Silvio Santos vem ai, olê olê olá…
Você aí me responda: qual livro você está lendo atualmente? Nenhum?! Como assim?! Como você consegue viver?!

Ahhh…ainda não achei um livro que me envolvesse o suficiente… Okay! Seus problemas acabaram, pois hoje trago a indicação do livro do século!

O livro que vai mudar a sua vida, que vai fazer você enxergar o seu dia a dia de um jeito diferente! E, consequentemente, vai fazer as suas demais leituras parecerem sem graça. Prepare-se, pois provavelmente será acompanhada por uma baita ressaca literária (a minha durou duas semanas e meia).

Seu nome, senhoras e senhores, é Os Miseráveis do ilustríssimo francês Victor Hugo (não é o das bolsas). Esse é simplesmente o melhor livro que eu li na minha vida, mostra exatamente as menores injustiças sociais, que acabam virando grandes problemas e direcionando a vida de algumas pessoas para um caminho, muitas vezes, sem volta #tenebroso.


Como o título já diz, se trata sobre pessoas miseráveis, personagens que são a escória da terra, pessoas sofridas, necessitadas, injustiçadas. O livro não tem um personagem principal, mas temos bastante foco no Jean Valjean, um miserável que foi preso e condenado a trabalhos forçados nas galés, por ter roubado um pão, que na verdade nem era para ele. 

Jean Valjean até então não era mau, era apenas pobre, mas ao ser julgado e condenado, ele vira um homem sem escrúpulos, pois é frequentemente mal tratado e as condições de trabalho nas galés são terrivelmente ruins. Para variar, Jean Valjean é daqueles que tenta fugir o tempo todo, e é sempre pego novamente, com isso, sua sentença sempre aumenta. Certa vez deu certo, ele fugiu. Mas quem disse que existe vida fora das galés para um ex-condenado? Ninguém quer saber de você, nem mesmo se você pagar poderá dormir em um estabelecimento. 

A coisa não estava fácil para o nosso amigo, mas certa noite lhe cai do céu a ajuda de um senhor chamado Monsenhor Bienvenu, um bispo realmente muito bondoso que resolve acolher Jean Valjean por uma noite para que este se alimente e tenha onde dormir. Nosso miserável tenta roubar o bondoso bispo, e, ao ser pego pela polícia, o bispo nega o fato, dizendo que havia dado os objetos a Jean Valjean. Oi? Sim, o bispo acobertou o crime! Mais tarde deixou claro, que fez isso como um ato de fé, para que o ladrão percebesse que ainda existia bondade no mundo. Clic! 

A partir deste momento, o caráter de Jean Valjean muda, e é ai que a história começa e uma trama gigantesca envolvendo várias pessoas distintas, nasce. Victor Hugo defende que a falta de educação e a ignorância, são as grandes doenças da nossa sociedade, e nos mostra isso claramente nessa história magnífica.

Este é um livro gigante, com muitos detalhes, são mais de 1.500 páginas com um conteúdo moral muito forte. Existem aproximadamente 40 páginas falando só sobre o esgoto de Paris. Sim! O autor conta que a cidade naquela época já gastava milhões pra desviar o esgoto para longe e comprava fertilizantes caríssimos para as plantações, enquanto os chineses usavam o próprio esgoto para adubar suas plantações. 

Claro, que existe a questão das doenças, mas nada que um devido tratamento não resolva, certo? Sim, tem assunto pra 40 paginas sobre esgoto, o conhecimento de Victor Hugo sobre o comportamento do sistema e da sociedade era muito grande. Temos também várias páginas dedicadas ao nosso objeto de mudança, o Monsenhor Bienvenu falando sobre como era a vida desse bispo.


Não posso criticar esse livro, não me atrevo, não tenho argumentos necessários para criticá-lo e nem quero fazê-lo! O livro me encantou por inteiro! Surpreendente, fantástico, espetacular, incrível… todos os adjetivos bons que vocês puderem reunir vão servir para esse livro.

Leitura obrigatória! Não tem conversa nem desculpa.
Abraços


Título: Os miseráveis
Autor: Victor Hugo
Editora: Martin Claret
Páginas: 1.509
Ano: 2014

29 comentários:

  1. Oi! Eu amo esse livro <3 Eu tive que ler para aula de literatura mas nunca me surpreendi tanto ao ler esse livro. Simplesmente fenomenal! Eu não li a versão original porque é muito grande, mas eu fiquei maravilhada com as questões que o Victor Hugo aborda no livro, até porque tudo naquela época era muito injusto e infelizmente vivemos em uma sociedade que nos julga sem saber antes nossa história.
    Um grande abraço!
    Leitora Encantada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Miriã,
      realmente vivemos em uma sociedade pré-conceituosa. Precisamos constantemente provar que somos e o que fizemos.
      Por culpa de alguns, todos precisam sofrer as consequencias.
      Abraço

      Excluir
  2. Gente, eu lembro que li uma versão bem resumida sucinta desse livro, mas gostei muito.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do sorteio Halloween Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luiza,
      se for ler a versão original, compartilhe conosco o que achou.
      Abraços

      Excluir
  3. Olá!
    Caaara, esse livro está nos meus desejados há um tempão, essa edição é tão perfeita! *-*
    E acabei vendo uma video resenha que me deixou apaixonada pelo conteúdo do livro (já amo o filme né), essa coisa da moral forte e tals, os quotes -AH. Realmente preciso ler!
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carol,

      então não deixe mais pra amanhã! Leia logo e nos conte o que achou *.*
      Beijos

      Excluir
  4. Eu tentei uma vez ver o filme baseado nesse livro mas achei muito chato e se assisti 15min foi muito. O livro parece ser muito bom mas não sei teria paciência para 40 páginas sobre esgoto hahahah quem sabe no futuro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maíra,

      ainda não assisti ao filme, mas pretendo assistir :) realmente o tamanho assusta, mas o conteúdo compensa.
      Abraços

      Excluir
  5. Silvana! Eu tô doenteeee por esse livro, desde q conheci tô namorando ele, esse enredo, essa capa, qro tantoooo!
    Parabéns pela resenha!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline,
      leiaaa logoooo \o/
      Sério, é muito bom.
      Sempre bom te ver por aqui.
      Beijos

      Excluir
  6. Oi, Silvana!
    Que resenha maravilhosa, hem? Quero muito ler esse livro, já faz um tempo que está na minha lista, mas ainda não comprei a obra. Tenho muita curiosidade! E lendo sua resenha e tantos adjetivos positivos, fiquei mais ansiosa! Obrigada.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Márcia,
      dica: comprei a minha em uma promoção da submarino. Gastei R$ 42,00 com frete *.* preço super justo pela obra num todo.
      Beijos

      Excluir
  7. Só cheguei a conhecer mais ou menos essa história por meio de filmes. E se só com filmes já conseguiu me dar emoção imagino como seria ler o livro. É um que gostaria muito de conseguir ler um dia. Mas é enooooorme! Ainda não tive muita coragem pra pegar, até porque ultimamente estou lendo livro de 200 páginas por 3 semanas, de tão lenta e enrolada que estou. Mas alguma hora vai. Alguma hora quero ler também e esse é pra favoritar pra vida. Não tem como reclamar mesmo! É muita coisa interessante num livro só. E ele detalha heim? Quase 50 páginas com um assunto só, seeenhor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cristiane,
      não tenha pressa. Demorei dois meses pra ler ele. Literalmente degustei esse livro *.*
      Abraços

      Excluir
  8. Silvana!
    Apesar de ser um exemplar imenso e grande clássico, a leitura flui que é uma beleza, não é?
    Li ainda bem jovem e confesso que fiquei impressionada com toda narrativa, as doenças, as descrições.
    Livro fabuloso!
    “Das coisas que a sabedoria proporciona para tornar a vida inteiramente feliz, a maior de todas é uma amizade”.(Epicuro)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de OUTUBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rudy,

      é mais que uma beleza. Amei por demais *.*
      Abraços

      Excluir
  9. Olá, Sil.
    Outro dia vi uma edição maravilhosa dele na livraria. Mas quando vi o preço fiquei só admirando mesmo hehe. E o tamanho dele então? hehe. Mas é uma história que tenho vontade de conhecer. Adorei sua resenha, ri bastante no começo hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sil,

      dica: comprei o meu na submarino. Paguei R$ 42,00 com frete. Preço mais que justo.

      Abraços

      Excluir
    2. Nossa que barato. Eu vi por 130 reais, quase cai de costas hehe

      Excluir
  10. Parece mesmo ser um livro bem interessante, mas é enorme...rs... No momento estou muito lenta nas minhas leituras, mas confesso que fiquei com muita vontade de ler. Um livro para o futuro, tenho certeza que irá me surpreender assim como te surpreendeu. Ótima resenha.
    Abraço!
    A Arte de Escrever

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mayla,

      sem pressa. O importante é ler alguma coisa. Com certeza vai te surpreender sim *.*
      Abraços

      Excluir
  11. Uau Silvana, que resenha!
    Estou doida por esse livro há tempos, com certeza é uma leitura obrigatória. Essa edição é maravilhosa, e 1500 páginas não me assustam nenhum pouco hahaha Mesmo que a história seja extremamente detalhista sobre alguns assuntos pelo jeito à leitura não é arrastada, muito pelo contrario, prende o leitor com essa trama tão elaborada.
    Já vou colocar na lista de leituras obrigatórias do ano que vem.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Micheli,
      em alguns momentos a coisa é um pouco arrastada, mas é porque tem um motivo, o autor precisa explicar as coisas, pra elas fazerem sentido no avançar da leitura.

      Leia e nos conte o que achou!!
      Abraços

      Excluir
  12. Só li uma adaptação, preciso me programar para ler essas mais de 1500 páginas,preciso dessa edição maravilhosa! *.*
    É uma trama tão tocante,os detalhes...melhor livro da sua vida?Título merecido!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Helen,

      sim, com certeza o melhor livro da minha vidaaa!!! *.*
      Ja li outros muitos bons, mas até agora nenhum conseguiu desbancar esse \o/
      Abraços

      Excluir
  13. Meu deus que livro enorme! Eu não imaginava que fosse tão grande. Sempre tive vontade de ler esse clássico, principalmente pelos comentários sempre positivos, e você agora toda empolgada, não tem nem como não ficar também. Tenho vontade de saber como foi desenvolver esse tema de escória da sociedade.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi!! Eu já li esse livro há muitos anos atrás e ele realmente é excelente. AO terminar a leitura eu fiquei me sentindo estranha por alguns dias. Eu tbm não teria nem como criticar esse livro hahaha Aliás, que esdição bem linda essa que vc foi arrumar pra ler, hein, guria???

    ResponderExcluir
  15. Oi, Silvana!!
    Nunca li esse livro mas vontade não me falta!! Esse livro é um verdadeiro calhamaço!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  16. Oi Silvana, tudo bem?
    Olha, já vi muitas pessoas falando deste livro, mas nunca procurei saber da história, pois eu sabia que se eu me interessasse eu teria que lê-lo. Não me sinto preparada para encarar um livro deste tamanho todo, mas a história vale super a pena ser lida.
    Beijos

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.