Olá,
Recentemente tive o prazer de ler Antes da tempestade, um livro para pessoas que amam saber sobre culturas diferentes. Brasileira, e descendente de cultura germânica como sou, esse livro não poderia ser mais diferente do que costumo viver no meu dia a dia. Trata-se de um mergulho profundo nas injustiças e nas maravilhas da cultura indiana.

Eliza, uma mulher entristecida e sozinha, recebe uma proposta para fotografar a família real de Juraipore. Carrega no peito a tristeza da morte de seu pai em uma tragédia na infância, nesse mesmo país. Carrega também a morte de seu esposo, outra fatalidade que Eliza não conseguiu evitar. E por último, carrega a decadência de sua mãe, que após a morte do pai, resolve beber desenfreadamente. Decidida a recomeçar sua vida e se firmar como fotógrafa, Eliza aceita a proposta e é levada de volta ao país que conheceu na infância.


O convite partiu de Clifford, britânico e amigo de sua mãe que vive na Índia e atua em favor da Inglaterra no país. Eliza fica muito grata pela oportunidade, mas logo percebe que existe uma outra intenção por trás da proposta. Deixada do castelo real para melhor desempenhar seu papel, Eliza tenta se enturmar, as pessoas porém são fechadas e desconfiadas. Ela também logo percebe que não existem segredos no palácio e muito menos lugares seguros. Eliza ouve sussurros e percebe presenças misteriosas.

No mesmo dia que chega ao palácio é apresentada ao rajá Jayant, irmão do marajá. Logo surge uma amizade divertida entre ambos, e essa amizade vira uma paixão desenfreada, um sentimento que Eliza nunca teve com seu ex marido. Ao levá-la para conhecer as localidades mais afastadas do palácio, porém muito bonitas de se visitar, Eliza percebe a pobreza que cerca certos lugares, e dessa observação surge um projeto onde ambos irão trabalhar juntos. Essa convivência não passa despercebida por nenhum dos lados, e os rumores correm.


Como podemos imaginar, esse relacionamento não é bem visto e muito menos aceito: um príncipe precisa casar com uma indiana que possui terras e laços políticos para fortalecer o seu reinado, e então as dificuldades surgem. Para completar o quadro da tragédia, uma revolução vai se formando aos poucos, e isto promete expulsar os britânicos de vez da Índia, devolvendo-a aos seus verdadeiros donos.

Entre as cores e festas, e entre regras rígidas e unilaterais, entre sussurros e rumores, Eliza e Jayant precisam decidir entre dever e amor.

Esse é um romance perfeito para nos fazer sofrer e ao mesmo tempo aquecer o nosso coração. Delicada, detalhista, romântica, essa é a escrita da autora Dinah Jefferies, que com maestria nos desenha uma Índia maravilhosa e cruel. Leitura muito mais que recomendada. Só não recebeu cinco estrelas pelo fato de na sinopse constar que Jayant é o caçula da família, coisa que não é.

Abraços.

Outras fotos:






Título: Antes da tempestade (exemplar cedido pela editora)
Autora: Dinah Jefferies
Editora: Paralela
Páginas: 343
Ano: 2017

17 comentários:

  1. Não sou lá fã de romances, mas esse livro parece super bacana!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  2. Esse eu não conheço, mas amo livros de outras culturas tmb
    =)


    Beijinhos
    n. // www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    Não conhecia o livro, mas a história parece ser muito interessante.
    Como sou fã de romances, vou colocar na lista de leitura.
    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Essa autora parece fazer uns livros bem legais. Tô gostando de ver. E adoro coisas que mostrem alguma cultura de outro país ou coisas do tipo, já chamou atenção por isso. Um romance difícil também é outra coisa que adoro. Só posso imaginar que esse é bom pra fazer a gente ficar torcendo e pelo visto sofrendo também junto com eles! Gostei, parece uma boa história.

    ResponderExcluir
  5. Parece ser bem interessante!! Obrigada pela dica! ;)

    Beijos!

    https://ludantasmusica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi, Silvana.

    Achei esse livro bem diferente, sendo cercado por decisões a serem tomadas, em nome do amor e a Eliza sendo "mal vista" por querer ser uma mulher independente, em meios a segredos familiares a serem revelados... E viver na nuance de um amor proibido.

    É um romance um tanto quanto diferente, né?

    ResponderExcluir
  7. Oi Sil, tudo bem?
    Esse romance parece bem legal, especialmente por trazer culturas que nem sempre aparecem nos livros mais famosos.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  8. Tô numa onda de romances ultimamente e esse parece ter uma história incrível e diferente. Me interessei!

    http://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  9. Oi adorei a dica, ainda não conhecia o livro mas o enredo me despertou grande interesse.
    Adoro romances, dica anotada.
    Beijos boa semana
    bellapagina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Eu amei esse livro, principalmente por amar tudo que envolva a Índia!

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
  11. Eu li este livro e amei. É perfeito!

    ResponderExcluir
  12. Parece interessante gosto de livros que envolvem outras culturas, embora algumas me deixam indignada, fiquei intrigada com o que acontece nesse castelo, parece ser estranho. A leitura deve ser envolvente e deixar o leitor angustiado com o casal, que situação a deles, quero saber como vai ser resolvido.

    ResponderExcluir
  13. Silvana!
    Tantos questionamentos, né? Só lendo para saber.
    Muito bom quando não esperamos muito de um livro e nem conhecemos e autora e acabamos nos surpreendendo de forma positiva com a história e o próprio romance.
    Tenho lido muitas resenhas controversas desse livro e justamente por isso, gostaria de ler para poder tirar minhas próprias conclusões...
    Desejo uma ótima semana, cheia de luz e paz!
    “Que o novo ano que se inicia seja repleto de felicidades e conquistas. Feliz ano novo!” (Desconhecido)
    cheirinhos
    Rudy
    1º TOP COMENTARISTA do ano 3 livros + Kit de papelaria, 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  14. Oi, Silvana!!
    Que estória interessante essa que a autora aborda no livro. Ainda não li nada da Dinah Jefferies, mas quero muito ler o primeiro e esse livro também dela.
    Bjos

    ResponderExcluir
  15. Tenho esse livro e como sei da beleza dessa historia, estou esperando ser chamado por ele para aproveitar dada sentimento que ele transmite. Tu usou uma expressão que também uso e gosto muito que é "aquecer o coração". Tem livro que fazem isso como a gente, tanto aqueles romances cliches quanto uma historia densa como essa, que relata a cultura indiana. Pela resenha noto uma diversidade de rumos que a narrativa percorre: romance, drama, luta, conquistas, preconceito, amizade, ou seja um pouco de tudo para envolver o leitor e emocionar a cada nova pagina. Quero muito ser chamada para ler e creio que é marcante tanto quando A cidade do sol.

    ResponderExcluir
  16. Sabe o que me incomoda ainda quando vejo a capa deste livro? Ele não ter sido tão bem recebido por muitos leitores.
    Sei lá, penso que trazer um pouco da cultura de outro país seja algo tão lindo e no caso, fotograficamente falando, que por si só, já valeria a viagem.
    Mas se tem romance difícil? Melhor ainda se vier com essa diferença de culturas. Aprendizado!
    Eu ainda espero ler o livro!
    Beijo

    ResponderExcluir
  17. Ai com certeza vou amor, sou fascinada demais na cultura indiana e nunca li nada que se passe por la. Um romance que tem tudo pra ser emocionante, reviver o passado, um amor inesperado e a rejeição da sociedade. Com certeza lerei.

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.