse livro na minha meta de leituras pra ler ainda esse ano.
    Eu já assisti o filme baseado nesse livro, mas já faz tanto tempo que mal me lembro do que acontece, pra falar a verdade, a única coisa que lembro é dos daemons.
    Gostei de que Lyra é uma garota inteligente e corajosa, não é qualquer criança que resolve ir atrás do amigo mesmo sabendo das dificuldades que vai enfrentar. Achei legal que as crianças têm daemons, seria incrível eu ter um pra mim rsrsrs.
    Essa coisa de os daemons mudarem de acordo com os sentimentos das crianças é uma ideia muito original, nunca vi nada parecido.
    Legal que terá uma série, acho que vai dar pra explorar bastante desse mundo nela, já que tem mais tempo de desenvolver uma boa história que em um filme.
    Beijos ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rayane

      Coloca na meta sim =D. É muito bom.
      Eu também não lembro mais nada desse filme kkkk.
      A Lyra é incrível e com certeza a gente fica querendo ter im Daemon também, não sei porque mas lembro muito de Pokemon kkkk
      Acho uma sacada muito inteligente do autor a questão dos Daemons e seus sentimentos.
      A serie já está certa de ter 3 temporadas, cada uma adaptando um livro, isso porque a personagem principal é criança, então eles crescem de forma flash kkkkk.
      Bjs

      Excluir
  9. Adorei a capa do livro. Quando li que Lyra tem apenas 11 anos também achei, a princípio, que uma adolescente combinaria melhor com um enredo assim tão cheio de aventuras. Aos poucos, diante das suas considerações, acabei percebendo que o autor soube fazer muito bem o equilíbrio entre outros personagens para que a trama pudesse cativar todos nós. Legal ter a série pela hbo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Evandro

      A capa está muito bonita. Sim, a Lyra é criança mas é algo bem equilibrado, não é algo forçado como Jorg no primeiro livro da Trilogia dos Espinhos por exemplo.
      Vale a pena ver. A serie parece que vai ser muito boa.

      Excluir
  10. Eu tenho esse livro, em uma edição de bolso de 2007 e ainda nem li. Agora que li a sua resenha, com todos esses detalhes interessantes sobre fantasia e steampunk, me fez querer correr para pegar o livro e ler logo. Sempre li que a escrita do Pullmann é maravilhosa. Quero conferir em breve essa série tanto nos livros quanto nessa adaptação para a TV.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nil.
      Recomendo passar o livro para o topo de proximas leituras. É muito bom, você vai querer completar a coleção, com certeza. A escrita dele é muito boa mesmo, você vai gostar.

      Excluir
  11. Olá! Confesso que ainda não tive contato com a escrita do autor e apesar de amar o gênero fantasia, ainda não li esse livro (#chocada). Agora com essa edição, para lá de maravilhosa, acho que não tem mais como resistir neh! Achei a nossa protagonista tão novinha, mas já deu para perceber que ela é muito corajosa e sem dúvida vai me conquistar, já entrando no clima do frio (por aqui tá um gelo que só), acho que estou mais preparada do que nunca para encarar essa aventura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elizete.

      Corre para ler que é muito bom. A edição é linda =D. Ela é bem nova, mas é bem virada também kkkk. Olha só com o frio e a viagem para o norte é quase uma leitura interativa kkkk

      Excluir
  12. Olá!
    Eu me lembro de ter visto o filme e me apaixonado completamente, só fiquei triste por ver que não teve continuação. A trama é bastante envolvente, gosto muito da historia e pretendo muito ler os livros dessa aventura da pequena garotinha Lyra. Que por sinal, obrigada por dizer que haverá uma serie porque não fazia a minima ideia!

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lily.

      Vi o filme a muito tempo mas não lembro de nada kkkk. Espero que possa ler mesmo, é muito divertido. vai ter uma serie sim, parece bem fiel e já está programada para ser feita em 3 temporadas.

      Excluir
  13. Oi!!! Esse é meu livro favorito de todos os tempos e eu vou protege-lo!! aahaha Vc precisa continuar lendo a trilogia, ela spo fica melhor!! Só um pequeno spoiler mas que não estraga a trama: mais pra frente a gente descobre que o povo do nosso mundo, nós, também temos Daimons!!! Que a gente só não consegue ver eles!!! -mind blowing-

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá =D

      Sim, já comprei o segundo volume =D. To esperando chegar só. O queee??? Eu já quero ver o meu KKKKKKKKKKKKKKK

      Excluir
  14. Sempre acompanhei as resenhas desse livro, mas ainda não tive oportunidade para ler. Comecei a assisti o filme, mas não terminei. Amo a capa desse livro, muito charmoso.

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.