Quem mexeu no meu queijo? é um pequeno livro, mas inspira muitas lições. Trata-se de uma história motivacional contada pelo americano Spencer Johnson em suas palestras, e que foi transformada nesta obra de sucesso mundial e que perdura no tempo.
 
Conta a história de dois homenzinhos e de dois ratos que vivem num labirinto à procura de queijo, retratando suas reações quando o procurado bem acaba. É uma parábola que nos faz raciocinar sobre como nos comportamos diante das mudanças que ocorrem em nossas vidas, da forma como tratamos aquilo que valorizamos e lutamos para obter na vida.

A fim de demonstrar a aplicabilidade das lições apresentadas pela história, o autor a insere como sendo contada em meio a uma reunião de amigos. E nos faz perceber a importância de estarmos abertos a mudar, seja no âmbito profissional, seja no pessoal. Ajuda-nos a pensar acerca de questões do tipo: como você reage a uma mudança? Você presta atenção quando a hora de mudar está chegando? Para ter o que você deseja não seria necessária uma mudança em seu comportamento?




Como referido inicialmente, o livro é pequeno literalmente, com folhas menores que o convencional, possuindo pequena espessura. As letras são grandes com acentuados espaçamentos e possui imagens - representativas de escritas dos personagens nas paredes do labirinto –, o que contribui para uma leitura fluida e rápida.

Enfim, por seu caráter inspirador, é uma obra que vale a pena ser lida, mormente se você se encontra em um momento de vida em que uma mudança aconteceu ou que pensa acerca da necessidade de mudar. É tanto que já foi incorporada por diversas empresas no treinamento de pessoal.

Quotes
“Encontrar Queijo era seu modo de obter o que achavam que os tornaria felizes. Tinham suas próprias ideias do que o Queijo significava para eles, dependendo do seu sabor.
Para alguns, encontrar queijo era ter coisas materiais. Para outros era ter boa saúde, ou uma sensação de bem-estar espiritual” (p. 33)

“Ele sabia que às vezes algum medo pode ser bom. Quando você teme que as coisas estejam piorando, se não toma uma atitude, isso pode instigá-lo a agir. Mas não é bom quando você fica tão assustado a ponto do impedi-lo de fazer qualquer coisa” (p. 49)

“Agora percebia que era natural que a mudança ocorresse continuamente, sendo ou não esperada. Ela só poderia surpreendê-lo se não a esperasse e procurasse” (p. 66)

“Talvez mais importante do que tudo, ele percebeu que sempre há um Novo Queijo em algum lugar, mesmo que você não saiba disso na ocasião. E que esse queijo é a recompensa quando se vence o medo e se passa a gostar da aventura” (p. 75)

“(...) talvez o ‘Velho Queijo’ seja apenas o antigo comportamento. Na verdade, temos de abrir mão do comportamento que causa o relacionamento ruim. E então procurar ter um modo melhor de pensar e agir” (p. 94)

Outras fotos:





Título: Quem mexeu no meu queijo?
Autor: Spencer Johnson
Editora: Record
Páginas: 107
Ano: 2010

17 comentários:

  1. Oi, Alisson!
    Minha irmã me disse que esse é um ótimo livro, mas não quis me contar do que se trata! Só disse que eu deveria ler haha
    Gostei muito da resenha e tenho certeza de que vou gostar muito dele, pois esse é um tipo de leitura que me atrai muito.
    Ah, lembrei que há alguns anos eu sempre via ele na lista de mais vendidos e ficava intrigada com esse título haha lerei em breve :)

    Abraço,
    Kemmy - Duas Leitoras

    ResponderExcluir
  2. Quando eu era mais nova li a versão desse livro para jovens, lembro que li bem rápido e gostei bastante. Nunca li essa versão mas acho que deve valer a pena a leitura.

    ResponderExcluir
  3. Olá Alisson!
    Ameeeei esse livro!! Meu marido sempre fla q foi o único livro q ele leu e q amou mto...
    Agora dpois de ler sua resenha não tenho mais dúvidas q eh um livro mto cativante!
    Qro ler!!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Adorei sua resenha! Já ouvi falar tanto nesse livro mas nunca pensei em ler. Talvez essa seja a hora.. rs
    Abraços Alisson!

    www.lendo1bomlivro.com.br
    Instagram :) @lendo1bomlivro

    ResponderExcluir
  5. Oi, Alisson! Eu li esse livro há muuuitos anos, mas confesso que não curto muito o gênero.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  6. Já tinha visto gente falando dele, mas não sei se é meu tipo de livro. Parece que a história é interessante pra fazer refletir sobre mudanças, é um enredo fácil e que faz pensar. Mas não sou muito de ler coisas assim...

    ResponderExcluir
  7. Eu amei esse livro!
    Beijos, Aline
    http://versoaleatorio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi.
    Já ouvi falar desse livo,mas ainda não tive oportunidade de ler. Achei a premissa bem interessante e reflexiva. Talvez venha a ler. Gostei muito da resenha e das fotos, ficaram super bacanas. Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Olá, Alisson.
    Já ouvi muito falar desse livro, mas ele não em interessa como leitura. Eu prefiro ler ficção. Mas até que seria útil, já que sou avessa a mudanças, tenho pavor até hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  10. Nossa, em 2008 ou 2009 eu tive um professor que recomendava muito esse livro, até a passou um "video-resumo" em uma aula hahaah Nunca tive muito saco pra ler, não faz muito meu tipo de leitura não

    ResponderExcluir
  11. Oi Alisson, eu ainda não conhecia esse livro, mas adorei a indicação *-* Adoro livros assim, inspiradores, que nos fazem enxergar a mudança como algo bom. Já o acrescentei na minha infinita lista de leituras kk Beijo!

    ResponderExcluir
  12. Sempre leio maravilhas sobre o livro, mas por se tratar de um tipo de leitura que não curto muito não me animei muito. Gostei dos quotes que separou e da capa desta edição.

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Minha mãe adora esses pequenos livros com histórias motivacionais, tá ai uma ótima dica de presente para ela. Quanto a mim, não tenho o costume de ler livros nesse estilo, mas poderia dar uma chance a essa parábola, que pelo jeito inspira muitas lições e nos faz refletir sobre vários aspectos da vida. Adorei os quotes!
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Eu nunca li livros desse tipo, parábolas no caso. No entanto, acho que eu iria me agradar uma vez que traz algumas reflexões sobre as escolhas que fazemos ao longo do nosso caminho. Percebe-se que as imagens transformam o livro em algo mais divertido, e como é bem curtinho, a leitura deve ser bem fluída. Vou dar uma chance em breve.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Já tinha ouvido falar sobre esse livro mas não tinha tido interesse em saber mais, o livro é realmente bem pequeno, vou tentar lê-lo
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  16. Nossa adorei a premissa do livro!! E as fotos que lindas!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  17. Que gracinha esta edição!!!
    Quando li este livro, tinha tudo isso não.rs Amo ilustrações e pelo que li e vi acima, o casamento foi perfeito!
    Diria que este sim é um livro que deveria ser colocado embaixo do travesseiro todas as noites, para que antes de dormir, a gente fosse lá e lesse um cadim!rs
    Lerei novamente com certeza.
    Beijo

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.