Essa é a história de Petronella Oortman. Nella teve um casamento arranjado com Johannes Brandt, um rico comerciante de Amsterdã. Seu pai morreu e deixou dívidas, por esse motivo o casamento será um ótimo acordo para ela, que vai sair do campo e ir para a cidade. 

Ao chegar na casa, Nella é recebida por sua cunhada Marin, pela empregada Cornélia e por um grande negro chamado Otto. Ao ver Otto, Nella se surpreende, pois é a primeira vez na vida que ela vê um homem negro. Porém, nem sinal de seu marido Johannes, que está viajando a negócios. Ela logo de início percebe um clima estranho na casa: os empregados palpitam na vida dos patrões, e todos comem de forma humilde, economizando em alimentos e não consumindo nenhum tipo de açúcar (grande novidade na época de 1800). Mas quando seu marido retorna à casa, fica ainda mais estranho, pois este não comparece ao leito nupcial.

Como presente de casamento, ela recebe de Johannes uma casinha de bonecas, a qual ela tem a tarefa de mobiliar. Procura então os serviços de um miniaturista, que não se identifica nem se deixa ver. Esse miniaturista passa a mandar várias coisas para Nella, coisas que só quem vive na casa poderia saber. Isso a faz pensar que está sendo vigiada e, o fato das portas baterem à noite, só cria um clima ainda mais misterioso. Após um tempo, ela passa a receber coisas que jamais encomendou, coisas que predizem o futuro.


Certo dia, por acidente, Nella faz uma descoberta que põe em jogo o futuro de todo mundo que vive ali. E é a partir de então que você entende o motivo de muitas coisas estranhas acontecerem naquela casa.

Este é um livro bom, com um contexto histórico muito interessante, com uma trama muito boa, porém com um final decepcionante. A resolução do mistério do miniaturista é fraco e beira ao ridículo. O que fez o livro valer a pena é o mistério que ronda a vida das pessoas na casa. Confesso que fui pega de surpresa com isso. Existem algumas partes que nos deixam apreensivos e curiosos, e a atmosfera do livro é toda misteriosa.

A edição é linda e cheia de detalhes. Vale lembrar que a casinha de bonecas de Nella realmente existiu, inclusive temos uma foto da mesma que hoje se encontra em um museu na Holanda.

Abraços.




Título: Miniaturista
Autora: Jessie Burton
Editora: Intrínseca
Páginas: 352
Ano: 2015

20 comentários:

  1. Oi, Silvana.

    Bom, a Petronella acabou tendo uma vida de casada totalmente inimaginável, em uma casa com acontecimentos estranhos e cheia de segredos.

    É intrigante o mistério que ronda em torna da tal miniaturista!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Silvana.
    Eu nunca li nada a respeito do livro, mas sempre via a capa dele pelas livrarias mas não me interessei de fato pela obra.
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com/

    ResponderExcluir
  3. Gostei da premissa do livro, apesar do final não ser surpreendente como citado na resenha, me despertou curiosidade em saber os mistérios que rondam as pessoas na casa.

    ResponderExcluir
  4. Não me chamou tanta atenção, mas achei legal pelo clima de mistério que a trama parece ter, Deve ser fácil se envolver, ficar curioso pra entender as coisas acontecendo nessa casa e os personagens. Pena que o final não seja maravilhoso, mas parece que a jornada de leitura é boa. Talvez gostasse ao ler.

    ResponderExcluir
  5. Oi Silvana.
    Achei a premissa do livro interessante e fiquei curiosa para desvendar esses mistérios sobre quem é o miniaturista e o porquê estão acontecendo coisas estranhas na casa.
    Deu um arrepio saber que a casa de bonecas é de verdade rs
    Que pena que o final te decepcionou.
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi, Silvana!
    Não tem coisa pior do que se decepcionar com o final de um livro. Acho que todo aquele prazer que ele deu durante a leitura, desaparece, né?
    Eu já estava com dúvidas se leria, mas depois dessa sua opinião, acho que vou deixar para lá.
    Achei interessante que a casinha existiu de verdade!
    Beijinhos,


    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
  7. Uma pena quando o final decepciona mas, pelo menos, a jornada até lá valeu a pena, né!? O livro parece ser envolvente, pelo que você descreveu, e só o final ter deixado a desejar. Se apegue ao lado positivo e cria um final diferente na sua cabeça!! hahahah

    beijooos

    http://www.aquelaepifania.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá, Silvana.
    Quando vi esse livro fiquei doida para ler ele. E não achei só o final decepcionante não. Achei o livro todo bem fraco.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  9. Estava achando interessante, mas se o final é decepcionante, eu passo. xD

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia esse livro, mas achei o enredo muito interessante. É uma pena que o final não te agradou. De qualquer forma, a edição é linda!
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/2018/03/top-5-novidades-da-semana_16.html

    ResponderExcluir
  11. Oi, Sil!
    Nada como uma resolução meia boca para brochar toda uma história interessante.
    Menina, não sabia que essa casinha existe de verdade ó.. achei bem bacana
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  12. Olá Silvana
    Eu li a resenha bastante empolgada mas quando você disse que o final é decepcionante e vi a nota, perdi o interesse, é uma pena pois o livro parece ter uma história muito legal!
    Beijos <3

    estanteclassica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Já andei a namorar esse livro, está na minha wishlist! =)

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir
  14. Oi, Silvana! É sério que o final é decepcionante? Puxa! Achei a arte e os detalhes bonitos! ;)

    beijos!

    https://ludantasmusica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Silvana!
    Acho tão triste quando estamos toda empolgada, fazendo uma leitura baseada em história que em parte aconteceu, daí vem o autor, e mata todo o bom trabalho com um final decepcionante...
    Bom final de semana!
    “Quando choramos abraçados e caminhamos lado a lado. Por favor amor me acredite, não há palavras para explicar o que eu sinto...” (Renato Russo)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA MARÇO: 3 livros + vários kits, 5 ganhadores, participem!
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  16. Eu lembro de ter começado a ler esse livro a uns dois ou três anos atrás logo na época de lançamento e eu acabei interrompendo a leitura por um motivo de tempo mas toda vez que eu tentava voltar a concluir essa leitura apareceu um imprevisto e eu adoro romances de época e esse livro tem uma pegada de suspense que é simplesmente maravilhosa

    ResponderExcluir
  17. Oi Silvana,
    Já conhecia esse livro devido a essa capa chamativa, mas até então não sabia do que se tratava a história. Achei intrigante e misteriosa essa trama, com esse contexto histórico abordado, sem falar no fato que a casinha realmente existe, mas que pena que o final foi fraco e decepcionante. Não é um livro que eu investiria, mas se tiver a oportunidade de ler eu daria uma chance.
    A edição realmente é linda!
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Oi, Silvana!!
    Adorei a premissa do livro sem dúvida a resenha convida o leitor a apreciar essa história mas infelizmente o livro traz um final decepcionante que frusta completamente qualquer tentativa de uma leitura futura!!

    ResponderExcluir
  19. A minha decepção foi enorme. A história tem estrutura para ter sido melhor desenvolvida. Fiquei tão triste da autora fazer isso com uma ideia tão boa. mesmo assim fui ver o seriado que é super fiel ao livro... uma pena pois podiam ter mudado algumas coisas... Fiquei deprimida até.

    ResponderExcluir
  20. Intrigante, de certa forma foge dos clichês do gênero. Mas creio que a história poderia ter sido melhor explorada, inclusive na resolução do mistério de quem era o miniaturista. Não entendi muito bem a proposta do livro, porque o marido da essa casinha de boneca a esposa e porque a pessoa misteriosa de repente começa a mandar tantos objetos que não foram pedidos. Mas com certeza são duvidas que somente a leitura me dará as respostas!

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.