O amor nos tempos do ouro foi o primeiro livro de Marina Carvalho que li, assim como foi também o primeiro no estilo Romance Histórico, pelo que consigo recordar agora. Posso dizer que foi uma dupla surpresa. Ao iniciarmos o romance percebemos que a história de amor que se desenvolve entre os protagonistas, Cécile e Fernão, é apenas o plano de fundo para algo maior, mais profundo.

Narrado em terceira pessoa, a obra inicia seus capítulos quase sempre com um trecho poético, sabiamente relacionado ao que será dito ao leitor nas páginas seguintes. Nomes como Carlos Drummond de Andrade e Florbela Espanca (uma das poetisas que mais admiro), fazem parte da seleção escolhida pela autora. Além disso, Diversos capítulos são dedicados à escrita da protagonista em seu diário, uma ferramenta que utiliza para se comunicar com os falecidos pais, além de registrar tudo aquilo que inquieta seu coração.

O livro conta a história da franco-portuguesa Cécile, uma jovem mulher criada com liberdade e amor, de personalidade forte e encantadora, mas que viu seu mundo ruir quando se tornou órfã. Tendo como único parente vivo um tio interesseiro, ela acaba sendo ‘negociada’, e está prestes a tornar-se esposa de um homem cruel e vil, que se diz temente a Deus e à Igreja, mas que escraviza negros e índios. O Sr. Elzébio maltrata todos aqueles que julga inferiores, tudo isso justificado pelo bem maior: aumentar sua riqueza e poder.

Para chegar às terras do futuro marido, localizadas em Minas Gerais, Cécile precisa fazer uma longa viagem. É aí que entra Fernão, um explorador, um bruto, um homem que já se envolveu em todos os tipos de negociatas ou atividades escusas. Ele é o responsável por entregar Cécile ao noivo. É dele a responsabilidade de tornar a viagem segura, possível.
O percurso se mostra uma das partes mais interessantes do livro. Percebemos que é a partir desse momento que o romance começa a desenrolar. Entre troca de farpas, sorrisos e gentilezas, Fernão se mostra um homem muito mais humano e interessante do que aparentava. Entre demonstração de força, rebeldia, delicadeza e muita curiosidade, Cécile prova que é muito mais do que uma francesinha pequena e frágil. Mas, como disse, o romance é apenas o plano de fundo para algo mais. E é nesse momento que imergimos nos detalhes cruéis e encantadores que compõe a história do Brasil, na época em que a busca pelo ouro começou.

Deparamo-nos com curiosidades sobre a nossa fauna e flora. Emocionamo-nos e nos enojamos com detalhes sobre a situação dos escravos, sua chegada ao Brasil e o uso de suas vidas pelos senhores da época. Ficamos sabendo mais sobre a Colonização de Portugal, sobre as tribos indígenas que habitavam o país, suas características, localização e tudo mais. Temos uma aula de história, que nada se assemelha ao que vemos em salas de aula, sonolentos e esperando o tempo passar o mais rápido possível. Neste livro apreendemos de maneira linda, rica e angustiante, fatos sobre a colonização do Brasil, a corrida pelo ouro, a escravatura.

Embora seja uma obra de ficção, ao utilizar fatos e acontecimentos reais para ilustrar a história, Marina Carvalho permite ao leitor não só conhecer mais sobre o próprio país, mas também compreender a importância de cada acontecimento, de cada pessoa, de cada algo a mais que aconteceu. Utilizando linguagem da época, rebuscada em muitos momentos e simplista em outros, falando sobre verdades cruéis e doídas, mas também sobre toda a força e a esperança presente naquela época, a autora permite ao leitor uma experiência muito mais completa. Muito mais bela. Muito mais angustiante.

O amor nos tempos do ouro é o tipo de livro que a gente não consegue ler em pouco tempo. Eu, pelo menos, não consegui. Senti dificuldade em diversos momentos, seja pela linguagem, seja pelo conteúdo. Não devorei o livro, pelo contrário. Fui apreciando em doses homeopáticas. Fui lendo de acordo com o que a cabeça e o coração permitiam. Mas, cada leitor é de um jeito. Sente e percebe de maneira distinta. Por isso eu recomendo o livro, e por isso também gostaria de saber o que cada leitor achou da história. Como ela foi recebida, como foi apreciada, de que maneira ficou guardada no coração. É um livro que vale a pena ser lido, seja pelo conteúdo histórico ou pela belíssima história de amor que complementa a trama.
A edição está linda. A capa é por si só um espetáculo, em minha opinião. Não encontrei erros de nenhum tipo, embora seja apenas uma leitora e não editora, às vezes a gente encontra um ou outro, o que não é o caso desta obra.  A fonte utilizada é confortável à leitura, e o início de cada capítulo é um presente. Seja pelos trechos poéticos, como já comentei, seja pelo arabesco lindamente posicionado, quando se trata da escrita no diário. Através desses pequenos detalhes, o leitor percebe que tudo foi pensado com muito cuidado e carinho.

Como tudo o que é bom a gente gosta de compartilhar, e como já tínhamos comentado nesse post, sobre o lançamento do livro, o Blog irá sortear um exemplar com dedicatória da autora, mais marcador autografado...

Quotes:
“E se felicidade for pecado, imploro a Deus perdão pelos risos espontâneos, pelos abraços carinhosos que trocávamos sem motivo, pelas brincadeiras espalhafatosas debaixo de chuva, pelos gritos de alegria, por razão alguma.”

“Talvez ela não fosse tão frágil e interesseira como havia imaginado. Ainda assim, não cabia a Fernão construir conjecturas a respeito de Cécile. Ela era apenas seu último trabalho. Nada mais.”

“Então ele a beijou profunda e desesperadamente. E ela retribuiu, certa de que, finalmente, havia reencontrado o caminho de casa.”

Outras fotos:



Título: O Amor nos tempos do ouro
Autor:  Marina Carvalho
Editora: Globo Alt
Páginas: 328
Ano: 2016


*********************

Gostou do livro? Então participe da promoção e concorra a um exemplar autografado como leitor do Blog.


Regras:
- Não é necessário residir no Brasil, mas precisa ter um endereço no país para receber a correspondência, do contrário, não será enviado o livro para o exterior;
- Seguir o Blog e curtir o Facebook;
- O resultado do sorteio sairá nesta postagem até o dia 31 de agosto;
- O vencedor terá até 48h para enviar um e-mail com seus dados para natthy_8@hotmail.com;
- Não nos responsabilizamos por extravio dos Correios. Será enviado ao vencedor um código de rastreio para consultá-lo quando quiser. Portanto, caso o livro retorne o segundo envio será custeado pelo vencedor.

As demais regras são adicionais, então, quanto mais entradas você preencher, maior pontuação você terá e mais chances terá de levar os livros para casa.

a Rafflecopter giveaway

Use esta postagem para tirar dúvidas a respeito da promoção.

25 comentários:

  1. Amei a resenha! Já quero ��

    ResponderExcluir
  2. Amei a resenha, muito bem contada!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, fico feliz que tenha gostado.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Já tinha ouvido falar do livro mas nunca tinha lido nada a respeito. Achei a história meio clichê e com muita cara de novela das 18h mas gostei mesmo assim, nunca li um romance de época então isso foi um ponto positivo. Acho que seria um livro que eu demoraria para ler pela linguagem mas acho bom sair da zona de conforto dos livros de vez em quando.
    E eu amei o layout novo do blog, ficou bem bonito :)

    ResponderExcluir
  5. Olá Krisna, adoro romances, sobretudo romances histórico, mas me sinto órfã de escritores brasileiros nesse gênero ou de romances que se passem no Brasil. Amei sua resenha, e adorei conhecer um pouco sobre o amor nos tempo do Ouro, já entrou pra minha lista de desejados, vou adquirir em breve e depois venho aqui conversar sobre ele contigo. Bj!

    https://sobrelivroseliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Para td! Que livro MA-RA-VI-LHO-SO!
    Aaaain eu já fiquei super apaixonada por Cécile e Fernão! Leio mtos romances de época, mas históricos acho que nunca li, super lindo! Eu qroooo!!!
    A capa eh maravilhosa, achei de uma riqueza só!
    Parabéns pela resenha!!
    Bjs!

    Participando!

    ResponderExcluir
  7. Oi.
    Ótima resenha. Tenho muita vontade de ler esse livro, pois a premissa me encantou. Além da capa estar muito bonita. E lendo suas palavras, mais ansiosa fiquei! Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Krisna! Adorei a resenha, vc destacou pontos legais que fizeram eu me interessar mais ainda pelo livro! A capa está linda, né? Tenho muita vontade de conhecer a escrita da Marina.

    Bjs,
    Jess, do blog A Rosa do Príncipe
    www.arosadoprincipe.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá Krisna,
    Ainda não tive a oportunidade de ler Marina Carvalho, ganhei o segundo livro da série Simplesmente Ana e estou com ele aqui na minha estante, só que preciso ler o primeiro antes, mas confesso que não estou empolgada para ler já.
    Como sou apaixonada por romances de época, meu gênero literário favorito ♥, quando vi o lançamento desse livro (amei a capa e votei nela) já coloquei na lista de desejados. Estou ansiosa para ler, principalmente por ser a nossa história, um romance de época vivenciado no Brasil, amei! Pelo jeito a leitura será uma bela de uma aula de história, juntando nisso uma apaixonante história de amor...experiência mais do que completa. Acho que vou escolher esse livro para conhecer a escrita da autora ;)
    Pirei com esse sorteio, um exemplar com dedicatória da autora + marcador autografado? Eu necessito!
    Participando com os dedos cruzados

    ResponderExcluir
  10. Olá, Krisna.
    Eu amo os livros da autora. Já li três e gostei de todos. Essa capa está maravilhosa mesmo. Gostei de saber sobre os fatos históricos existentes na história. Só não vou participar do sorteio porque já ganhei ele em um outro sorteio, só estou esperando chegar hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  11. Esse livro parece ter ficado muito bom e adorei os que li dela, então esse já chamou atenção. Ainda mais por apresentar essa parte da história. É uma maneira mais interessante de saber e aprender e uma boa maneira de ver o que mudou nos tempos de hoje, as ações e consequências do passado e etc. Ou ao menos imaginar. Se iria ler devagar não sei, mas aí é com cada leitor e isso pode até ser bom, não? Faz ficar mais tempo com a história na cabeça, pensar mais.

    ResponderExcluir
  12. Achei super valido citar q a autora usa linguagem rebuscada e de época, pq uma coisa que muito me irrita é um livro de época com maneirismos e falas atuais. Sim, pois é. É um livro que eu comecei não dando nada, mas conforme fui lendo a resenha eu fui sendo cativada.

    ResponderExcluir
  13. Oi Krisna, ainda não li nada da Marina Carvalho, mas eu adorei a premissa desse livro, e ele já está na minha lista. Adorei o fato dela ter ambientado a história aqui, principalmente na época da escravidão, já que é um período que não deve ser esquecido.
    E pelo visto, o trabalho de pesquisa dela deve ter sido intenso e com certeza deve ter enriquecido muito o enredo, já que ela aborda e coloca vários elementos dessa época. Enfim, espero poder ler em breve. Beijo!

    ResponderExcluir
  14. Adoro romances históricos e sempre que tenho oportunidade de ler algum nacional fico entusiasmada. Adorei saber que a poesia de autores que adoro se encontra presente no livro. A escrita em forma de diário de alguns capítulos deve torna a leitura mais intimista. Os romances históricos me fascinam exatamente pelos fatos reais que são usados para ilustrar a historia. Adorei a capa do livro e suas fotos.
    Participando
    Seguidor GFC: Luciane Eleoteria
    Nome Rafflecopter: Luciane Rodrigues
    luciane.eleoteria@gmail.com

    ResponderExcluir
  15. Por enquanto não li nada do gênero, e por isso quando soube que a Marina iria publicar um romance de época nacional fiquei super entusiasmada pela leitura do livro, principalmente porque seria uma boa oportunidade para conhecer mais sobre como viviam as pessoas naquela época por aqui. Pela sua resenha da para notar que pelo fato da escrita ser um pouco densa de certa forma isso torna a leitura mais devagar, mas pelo jeito isso não influenciou na trama, que continuou cativante e envolvente, espero ler esse livro logo.
    Participando.
    lannawesley@gmail.com

    ResponderExcluir
  16. Krisna, que linda sua resenha. Quanta sensibilidade para falar de livro!
    Estou tão curiosa para ler esse livro e agora mais ainda. Amo o gênero e adorei saber que você aprovou. Também gostei de saber que todo o contexto histórico foi trabalhado tão bem.
    Esses livros geralmente são mais lentos para se ler, mas dependendo do envolvimento da história, varia de leitor para leitor mesmo.
    Amei a resenha e mal posso esperar para ler.

    ResponderExcluir
  17. Uau! Amei a resenha! Parabéns!
    Fiquei com ainda mais vontade de ler esse livro.
    Nunca li nada da Marina, mas tenho muita vontade, pois só leio elogios sobre os livros dela.

    ResponderExcluir
  18. Eu tenho uma enorme vontade de conhecer a escrita de Marina Carvalho. Sei que ela é uma autora muito talentosa por suas histórias sempre completas, intrigantes e cativantes.
    Quando vi este lançamento, fui instantaneamente apaixonada por sua capa, e logo que eu soube que se tratava de uma romance de época, adicionei imediatamente em meus desejados.
    Torço para que em breve eu possa conhecer esta belíssima história.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  19. Estou doida pra ler esse livro, curto muito ler nacional e a escrita da Marina Carvalho, amo Romance Histórico parece ser bem emocionante e cada resenha que leio dele me deixa ainda mais ansiosa em conferi essa história.

    ResponderExcluir
  20. O amor nos tempos do ouro mostra ser uma história envolvente até a última página. Não conheço o trabalho da autora, mas essa obra de Marina eu tenho uma enorme vontade de conhecer, principalmente por ser um romance de época, gênero que simplesmente amo!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  21. Estou doida pra ler esse livro, a sinopse esta perfeita e a resenha fez eu ficar com mais vontade ainda

    ResponderExcluir
  22. Esse livro parece ser uma coisa linda, principalmente pelos traços poéticos que você citou. Gostei muito de conhecer a história e fiquei bem interessada. Imagino que se eu pegar para lê-lo, eu vá demorar demais pra terminar, já que você disse que não é uma leitura rápida, ainda mais que eu já demoro naturalmente por causa do meu tempo que é bem curto. Uma resenha tão boa quanto as outras que li, infelizmente cheguei tarde demais para o prêmio hahaha.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oi Krisna, tudo bem?
    Eu adoro romances de época, mas nunca li nenhum romance histórico. Adorei a sua resenha, este livro parece ser realmente muito bom. O livro se passar no Brasil, é um fato positivo pois a maioria dos romances de época se passam em Londres. Gostei bastante também de falar sobre os escravos e os índios.
    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Quero muito ler esse livro!
    Eu amo romances históricos!
    Eu me lembro que quando lançou eu fiquei doida!
    Quero ler tipo agora!

    ResponderExcluir
  25. Adorei a resenha o livro parece ser bem legal!!
    Bjoss

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.