SINOPSE: A história de uma das mulheres mais notáveis do mundo medieval. 

Ao contrário das tradicionais narrativas, com relatos já moldados pelo que conhecemos a respeito de quem Joana d´Arc se tornaria, a aclamada historiadora Helen Castor nos leva de volta à França do século XV, em plena Idade Média. Em vez da personagem icônica, ela nos apresenta uma jovem vibrante, que confronta os desafios da fé e da dúvida, e que, ao lutar contra os ingleses, toma partido em uma sangrenta guerra civil.

Por essa rica e intensa narrativa, conhecemos uma extraordinária jovem em meio aos eventos tumultuados de seu tempo, onde ninguém – nem ela e nem as pessoas ao seu redor, como príncipes, bispos, soldados ou camponeses – imaginava o que aconteceria a seguir.

RESENHA: O primeiro ponto a ser destacado é NÃO SE LEVE PELA CAPA YA – YOUNG ADULT. Sério, gente; o conteúdo e a capa não combinam, não batem, não funcionam, sabe por quê? Porque estamos falando da história de uma das figuras femininas mais marcantes de todos os tempos e a mais importante de seu próprio tempo. Minha capa perfeita seria ela toda branca com uma enorme mancha de sangue no centro, fim. Seria perfeita, no entanto, a partir do momento que você inicia a leitura e começa a entender a vida de Joana d’Arc, a capa começa a fazer sentido.

Eu não tenho costume de ler sinopses porque elas geralmente não condizem com o conteúdo do livro, não sei por que isso acontece, só sei que acontece. Quando vi Joana d’Arc pela primeira vez eu poderia garantir que era a história da heroína francesa havia sido adaptada para um romance, e não que se tratava de uma biografia.


Para entendermos essa obra, primeiro precisamos saber quem é Helen Castor. Ela é uma famosa historiadora sobre a idade média que já escreveu alguns livros importantes sobre a realeza inglesa e sobre heróis medievais. Ela também escreve resenhas para importantes jornais britânicos, além de já ter apresentado programa na BBC 4.

Joana d’Arc foi uma camponesa que nasceu no que conhecemos hoje como a França durante a guerra dos 100 anos, que foi uma batalha entre o Reino da Inglaterra contra o Reino da França sobre a sucessão do trono francês. A vitória da França consolidou a Monarquia Francesa na época. A vida de Joana, do início ao fim, foi envolta da guerra, e foi ainda na adolescência que ela garantiu ouvir vozes, que mais tarde seriam alegadas como sendo de santos católicos. E foi justamente esse momento da sua vida que fora decisivo para o envolvimento de Joana na guerra, tornando-a uma figura importante em todas as frentes em que atuou, tornando-se inclusive Chefe Militar. Foi a própria Joana que convenceu o herdeiro francês de que fora incumbida por Deus para expulsar os ingleses das terras francesas. Joana d’Arc foi capturada pelos inimigos tempos depois e queimada na fogueira por heresia. Somente 25 anos após sua morta ela foi reabilitada pela igreja católica, julgada inocente por heresia e em 1920 canonizada como Santa pelo papa Bento XV.

Mas a questão é: Por que Joana d’Arc é uma figura histórica tão importante? Porque toda a sua luta possui elementos reconhecidos por todos os grupos, até mesmo os antagônicos como os nacionalistas, liberais, monarquistas, socialistas, católicos, feministas, tradicionalistas, etc. E a Helen Castor reforça isso logo no começo do livro.

Basicamente é isso que é tratado no livro, toda a vida de Joana é colocada nas páginas de forma simples e numa linguagem facilmente reconhecível pelo leitor. As páginas vão passando numa velocidade surpreendente porque a vida dela é interessante e orgânica. E todos os elementos que cercam a, parcialmente esquecida, vida de Joana são importantes momentos históricos que todos deveriam ter conhecimento.


A fluidez da escrita da Helen não condiz com um livro que deveria ser, teoricamente, acadêmico. Vocês vão perceber que a escrita dela beira a de um romance histórico, o que pode confundir um pouco o leitor, mas destaco que é justamente essa forma de escrita que te prende ao livro.

Sobre o conteúdo, podem ficar tranquilos, aparentemente, não falta nada. Todos os dados, datas, fontes, e personagens importantes na vida de Joana estão presentes. Você como leitor entenderá muito sobre a França medieval, a Guerra dos 100 anos e a vida de Joana d’Arc, não só no que diz respeito ao seu envolvimento na guerra, mas no geral, pois Helen fez um excelente trabalho ao apresentar o contexto histórico em que Joana estava inserida, e expõe a estrela massiva que ela foi além de qualquer outra figura de seu tempo. Helen se entrega na pesquisa e nos presenteia com um material de excelente qualidade e com evidências históricas há muito perdidas em estantes pelo mundo.

Sobre a edição: A edição da Gutenberg é simples e bonita. A capa é elegante, apesar de a imagem lembrar muito romances YA, como dito anteriormente. O papel é de qualidade e a fonte muito confortável. É um livro que vale a pena ter na coleção e que vou estar sempre folheando e lendo algumas passagens.


Título: Joana D’Arc. A Surpreendente História da Heroína que Comandou o Exército Francês
Autora: Helen Castor 
Editora: Gutenberg
Páginas: 368
Ano: 2018

14 comentários:

  1. Realmente, a capa é bem YA, mas adorei o livro e gosto demais de um conteúdo mais histórico assim, quero dar uma chance!

    Beijos
    Próxima Primavera

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, vai valer muito a pena.
      É um livro incrível.

      Abraços.

      Excluir
  2. Oie,

    Olhando para a capa você nem imagina tudo isso dentro do livro.
    Gostei da premissa e fatos históricos.
    Preciso ler.
    Bjs e um bom fim de semana!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os fatos históricos são só uma ponta, o livro é muito bacana.

      Boa leitura.

      Excluir
  3. Paulo!
    Sabe que achei bem bacana a forma como a autora relata a vida desse ícone do passado que é Joana D'Arc?
    Primeiro que uma capa remetnedo a um YA já é atrativa para uma público mais jovem e a escrita romanceada, como se fosse um romance histórico, é outro grande atrativo para vendagem e por fim, aprender sobre A irreverente Joana D'Arc, é uma verdadeira aula de história.
    Desejo uma ótima semana!
    “Se você realmente quer algo na vida, tem que lutar por isso.” (Homer Simpson)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA JULHO - 5 GANHADORES - BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  4. Oi Paulo,
    Olha, eu - até então - não sabia nada sobre a vida de Joana D'arc, no máximo que ela era uma figura importante, rs, por isso achei muito legal que o livro fosse no estilo de romance histórico, assim conseguimos conhecer um pouco mais sobre história, e ainda curtir o enredo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Me identifico com o comentário de cima, também não sabia nada sobre Joana D'arc, mas com livros assim fica fácil e interessante aprender e conhecer sobre a história dela.
    Gostei da dica!

    https://heyimwiththeband.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi Paulo, eu via esse livro no meu trabalho e queria muito comprar mas tinha medo de não me agradar. Agora me arrependo de ter saído de lá e nunca comprado. Eu amei as fotos e gostei muito da sua resenha, me fez querer buscar mais sobre a história da Joana, que eu sei tão pouco (apenas o básico).

    Att.,
    Eduarda Henker
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi! Ainda sabendo da sua opinião que a capa não tem nada a ver com o livro, eu achei a arte linda demais! Realmente combinaria mais com um YA ou um romance de época, sei lá.. Quando ao livro, preciso dizer que preciso! Sou fascinada pela vida de Joana d'Arc desde menina, por ter um quadro dela na casa do meu avô, e eu achar aquilo de uma mulher na guerra impressionante. Saber que o livro é de agradável leitura também me deixa mais interessada, porque geralmente livros biográficos são muito acadêmicos e me cansam. Amei a dica e espero poder ler em breve!

    Bjoxx ♥

    ResponderExcluir
  8. Ahhhhh, amei!!! Já vai para lista dos super desejados. Joana D'arc é uma figura histórica incrível, e vou adorar ler e conhecer com mais profundidade sua história.

    Abraços,
    Daniela Tiemi
    leiturasecomidinhas.com.br

    ResponderExcluir
  9. Amei esse livro, amo livros històricos com aprendizados. Parece ser bem interessante, é um livro que gostaria de ter em minha estante para ler futuramente.

    ResponderExcluir
  10. Se fosse uma ficção, possivelmente não leria, a época medieval em si seria novidade para mim, mas sabendo que é uma biografia aí seria um "quebrar de barreiras" super positivo. Saber a historia dessa mulher a frente do seu tempo que pagou de forma cruel deve ser um estímulo para nós mortais quando queremos desistir. Juntar fatos históricos com a vida real dela mas a escrita envolvente da autora, como tu tanto elogiou, deve ser sim uma leitura que flui e encanta. Não entendi o esquema da capa que não fechou, pois essa das fotos (que por sinal ficaram lindas) eu adorei.

    ResponderExcluir
  11. Falar o que depois de uma resenha destas? Aliás, concordo em gênero,número e grau em relação a capa branca com uma mancha de sangue. Seria bem a cara desta mulher que não só revolucionou a história, mas que até hoje, tempos depois, ainda é lembrada como uma das maiores mulheres da história, por sua garra, luta e fé!
    Quero muito poder conferir esta edição, que apesar do desfoque da capa, traz um enredo ímpar!
    Beijo

    ResponderExcluir
  12. Que fantástico, uma verdadeira pesquisa digna de reconhecimento feita pela autora. Abordou não só o que já conhecemos de Joana mas também todo um contexto histórico da sua trajetória. Sem dúvidas o legado dessa mulher deve ser sempre lembrado e obras como essa contribuem muito para isso. A edição esta linda mas concordo sobre a capa

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.