Olá, para finalizar com chave de ouro trago a resenha do meu último livro lido deste ano!

Frankie Presto foi um violonista muito famoso. O cara foi tão bom que tocou ao lado de grande nomes, como Elvis Presley e Little Richards. Mas logo se percebeu que ele era bom demais para ficar tocando em uma banda; ele tinha sua luz própria. Frankie não só tocava melhor do que ninguém, como também dançava, cantava e brilhava! Sua carreira rapidamente deslanchou. Ele era ovacionado por todos os lugares, ganhou muito dinheiro, muitos fãs e inesperadamente desapareceu dos flashes, para reaparecer nas notícias sobre a sua morte e enterro.


A história é narrada em grande parte pela música, pois esta vive em abundância dentro da alma de Frankie e, com isso, acompanhou a vida dele de perto; também pelo testemunho das pessoas que estão indo ao seu enterro, contando como o conheceram, ou alguma história que viveram com ele.

Ficamos sabendo que Frankie nasceu na Espanha. Por uma infeliz coincidência, sua mãe entrou em trabalho de parto dentro de uma igreja, no exato instante em que esta estava sendo atacada (eram tempos difíceis aqueles). Desesperadamente a mãe entrega Frankie a uma freira, que acaba salvando a si mesma e ao recém nascido. O problema é que ele já era musical desde criança (chorão é a palavra), e a freira, nervosa por não ter o que comer, e sem saber como controlar a criança, joga Frankie no rio. Por um milagre, a criança não morre, e é resgatada pelo cachorro de Baffa Rubio, o homem que a partir daquele momento passou a ser seu pai.


Como já comentado, desde cedo a música já vivia em Frankie, e Baffa percebeu isso de imediato, decide então contratar um professor de música para o menino que passa a ter aula de violão e afins com o grande El Maestro, um músico incrível que por algum motivo se isolou em seu apartamento com a bebida.

Certo dia, Frankie conhece Aurora, uma garota muito diferente e esperta; por um triste acontecimento, nesse mesmo dia, ele perde seu pai Baffa (como já falei: eram tempos difíceis aqueles). El Maestro acaba acolhendo Frankie e seu inseparável amigo cão pelado, e por um tempo vivem dessa forma. Posteriormente, algo acontece e Frankie é mandado embora, leva consigo um violão (presente de El Maestro) e um kit de cordas de violão, que aliás, são mágicas, mas ninguém sabe. O menino é enviado para os EUA, mas acaba sendo deixado na Inglaterra, e então sem querer nem saber, sua carreira começa.


Já adulto, Frankie percebe que as cordas de seu violão são diferentes, pois estas nunca se partiram (fato muito corriqueiro na vida de um violonista), e entende então que ele é capaz de mudar a vida das pessoas quando toca. Este fato o deixa muito perturbado, fazendo-o tomar certas atitudes que foram decisivas na sua vida.

Todos nós temos o poder de mudar a vida de outra pessoa, com gestos e atitudes. A diferença é que Frankie era capaz disso através da música.

O que assusta nessa narrativa é a riqueza dos detalhes, em dado momento parei a leitura para verificar se por um acaso existiu mesmo alguém chamado Frankie Presto, mas foi tudo criação de Mitch e de sua criatividade incrível.

Com esse livro descobri que existem pessoas que tem o dom de contar histórias. Mitch Albom pegou uma ideia muito simples, a história da morte de um violonista famoso, e transformou em uma história linda e cativante. Fechou lindamente o ano com chave de ouro! Com certeza ficará entre os queridinhos da minha estante.


Abraços

Título: As cordas mágicas (exemplar cedido pela editora)
Autor: Mitch Albom
Editora: Arqueiro
Páginas: 352
Ano: 2016

16 comentários:

  1. Olá, tudo bem?
    Por um momento pensei que o livro realmente fosse algum tipo de biografia... Amei a sua resenha, me deixou bastante curiosa. :)

    Http://excentricagarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi, Silvana. Eu tinha visto o livro mas não sabia do que falava. Não sou muito fã de livros que falam sobre pessoas que já morreram, acho até legal, mas acho tudo meio maçante e estranho. Acho que não seria a obra de ler a obra.
    Um grande abraço e desde já desejo um Feliz Ano Novo!
    Leitora Encantada
    Participe do Sorteio de Natal, ainda dá tempo!

    ResponderExcluir
  3. Que livro lindo!! E você ainda tira essas fotos maravilhosas que só da mais vontade de ter ele na estante!! Rsrs
    Fiquei pensando se esse livro tem meio que a temática de Carta de amor aos mortos... Ainda não li, mas é um que também quero muito ler... Beijos!!

    www.lendo1bomlivro.com.br
    @lendo1bomlivro

    ResponderExcluir
  4. No começo da resenha achei que se tratava de uma biografia, mas ao decorrer da resenha vi que não era possível que fosse. Achei a história muito fantasiosa e exagerada, acho que não leria esse livro.

    ResponderExcluir
  5. Que livro maravilhoso :D Só o começo dá história já é de arrepiar!

    Bjinhos,
    ❥ AmigaDelicada.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá...
    Se eu já estava com vontade de ler esse livro, depois de ler sua resenha fiquei mais ainda... Espero poder ler esse livro que promete me emocionar muito em breve e conhecer de perto a vida de Frankie... E realmente é fato como pequenas atitudes nossas podem mudar o dia de alguém....
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
  7. Para começar a capa deste livro está muito bonita e o titulo me chamou a atenção, lendo sua resenha achei super diferente Fankie ser capaz de mudar a vida das pessoas através da música, adicionei As Cordas Mágicas em minha lista de leituras e sem dúvidas pretendo ler.

    ResponderExcluir
  8. Assim que é bom, fechar o ano com aquele livro especial mesmo. Estava ansiosa pra ver o que falavam dessa história e fiquei bem animada com o que vi. Parece ser muito bonita e adoro quando uma ideia simples na mão de um bom contador de histórias vira uma trama mágica. Tem um jeitinho de ser uma graça heim! ^^

    ResponderExcluir
  9. Silvana!
    Até eu ao ler sua resenha estava achando que o Frankie existia de verdade e o livro era ma biografia.
    O poder da música é transformador e gostaria de acompanhar essa comovente história.
    Bom terminar o ano com uma boa leitura.
    “Não pedi coisas demais para não confundir Deus que à meia-noite de ano novo está tão ocupado.” (Clarice Lispector)
    FELIZ 2017!
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Nossa, o livro parece lindo mesmo, perfeito para fechar o ano com chave de ouro. Ainda bem que você disse que era um personagem, porque eu já estava achando que tratava-se de alguém real. Fiquei com vontade de ler!

    ResponderExcluir
  11. Quando vi esse livro logo me interessei achei diferente, não sabia que envolveria uma morte misteriosa a de Frankie, fiquei me perguntando que segredos deve ter por trás dessas cordas mágicas.

    ResponderExcluir
  12. nossa que fotos mais lindas!!
    eu adoro esses livros, ou melhor essas histórias que vc não sabe se é biografia ou se é ficção e com música então!! fiquei com muita vontade de ler! adorei a resenha
    p.s. eu já disse que as fotos ficaram lindas???

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Ainda não conhecia esse livro, mas gostei muito dessa historia, tirando a parte que já sabemos o final dela, a historia de Fankie parece ser mesmo bem triste e cheia de dificuldades, mas também de muita superação e emoções, achei legal temos a musica narrado o livro e fiquei curiosa para poder ler !!

    ResponderExcluir
  14. Olá, Sil.
    Desde que vi esse livro nos lançamentos eu fiquei interessada nele. Além da capa ser linda a história me parece ser linda. É um livro que vou querer ler o ano que vem.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  15. Lembro que quando eu soube do lançamento desse livro eu fiquei completamente apaixonada por ele, tanto pelo nome, capa e sinopse. Eu tenho uma queda enorme por histórias que envolvem música e misturar com fantasia é uma receita perfeita. Mesmo você não ter dado cinco estrelas, ainda quero ler.

    Um abraço!
    Parágrafos & Travessões

    ResponderExcluir
  16. Oi, Silvana!!
    Que livro mais tocante e sem dúvida emocionante!! Estou apaixonada por esse livro deste o sue lançamento e agora que li sua resenha fiquei mais curiosa ainda para ler esse livro!!
    Beijoss

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.