A União Brasileira de Escritores (UBE) encaminhou hoje à Academia Sueca a indicação de Lygia Fagundes Telles para o Prêmio Nobel de Literatura deste ano. Para Durval de Noronha Goyos, presidente da instituição, “Lygia é a maior escritora brasileira viva e a qualidade de sua produção é inquestionável”. O nome da autora foi escolhido de forma unânime pelos diretores da UBE.

Lygia Fagundes Telles está com 92 anos, vive em São Paulo e já venceu prêmios de grande importância no cenário literário, como o Camões de 2005 e os Jabutis de 1966, 1974 e 2001. Na sua obra, que já foi traduzida para o alemão, espanhol, francês, inglês, italiano, polonês, sueco e tcheco, destacam-se livros como os romances “Ciranda de Pedra” e “As Meninas” e a coletânea de contos “Invenção e Memória”.

Nunca nenhum brasileiro venceu o Nobel de Literatura, ainda que outros autores nacionais já tenham sido indicados à Academia Sueca ou tiveram seus nomes sondados para receber o prêmio, como Ariano Suassuna, Jorge Amado, João Cabral de Melo Neto e Ferreira Gullar. Em sua última edição, em 2015, a honraria foi para a bielorrussa Svetlana Alexijevich.

   

Fonte: Cia das Letras

15 comentários:

  1. Lygia Fagundes Telles é sem dúvida uma maravilhosa escritora.
    Apesar de até hoje ainda não termos nenhum vencedor brasileiro, torço para que ela possa ser a primeira a receber este estimável prêmio.

    ResponderExcluir
  2. Estou torcendo por ela, é muito bom ver autores brasileiros serem reconhecidos.

    ResponderExcluir
  3. Eu li esta excelente notícia. Gostei muito da indicação, foi muito merecida. Agora é torcer para que ela consiga vencer.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Ahh que legal! É muito bom saber do reconhecimento que a literatura brasileira tem (às vezes, ne rsrs) mas ai rola a vergonha porque não li nem a metade dos livros que eu "devia" ter lido desses bons escritores brasileiros.

    ResponderExcluir
  5. Que notícia maravilhosa! A indicação, em se tratando de uma mulher e de uma escritora em língua portuguesa, já é uma grande vitória!

    ResponderExcluir
  6. Oi Naty.
    Estou torcendo muito para que a Lygia seja a ganhadora do Nobel desse ano. Não só porque ela é brasileira, mas também porque ela é mulher e no cenário atual seria de muita relevância termos uma mulher como ganhadora do Nobel.
    Abraços.

    Minhas Impressões

    ResponderExcluir
  7. Não conheço, mas espero que possamos garantir esse premio!

    ResponderExcluir
  8. Vi essa indicação e achei super bacana. Ela parece ser uma ótima escritora e merece.

    ResponderExcluir
  9. Li que a autora eh excelente! Mais que merecido!

    ResponderExcluir
  10. Espero que muitos autores nacionais ainda sejam indicados para esse prêmio, fico feliz em ver esse tipo de coisa. Apesar de não conhecer essa autora, nem os livros dela, pelo pouco que li sobre ela, me pareceu ser merecedora tanto da indicação quanto do prêmio.

    ResponderExcluir
  11. Bom ainda não li nem um livro da Lygia Fagundes Telles mas fico feliz com a escolha para a indicação pois sem dúvidas ela é uma grande autora.

    ResponderExcluir
  12. Nunca li nenhum livro da autora mas tenho certeza que seus livros são bem interessantes, pretendo ler um dia. Sem dúvidas ela merece essa indicação.

    ResponderExcluir
  13. Muito bom saber que a leitura nacional esta sendo muito bem representada em um evento como este!

    ResponderExcluir
  14. Oi !
    Já ouvi falar dos livros da Lygia Fagundes Telles, mas ainda não li nada dela e adorei saber da noticia torcendo para ela ganhar!!

    ResponderExcluir
  15. Sou uma completa leiga quando se trata de assuntos assim, nunca sei quem está sendo indicado pro nobel ou não. E confesso, estou com certeza vergonha por nunca ter lido nada dessa mulher, tenho que correr e ler logo.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/
    Participe dos SORTEIOS de Natal que estão rolando lá no blog!

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.