2018. Um planeta está em rota de colisão com a Terra e todos os humanos entram em desespero. O que fazer? Como se comportar? O que esperar?

Mas antes que a população mundial entre em pânico real e imediato, os cientistas desmentem a informação da colisão e avisam: o planeta vai passar pertinho da Terra oferecendo um espetáculo de luz e emoção jamais vistos. JAMAIS MESMO!

O planeta que vem nos visitar é o Hercolubus, ou Absinto se você preferir. Falado e conhecido em muitas religiões como o planeta que vem trazendo o Apocalipse ao mundo. E, olhando por essa perspectiva, não tem como ficar felizinho em vê-lo passar, não é?

Mas o ser humano é uma coisa de doido e logo que recebe a notícia de que ao invés de colidir com a Terra, esse tal Absinto vai só passar para dar um "oi", a galera já começa a planejar a festa.

E assim começamos Vale dos Mortos, primeiro volume da obra A Crônica dos Mortos escrito pelo brasileiro Rodrigo de Oliveira e publicado pela Faro Editorial. Meu primeiro contato com o trabalho do Rodrigo foi através de Elevador 16, e fiquei presa em cada palavra dele. Queria saber mais e mais e quando acabei de ler já tinha colocado As Crônicas dos Mortos na minha lista de desejo.


Fui escolhida para a parceria com a Faro Editorial e advinha quais os livros solicitei? Exatamente! E vim aqui contar para vocês como foi essa minha estada em São Jose dos Campos, onde se passa a trama, ao lado de Ivan, Estela e seus amigos.

E já começo dizendo que, apesar de ser mais uma história de zumbis, nossos personagens sabem desde o início contra o que estão lutando, afinal eles assistem TV a Cabo e aquela famosa série de zumbis está no ar há alguns anos. Logo, eles sacam que estão cercados de mortos vivos e descobrem a forma eficaz de sair matando todos eles.

Mas a ação inicial não se concentra em São José dos Campos. Rodrigo nos mostra o que está acontecendo em vários lugares do mundo no exato momento em que Absinto, com seus estranhos anéis, inspirados em Saturno, passa pela órbita da Terra. Dilma e seus assessores em Brasília, assim como os atuais presidentes dos Estados Unidos e da França e Xi Jinping na China, que consegue entender exatamente o que levou as pessoas a desmaiarem em massa na hora que o planeta passou pela Terra... e a acordarem como zumbis. 

Na hora do evento, Ivan e Estela estão no shopping com os filhos e observam dezenas de pessoas desmaiarem na praça de alimentação e acordarem já em sua nova forma letal: zumbis. Nosso casal de protagonistas é um espetáculo a parte, pois são tudo que um casal deveria ser. Se amam, se respeitam, lutam lado a lado e são carismáticos. Quer melhor do que isso?


Junto com eles descobrimos que, diferente da tal série de TV, nem todo mundo que morre vira zumbi. A pessoa precisa ser mordida por um zumbi para que isso aconteça, o que me deixou um pouco mais a vontade na narrativa. Confesso que essa coisa de morrer e virar zumbi sem ter ganhado nem uma mordidinha é meio chata.

De inicio, eles se refugiam no Shopping Colinas, que estava fechado na hora da catástrofe, e por isso tinha poucas chances de estar infestado de zumbis. E que lugar melhor do que um shopping para se refugiar? Água, comida, colchões e até brinquedos para as crianças. Sem contar a livraria, não é? Ao longo do livro vários outros personagens vão se juntando a Ivan e Estela e logo um grupo é formado. 
"A raça humana tem demonstrado ao longo dos séculos uma imensa capacidade de resistência, de adaptação aos cenários mais desfavoráveis." 
E é com isso em mente que Ivan convence a todos que vale a pena sair em busca de sobreviventes. E o grupo sai em expedição matando zumbis a marteladas e reconquistando um condomínio de luxo em São José dos Campos, para transformá-lo em sua nova comunidade.

Aliás, desenvolver a história em São José dos Campos e não em uma cidade fictícia foi outra coisa que me agradou bastante. Acredito que para os moradores da cidade isso tenha causado um certo nervosismo devido aos detalhes que Rodrigo dá sobre os locais e todo o resto. Mas eu gostei bastante!

"E a cada novo desafio muitas vezes as pessoas perdem a esperança. Mas nós sempre seguimos em frente... e ficamos apenas com os ensinamentos deixados pelas nossas crises." 
E pode acreditar que crise é uma coisa que não vai faltar! O grupo logo cresce e os problemas começam a surgir mostrando que não é apenas a horda de mortos-vivos que devemos temer.

Se você é fã de histórias de zumbi, não perca tempo e corra para conferir O Vale dos Mortos.

Compre aqui - http://amzn.to/2FHngx6


Título: O Vale dos Mortos (exemplar cedido pela editora)
Autor: Rodrigo de Oliveira
Editora: Faro Editorial
Páginas: 298
Ano: 2014

25 comentários:

  1. Meu forte é história de zumbi xD
    Gosto dos dramas e toda adrenalina que essas tramas podem trazer e olha só, essa é bem louca e interessante por se passar aqui. Achei legal que pegou até umas refer~encias da tv porque pelo amor, odeio quando colocam o povo todo burro sem saber o que tá acontecendo ou o que fazer nessas tramas. É um alívio já começar a ler e ver as coisas dando errado e os personagens já sabendo o que tem que fazer, que é pra fugir e se salvar e como matar esses bichos e coisas e tal. E adorei esse casal e como parecem ser juntos porque quem não gosta da ideia de umas pessoas unidas assim, a coisa da família e tal...achei bom.
    Pelo jeito da trama e como a história é levada é ótima de ler. Acho que iria adorar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oioi - pois é, eu curti muito o fato de ninguem ser estupido e nao saber sequer o que é um zumbi.... já deu né?
      E o fato de ser em SJC tb me agradou!
      De uma chance - aproveite que Elevador 16 tá gratis para Kindle na Amazon - http://amzn.to/2FSOwZ5

      Excluir
  2. Oi Simone,

    Tudo bem?
    Adorei a resenha e achei a história do livro muito interessante.
    Nunca li nenhum livro com zumbis, já assisti alguns filmes e me arrependi, porque sou muito medrosa.
    Vou anotar a dica do livro, mas vou pensar sobre a leitura. Acho que primeiro preciso superar o meu medo pra encarar um livro cheinho de zumbis.

    Beijos
    http://espiraldelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, supera o medo!!! Risos... lê de dia :)
      De uma chance - aproveite que Elevador 16 tá gratis para Kindle na Amazon - http://amzn.to/2FSOwZ5

      Excluir
  3. oi Simone.
    Li alguns livros sobre zumbis e achei ok. Não é o tipo de leitura que realmente me prende.
    Não me interessei muito pela trama de O Vale dos mortos, mas, achei interessante a história se passar em São José dos Campos, um lugar real.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jura que não se interessou pela trama?
      Lembre-se que esse é apenas o primeiro livro? Já já venho com a resenha de A Batalha dos Mortos.... De uma chance - aproveite que Elevador 16 tá gratis para Kindle na Amazon - http://amzn.to/2FSOwZ5

      Excluir
  4. Nossa, Simone! Li duas vezes a resenha e ainda não consegui decidir rs se por um lado, a minha curiosidade me puxa e me faz querer ler, por outro, eu lembro que nunca li nada nesse estilo rs então acho que vou voltar à sua resenha mais uma vez rsrsrs

    beijos!!

    https://ludantasmusica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Heheh - voltou a terceira vez? E ai? Vai dar uma chance??
      Aproveita que ELevador 16 tá grátis na Amazon para o Kindle e conhece um pouco da escrita do Rodrigo - http://amzn.to/2FSOwZ5

      Excluir
  5. Oi, Simone.

    Esse tal planeta não passou à toa pela Terra, né? Deixou suas marcas nas pessoas.

    E com certeza é assustador para as pessoas, de repente acordar, e se vê como um outro ser!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Planetinha safado né não?
      eu nao tenho nenhuma inveja de quem ficou acordado durante sua passagem... NENHUMINHA!

      Excluir
  6. Oi Simone, tudo bem? Eu fico muito feliz com o sucesso do Rodrigo e a valorização do autor nacional. Li muitas criticas positivas e que bom que vc tb gostou, não sou fã de zumbis, mas a história parece muito boa!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito boa mesmo! Se quiser dar uma chance aos zumbiszinhos, tente Elevador 16! beijao

      Excluir
  7. Oi Simone!
    Apesar de você ter gostado do livro, a história dele não me chamou a atenção... Achei parecida DEMAIS com o filme Dawn of the Dead.

    Beijos,
    Sora | Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. uhm... eu não sou fã de zumbis e não conheco Dawn of the Dead... :)
      Acaba que, no apagar das luzes, todas as historias tem algo em comum ou sao inspiradas em outras historias... como a serie tem 5/6 volumes, acredito que em algum momento possa te surpreender!
      bjs

      Excluir
  8. Eu sempre fico muito tempo atrás em relação a letras com temática de zumbis porque sinceramente não é um gênero que conseguem atrair com facilidade até que gostei muito da sinopse do livro mas eu realmente não consigo me desprender da minha zona de conforto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehh zona de conforto é um caso sério! Mas, caso decida tentar - recomendo Elevador 16 do mesmo autor - curtinho e rápido de ambientar!

      Excluir
  9. Oi Simone,
    Não curto nenhum pouco esse lance de zumbis, então realmente esse livro não é para mim. Mas pelo que vi a trama é muito bem construída, começando com a escolha de um cenário real, e não uma cidade fictícia. Os personagens principais pelo jeito são duros na queda, lutando pela sobrevivência além de buscar outros sobreviventes. Para quem se interessa em histórias de zumbis com certeza é uma leitura que vale a pena, porém, pra mim não iria funcionar.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, verdade... se zumbi não é sua praia, melhor ficar longe dessa série :)
      Mas vc está certa - a escolha de uma cidade real deixou a historia muito mais impactante!!
      bjs

      Excluir
  10. Simone!
    Já li outros livros do autor e gostei muito.
    Queria poder ler essa série que apesar de ser de zumbis que gosto muito, tem uma visão futurista e muita ação e reviravolta.
    Boa semaninha!
    “Os lírios não bastam. As leis não nascem das flores. Meu nome é luta, e escreve-se na história.” (Luciana Maria Tico-tico)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA MARÇO: 3 livros + vários kits, 5 ganhadores, participem!
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os zumbis fazem parte do plot principal da trama :) Mas, temos muitos humanos interessantes para nos distrair também!
      Muita ação e reviravolta mesmo!

      Excluir
  11. Já ouvi algumas cítricas boas sobre esse livro, não sou muito fã de zumbis, mas fiquei curiosa quanto a esse livro, ainda mais porque é escrito por um autor nacional. Gosto do cenário onde as pessoas tem que lutar para sobreviver!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super recomendo essa leitura, principalmente para você conhecer o trabalho do Rodrigo!

      Excluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Oi, Sissi!!
    Nossa que premissa mais legal achei a ideia do autor genial! Pense num planeta mais cheio de surpresas! Adoro um bom livro de zumbis e também acho que tem que tem mordidas!
    Bjoss

    ResponderExcluir
  14. Socorro só essa capa já da arrepios kkkk. Mas olha, que premissa boa viu? Fascinante como o autor molda esse mundo dos zumbis que é sim tão batido mas ele consegue dar uma inovada e a gente até esquece do que já sabemos sobre essas criaturas. Sem duvidas essa ambientação no Brasil só da ainda mais emoção a história, faz tudo ficar ainda mais real.

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.