Rainbow Rowell. Acredito que todo mundo já ouviu falar nesse nome. A mulher é um fenômeno, seus livros são aclamados por multidões. E, baseado nesse sucesso todo, fiquei curiosa em ler um livro escrito por ela. Decidi começar pelo mais adulto, Ligações, mas não foi tudo aquilo que imaginei. 

Vamos à história:
Nossa protagonista é Geordie, ela é mãe de duas meninas, casada com Neal e escreve série humorísticas para a TV com o seu melhor amigo Josh. Mas se fôssemos para realmente descrever a vida de Geordie, seria assim: Geordie escreve séries humorísticas para a TV com o seu melhor amigo Josh, e, em algum momento da vida, ela casou e teve filhos. 

Ela é pouco presente na vida familiar, inclusive, quem criou as meninas foi Neal, que conseguiu fazer isso com pouca ajuda dela. Geordie sempre priorizou seu trabalho, chegando tarde em casa, trabalhando nos feriados. Josh pouco respeita a vida em família que ela leva, literalmente se lixa para a família dela, e a arranca constantemente de lá, ligando quando bem entende.


Geordie sabe que Neal está há anos chateado com essa situação, mas nada faz para mudar. Então quando o Natal se aproxima, e Geordie cancela todos os planos de novo para trabalhar, Neal decide que vai seguir o planejado e passar o Natal sozinho com as meninas, afinal, Geordie não vai estar em casa mesmo, que diferença faz se ele ficar em casa ou não? Geordie, acostumada com os silêncios e aceitações de Neal, fica tal qual uma pata quando vê uma reação dessas por parte dele.

Nos primeiros dias longe de todos ela consegue falar com as filhas por telefone, mas Neal jamais atende. Sem ter quem lhe faça o jantar, Geordie passa as noites na casa de sua mãe, e lá acaba encontrando um telefone amarelo antigo, no qual finalmente consegue falar com Neal. Mas conforme vai conversando, ela percebe que esse não é o Neal atual e sim o Neal que ela conheceu quando começaram a namorar. E, assim, ela relembra e entende alguns acontecimentos.

Confesso que esperava uma conversa mais franca por parte dos dois, pensei que haveria muitos erros de ambas as partes, coisas que ambos haviam feito e que poderia ter levado eles a aquele casamento morno e triste, mas não. O tema em si prometia uma história com lavação pesada de roupa suja, mas na realidade mais foi um casamento morno, se sustentando pelo esforço e boa vontade de apenas uma pessoa.

O final do livro foi previsível, porém condizente com a realidade, pois, apesar de termos um telefone mágico na história, este não é um livro fantasioso. Esperava que a leitura fluísse melhor, mas em certos momentos achei o livro parado e detestei todas as atitudes dos personagens. A melhor parte para mim foi um parto inesperado que acontece no livro. Mesmo assim resolvi dar três estrelas, pois não é um livro ruim, só é um tanto quanto desinteressante.

Abraços.




Título: Ligações
Autor: Rainbow Rowell
Editora: Novo Século
Páginas: 304
Ano: 2015

28 comentários:

  1. Olá
    Eu já li alguns livros da autora e gostei muito e até mesmo comprei esse mas ainda não li, mais por preguiça. Uma amiga minha gostou bastante da história e acho que tem mais a ver com o tempo que você lê ele, talvez não tenha sido o momento certo. Mesmo assim espero gostar.
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Miriã,

      não foi o momento não! O livro é chato mesmo kkkkk
      Espero que você goste mais dele do que eu ;-)

      Excluir
  2. Eu já li alguns livros dessa autora e gosto muito da forma como ela conduz as suas histórias. Fiquei curiosa pra ler esse livro sim, gostei muito do enredo.
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/2018/02/cinema-fevereiro-2018.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabriela,

      leia sim, e tire suas próprias conclusões. Eu não sou dona da verdade, e você também não é. Tudo questão de gosto :)

      Excluir
  3. Oiii Silvana

    Da Rowell eu li Fangirl e ai Jesus que decepção, o chão sumiu sabe porque eu esperava tanto daquele livro e levei um baque. Ai depois disso peguei praticament trauma da autora, falei não é pra mim, e até agora não li mais nada dela. Quero superar o trauma, mas por enquanto aidna não me sinto no momento.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alice,
      pois é ne? Que decepção! kkkk Acho que posso incluir essa autora na lista de maiores decepções do ano. Muito barulho pra nada. Culpa de muito booktuber que precisa fazer propaganda do livro e acaba enaltecendo mais do que é. Acredito que isso influencia muito no que a pessoa vai ler. Mas com certeza tem pessoas que realmente gostaram e se divertiram, e que bom pra elas ne? Não perderam tempo com um livro que não agregou (porque deve ter agregado ne?) :D

      Excluir
  4. Oi, Silvana!
    Pena que não gostou.
    Eu gostei muito desse livro. Gosto demais da Rainbow Rowell.
    Mas meu preferido é Fangirl. Já leu?
    Realmente o meio às vezes custa a avançar a leitura, mas ainda assim foi bem prazeroso para mim.
    Li faz tempo, mas não estou muito lembrada do final, hahaha.

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  5. Todo mundo fala tão bem dos livros dessa mulher que eu sempre fico curiosa, porém acho que a sua opinião seria bem semelhante a minha, caso eu lesse. Por isso ainda não dei uma chance, rs. Os Delírios Literários de Lex

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OBS: seu blog é MUITO LINDO! ♥ Tô seguindo :)

      Excluir
  6. Olá!
    Nunca li nada da autora e confesso que perdi o interesse com o tempo. Dizem que esse é o mais adulto mesmo, mas saber que ele é morno diminuiu ainda mais meu interesse em conhecer a obra da autora. Mas, valeu pela dica.
    Beijos

    Versos e Notas

    ResponderExcluir
  7. Li apenas um livro da autora, mas a minha experiência foi bem interessante. Eu confesso que a sinopse desse título em específico não me chama muito a atenção, acho a premissa dele bastante batida e não vejo o lugar do telefone mágico dentro de uma história bem realista. Uma pena que tua primeira experiência com a autora não foi das melhores, mas talvez esse título não favoreça muito isso.

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia o livro, mas pela história, não me animou muito não. :(

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  9. Oi, Sil!
    Adoro a Rainbow, mas ainda não li esse livro.
    Nossa, eu jurando que ia ser lavação mesmo de roupa, mas infelizmente não rolou. E não sei o que pensar desse final condizente com a realidade.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe da Folia Literária 2018: cinco kits, cinco sortudos.

    ResponderExcluir
  10. Silvana!
    Não li nada ainda da autora e todos dizem que ela é ótima.
    Me identifiquei com a protagonista, porque após anos de casados, mesmo amando quem está ao nosso lado, acabamos esquecendo como o começo foi bom e precisamos manter essa chama acesa. Coisas mudam, porém o amor não, apenas amadurece, fica mais cúmplice e acabamos tendo uma 'dependência' maior que dependendo do grau, pode até ser permissiva.
    Fato é que quero ler essa lição de vida, mesmo com suas ressalvas.
    “Eu escolho um homem que não duvide de minha coragem, que não me acredite inocente, que tenha a coragem de me tratar como uma mulher.” (Anaïs Nin)
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  11. Ahh pena que não gostou tanto! Eu fiquei curiosa rs ;)

    beijos!

    https://ludantasmusica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Silvana, tudo bem? Puxa que pena que você não gostou. Eu só li este livro da autora e gostei bastante, acabou me tocando bastante, mas leitura é assim mesmo, vai de cada um. Gostei da resenha franca!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  13. Até então nunca tinha ouvido falar em Rainbow Rowell, é que não gosto muito de ler, então não conheço muito desse mundo :/
    Achei a história interessante, parece ser um bom livro.
    E gostei das fotos também :)

    https://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Silvana,

    Não são todos os livros da Rainbow que me agradam, esse eu ainda não li, mas está na minha lista de leitura faz um tempinho já.
    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Olá Silvana tudo bem?
    Comecei lendo sua resenha tipo "eu preciso muito ler esse livro" mas no final da resenha perdi a vontade, primeiro que não gosto de livros previsíveis e segundo que me pareceu que esse livro não trás nada que possamos levar para a vida, então eu deixarei o livro passar!
    Amei conhecer seu blog estou seguindo, beijos <3

    estanteclassica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Oi, Silvana!
    Eu li poucos livros da autora... Na verdade, acho que foi um só haha
    Mas tinha esse em minha wishlist. Uma pena que você não tenha gostado tanto, pois já vi várias resenhas falando super bem dele! Mas cada um com seu gosto literário, né? Acho que vou ler para tirar as minhas conclusões :)
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
  17. Olá, Silvana.
    Apesar da autora ser muito famosa esse em específico eu não tenho muita vontade de ler. Eu só li um livro dela até agora e gostei muito, Fangirl. Eu não conseguia largar na verdade hehe. Que pena que não gostou tanto.

    P. S. Adorei o novo layout do blog Natalia.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  18. Olá, Silvana!

    Esse é o livro mais adulto dela, mas o público adulto não é a praia dela. Ele relata sim a realidade de muitos casais em que um é sufocado com os cuidados domésticos enquanto o outro só fica com o trabalho que dá o sustento. Na vida real, o sexo que acaba passando por isso como quem tem que cuidar da casa é o feminino, mas há uma inversão interessante aqui, mas que também não deixa de ser plausível, pois apesar do gêneros, as emoções e frustações são as mesmas.
    E quem piora tudo é o Joel. Só porque tem uma série de sucesso para manter viva na TV, não precisa tratar a Georgie como uma solteira com todo o tempo do mundo para a serie, porque essa não é a verdade. No final, nem sem se faz isso por machismo ou se ele queria mesmo ficar com ela ou só por não ter noção mesmo.
    Ah, sabe aquela série de TV nova da Marvel que está passando no Sony, Runaways (ou Fugitivos, como o canal está chamando a série)? A Rainbow está cuidando dos roteiros das HQs que continuam os quadrinhos que inspiraram a serie! E até o primeiro volume dessa HQ já está disponível, pois já aencontrei no site da Saraiva.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  19. Ainda não li nenhum livro da autora, confesso que por comentários que li do livro das pessoas que gostaram, esperava mais, não pensei que fosse parado e com um final previsível, gosto de ser surpreendida, mas mostra a vida de muitos casais com seus problemas e a principal que é a falta de comunicação, o personagem não fala e nem faz nada até que resolve abrir a boca, tinha vontade de ler o livro agora fiquei em dúvida.

    ResponderExcluir
  20. Oi Sil!
    Eu confesso que esse é um dos poucos livros da autora que eu tenho zero vontade de ler, porque já me pareceu cansativo o enredo antes mesmo de começar. Adoro a escrita da Rainbow e adorei Eleanor e Park, mas o nipe dessa obra e um pouco fora do que eu curto.

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oi Silvana.
    Que pena que o livro não te agradou por completo.
    Eu amo os livros da Rainbow Rowell, mas ainda não li Ligações. Os livros que mais gostei da autora foram Eleanor & Park e Anexos.
    Ligações tem uma premissa interessante, mas parece que não foi tão desenvolvido. Também esperaria maiores discussões e conversas mais profundas para consertar o casamento.
    Ainda pretendo ler o livro, mesmo com os pontos negativos apontados por você. Espero gostar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  22. A premissa do livro é boa, pena que se torna monótono conforme mencionado aqui. Tem muitas pessoas que agem como a protagonista, só trabalham e não se dão conta do que estão perdendo. Para tudo tem que haver um equilíbrio, não podemos fazer demais uma coisa e deixar de lado outra!!

    ResponderExcluir
  23. A premissa é muito boa, dava pra ter sido melhor desenvolvida e entregado uma boa história aos leitores. Um pena que a autora tenha se perdido nesse aspecto. No mais achei interessante que após encontrar esse telefone amarelo nossa personagem passe a relembrar o passado e a ver o marido como via no começo da relação. Não sei se leria, quem sabe no futuro

    ResponderExcluir
  24. Adoro a Rainbow!!! Li Ligações a partir da indicação da booktuber fav e foi uma leitura prazerosa!!! Não foi o melhor que li dela mas tirei alguns ensinamentos

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.