Meio Rei
é um dos lançamentos de Junho da Editora Arqueiro, e o começo da trilogia Mar
Despedaçado, de Joe Abercrombie. Foi meu primeiro contato com a obra deste
autor, e confesso, não poderia ter iniciado de maneira melhor.
O
livro conta a história de Yarvi, o segundo filho do rei de Gettland. Em um
cenário com um “Q” viking, onde guerras são disputadas e reinos precisam se
manter em evidência, ser dotado de força bruta e destreza para manejar a espada
no campo de batalha não é apenas esperado, são características necessárias nos
homens que vivem ali. E embora seja príncipe e, como tal, devesse se encaixar
nesse padrão, Yarvi acaba por ser uma exceção à regra.
Uma mão esquerda deformada, desde o nascimento, transformou o jovem príncipe em um filho rejeitado pelo pai, subjugado pela mãe, desacreditado pelas pessoas. Mas Yarvi mostra que, ainda que lhe falte força bruta, há sabedoria e esperteza de sobra em sua personalidade. Por conta disso decide estudar para se tornar ministro, uma espécie de conselheiro do rei, um especialista em culturas, idiomas, um conhecedor sobre as propriedades de cada planta, um sábio sobre todas as coisas. Ele estava satisfeito com o curso da sua vida, mas algo terrível acontece e ele se vê diante de possibilidades até então impensadas. Yarvi precisa tornar-se rei. E, então, se vingar.
O
autor nos apresenta um protagonista infantil, tolhido pelos anos em que foi
desrespeitado e menosprezado. O autor coloca, nas mãos de um menino, todo o
futuro de um reino, de uma trama. E o que acontece quando não é só a malha e o
escudo que pesam, mas também toda a responsabilidade que chegou de maneira brusca? O que acontece
quando o juramento de vingança acaba por se tornar o único caminho a ser
seguido? O que acontece quando, diante de tudo o que já estava ruim, o destino
se encarrega de deixar ainda pior?
Acontece
tudo. Tudo o que nós imaginamos e mais aquilo que nem sequer passa pela cabeça
do leitor. A gente vê um protagonista com atuação duvidável crescer diante dos
nossos olhos. Criar laços com as pessoas mais improváveis, ser traído por quem
a gente (e ele) menos espera. A gente vê um meio rei e meio homem se
transformar em um ser humano completo, que é consciente das suas habilidades,
das suas potencialidades e defeitos, e usa tudo isso a seu favor. A gente se envolve
com personagens secundários misteriosos, fortes, sonhadores, leais e
guerreiros. A gente se envolve com a história toda.
A
gente vê e sente tudo isso. E ainda mais, pois a trama nos transporta para
mares revoltos, cenários insípidos e gelados, de guerras internas e externas. O
leitor torce, sofre, se orgulha, sente raiva. O leitor não consegue largar as
páginas depois que se vê conquistado pela narrativa. E quando termina, a gente
quer mais. Impossível não querer.
Com
relação à diagramação, achei que está respeitando o padrão da editora, ou seja,
tem muita qualidade. Capa bonita, mapa da região para o leitor que gosta de
dissecar a geografia da história, papel e tamanho da fonte confortáveis à leitura. Além disso, a editora disponibiliza no final do livro uma provinha do primeiro
capítulo do próximo livro da série. No fim das contas, posso dizer o seguinte:
que venham os próximos!
Quotes:
“Como
abominava as espadas e os escudos, detestava os campos de treinos e desprezava
os guerreiros que faziam dali o seu lar! Acima de tudo, como odiava sua própria
mão, que não passava de uma piada ruim, uma lembrança de que ele jamais poderia
ser um deles.”
“Posso
até ser meio homem [...] mas sou capaz de fazer um juramento por inteiro.”
“Era
estranha a rapidez com que um rei podia se tornar um animal. Ou como meio rei podia
virar meio animal. Talvez até os que nós alçamos aos postos mais altos jamais
se elevem muito acima da lama.”
“Às
vezes ‘talvez’ é a melhor coisa que a gente pode ter.”
“-
Seu irmão podia até ter mais dedos, mas os deuses guardaram toda a inteligência
para você.”
Outras
fotos:
Título: Meio Rei
– Mar Despedaçado 1 (exemplar cedido pela editora)
Autor: Joe Abercrombie
Editora: Arqueiro
Páginas: 288
Ano: 2016
Ano: 2016
Desde que vi o título do livro fiquei com vontade de ler. Apesar de ser uma serie e eu estar fugindo de series no momento minha vontade só aumentou, o livro não tem o toque de fantasia que pensei que tivesse mas mesmo assim parece ser muito bom.
ResponderExcluirQuando vi seu lançamento a sinopse havia me chamado a atenção, gosto de histórias com reinos, superação e vingança, e também desconheço a escrita do autor, o livro parece ter muitas reviravoltas e deixar o leitor em um ritmo frenético, a diagramação da Arqueiro segue um padrão que eu acho lindo
ResponderExcluirOlá Krisna!!
ResponderExcluirAaaaai que livro MA-RA-VI-LHO-SO!!!!!!
Pela capa já tinha me interessado, agora com essa resenha...Gostei mto da escrita fácil e bem elaborada...Já qro pra ontem ler!
As fotos estão excelentes tbm, eu amei!!!
Parabéns!
Bjs!
Eu não conhecia este livro, por ele ser um lançamento, claro, nem o autor, mas lendo sua resenha super positiva sobre a história, sem dúvidas pretendo ler, adicionei em minha lista de leituras.
ResponderExcluirOlá, tudo bem? Que capa bacana! Adorei a resenha e fiquei com vontade de ler o livro. Arrasou nas fotos!
ResponderExcluirBeijos,
Duas Livreiras
Gosto muito quando um personagem cresce apesar das dificuldades (ou por causa delas) e vai mudando, vai se tornando mais forte e melhor. Assim é bem mais interessante acompanhar a história. E esse livro parece ter muitos dilemas, muitos problemas, então chato não deve ser. Gostaria de ver como é. E que venham mais livros logo porque a série pode ser muito boa de ler se for como esse primeiro livro.
ResponderExcluirOi Krisna, tudo bem contigo ???
ResponderExcluirPrimeiramente, que lindo esse (ou será essa ???) gato na foto que você tirou do livro !!! Nunca tive gatos pois tenho uma alergia tremenda, mas confesso que os acho lindinhos demais !!! ^^
Já vi algumas pessoas comentando sobre o lançamento desse livro, mas confesso que assim que ele foi lançado eu não dei muita bola não. Por motivos de julgar pela capa, achei que a história seria um pouco fraca, que não me agradaria muito, com sua resenha vi que estava enganada !!!
A história parece ótima, muito boa mesmo, daquelas que com certeza me surpreenderia. Acho que preciso dar uma chance para o livro ein ???
Beijinhos
Hear the Bells
Oi, tudo bem? Desejo que sim! Ótima sua resenha e lindas suas fotos, principalmente com esse gato fofo! Adoro gatos, tenho uma gatinha que amo muito. Quanto ao livro, já havia lido comentários sobre o mesmo, mas nunca me chamou muito a atenção. Agora lendo sua resenha, já fiquei mais interessada e curiosa sobre essa série. Deve ser uma leitura muito divertida, com uma narrativa muito cativante. Ótima dica, obrigada. Beijos.
ResponderExcluirSe eu já queria esse livro, depois da sua resenha então nem se fala *-* Eu adorei a premissa desse livro, ainda mais por envolver uma criança que, devido as circunstâncias, precisa amadurecer bem cedo.
ResponderExcluirE parece ser uma leitura bem envolvente e com algumas cenas de ação, que eu simplesmente amo. Eu já estou curiosa e espero poder ler em breve.
Ah, a foto com o gatinho ficou linda *-* Beijo!
A premissa do livro chamou muito minha atenção, estou bem curiosa para ver como será o desenvolvimento do protagonista no desenrolar da trama. Acredito que irei ter várias surpresas com o enredo e com os outros personagens. A escrita do autor parece ser envolvente, espero realmente gostar.
ResponderExcluirOlá, Krisna.
ResponderExcluirEu fiquei na duvida na hora de solicitar esse livro, mas agora lendo a sua resenha eu preciso ler ele. No mês que vem já sei o que solicitar hehe. Meus parabéns, o jeito que você escreveu a resenha não tem como não querer conhecer o protagonista e ver sua evolução.
Blog Prefácio
Lendo a sua resenha não pude deixar de comparar esse livro a Prince of Thorns de Mark Lawrence. A premissa é bem parecida, um rei muito jovem, intrigas e traições, fiquei bem interessada nele :)
ResponderExcluirA capa do livro não tinha chamado minha atenção, já o titulo do livro achei interessante e agora que você explicou o que seria o Meio Rei fiquei com vontade de ler o livro. Amo quando o autor da ao personagens oportunidade de crescimento durante a historia. Lindas suas fotos.
ResponderExcluirEu tava de olho nesse livro desde o lançamento, pq adoro o genero!! hehe Mas sei lá, últimamente peguei a mania de ler resenhas antes de decidir se quero ou não um livro e essa é a primeira que eu leio. Devo dizer que eu realmente estou bem interessada e que estou feliz em saber que o autor soube trabalhar bastante bem o amadurecimento do personagem. Espero ansiosa poder ler <3
ResponderExcluirOlá Krisna,
ResponderExcluirNão tenho o costume de ler livros desse gênero, mas quando vi o lançamento desse livro já fiquei intrigada com a sinopse. Agora, depois de ler essa resenha, já posso colocar esse livro na lista de desejados, pois estou ansiosa para conferir a jornada de amadurecimento de Yarvi. Amo livros onde podemos acompanhar ao longo da história o amadurecimento do protagonista, e esse personagem já me conquistou. Pelo jeito, além do Yarvi, os outros personagens também foram bem construídos, fiquei ainda mais empolgada para ler esse livro logo.
Adorei as fotos, que gato mais lindo!
Beijos
Eu já tinha lido outras resenhas sobre esse livro e vou confessar uma coisa aqui pra você: a sua é a mais clara delas. Eu sempre ficava muito confusa sobre o enredo e sobre o que ele se tratava, embora eu ficasse mais curiosa pelo título: por que meio? Acredito que deva ser por causa da mão dele e tudo mais, e agora tudo faz sentido. Adorei a resenha.
ResponderExcluirUm abraço!
http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/
Oii, Adorei a resenha essa capa está linda e já me deu vontade de ler quando vi a capa a história parece ser ótima já entrou para minha wish list e como sempre as fotos estão perfeitas *__*
ResponderExcluirQuero muito ler esse livro!! A capa é linda e a premissa mega maravilhosa!! E que fotos perfeitas!!
ResponderExcluirBeijos