Primeiramente, devo confessar que este livro me tirou o fôlego. Nunca li nada do Bonini antes, mas estava ansiando pelas primeiras obras e eis que me deparo com o lançamento. A chamada não tinha como não me atrair e é claro que iniciei assim que chegou.

Vamos entender a história
Kika nunca foi uma garota cheia de amigos. Na escola, não se enturmava muito com os colegas de classe. Pelo contrário, sempre foi muito bonita e vítima de bullying. Talvez pela inveja, talvez por chamar a atenção demais e concorrer ao miss de Guarulhos.

A protagonista desaparece aos 16 anos numa excursão escolar. Só que não é simplesmente uma garota, é a mesma garota que dois anos antes foi encontrada quase morta e muitos acreditavam que ela não fosse capaz de sobreviver. Mas conseguiu.


Após dois meses sem saber de seu paradeiro, as pessoas acreditam que ela esteja morta. No entanto, o que intriga é que nenhum corpo corpo foi encontrado, apenas um colar no meio do mato. Onde ela está? O que aconteceu?

Nem tudo é o que parece
O que intriga o leitor é que Bonini vai arrumar meios para nos fazer acreditar que matamos todas as sacadas, que somos um Hercule Poirot da vida ou um Sherlock Holmes. Ledo engano. 

No decorrer da leitura, mudamos de suspeitos por diversas vezes. Todavia, em nenhuma delas a gente acerta. Você pode até vir me dizer que desconfiava, mas, sinto dizer, não vou acreditar. Aos olhos humanos, é praticamente impossível acertar. E adorei ser surpreendida assim.


É sem dúvidas uma história que surpreende, encanta e nos deixa estagnados. Por diversas vezes me parei pensando se este livro foi baseado em alguma história real, se realmente aconteceu tudo aquilo. A verossimilhança presente no livro é digna de filme. É até estranho, porque a gente lê e não parece simplesmente um livro de ficção, mas sim um documentário sobre um crime que aconteceu. 

A obra viaja no tempo e, no decorrer das páginas, percebemos uma divisão de períodos da narrativa pelas cores das páginas. Claro que a edição ajuda indicando logo no início se o capítulo será antes ou depois do desaparecimento, por exemplo.

Sobre a edição:
Nada melhor do que navegar numa edição tão linda e caprichada. Como dito, as folhas são diferentes, em períodos distintos; a diagramação é caprichada. No decorrer da história podemos ver recortes de jornais, fotografias, e-mails, mapas e muitas notas de rodapé. Tudo isso torna a história bem crível. 

Outras fotos:





Título: Quando ela desaparecer (exemplar cedido pela editora)
Autor: Victor Bonini
Editora: Faro Editorial
Páginas: 272
Ano: 2019

20 comentários:

  1. Oi Nathália,
    Publiquei domingo minha resenha desse livro e adorei demais!
    Foi uma ótima experiência de leitura.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Alê. Que bom que gostou também.
      Adorei

      Excluir
  2. Não vejo a hora de poder conferir este livro!!! O gênero é com certeza um dos meus favoritos e tudo que li até agora, fala do trabalho maravilhoso que Victor teve em não somente construir um enredo único, mas também colocar este ar de investigação e jornalismo em cada página!
    Despertar a curiosidade, ele fez isso com maestria!!!
    O livro está na lista de desejados e espero conferir o quanto antes!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você precisa ler, Ângela.
      Certeza que vai adorar hahaha.

      Excluir
  3. Oi Nath, tudo bem?
    Tenho um trauma enorme com livros que possuem temas de garotas desaparecidas, depois de ler Todas as Garotas Desaparecidas da editora Record. O gênero não é meu favorito, mas talvez não encontrei o livro certo. Que bom que a leitura te prendeu e você gostou!

    Até mais!

    Depois da Leitura
    Loja Depois da Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, mas que pena!
      Tenha certeza que esse é diferente de todos que você já leu. Tenha certeza.

      Excluir
  4. Olá, Natalia.
    Eu amei esse livro, mas o meu preferido do autor ainda é O Casamento. Eu fiquei de cara com as revelações no final, nunca que imaginava nada daquilo. E a edição da editora está um arraso.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não li ainda, Sil.
      Espero gostar tanto quanto você.
      Estou bem curiosa para ler.

      Excluir
  5. Oi Nat,
    Menina eu também ficava pensando se a história era verdadeira. Adorei demais essa leitura. Por enquanto, um dos favs do ano.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A gente só pensa isso do início ao fim, Nana.
      Cheguei até a pesquisar kkkkkkkkkkk

      Excluir
  6. Oi, Nat!
    Nunca li nada do Bonini, mas vejo que ele sempre muito bem elogiado. Eu até tinha um livro dele, mas acabei perdendo o interesse e passei pra frente.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é super elogiado, Lu.
      E com mérito, realmente. Perfeito. Adorei

      Excluir
  7. Oi, Natalia!

    Acho muito legal esses livros que nos instigam a tentar descobrir o culpado, achamos que todos são suspeitos, e nem sempre acertamos hahah só tenho visto elogios pra esse livro, assim que possível vou ler também!

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi Natália
    Eu tô vendo que os suspenses estão em ascensão porque não canso de ler resenhas sobre os livros. Que bom que este te impressionou positivamente, eu não gosto do gênero por isso nem me animo muito.
    Beijo!

    http://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma pena, Miriã.
      Acredito que seja um dos melhores gêneros pra trabalhar nossa mente.

      Excluir
  9. Oi, Naty

    Recebi esse livro esta semana porque ganhei um sorteio. Eu sempre quis ler algo do Bonini desde Colega de Quarto e a oportunidade enfim chegou. Eu acho que vou curtir bastante, espero que minha experiência seja tão boa quanto a sua.
    E que edição! Quando o exemplar chegou aqui em casa passei vários minutos folheando e admirando.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  10. Victor Bonini parece estar se saindo realmente muito bem nesse mundo literário. Sempre vejo opiniões muito positivas sobre os livros dele, principalmente sobre Quando Ela Desaparecer. Eu gosto muito desses livros de mistério, com investigação e estou super curiosa para saber o que aconteceu com a Kika, onde ela está.

    ResponderExcluir
  11. Oi, Naty
    Não li nada do autor, mas li muitas resenhas desse livro. Que é o assunto do momento no mundo literário.
    Ganhei esse livro por um acaso num sorteio, que foi uma grata surpresa. Quero muito ler, como amo livros com esse suspense,fico pensando se eu gostar muito e querer mais. Então estou adiando a leitura, kkk.
    Concordo com você a edição esta linda e caprichada com as notas de rodapé e folhas de outra cor para os leitores compreenderem em qual período esta o enredo.
    Amei as fotos!
    Quero muito poder conhecer os outros livros do autor, beijos!

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Eu fiquei bem curiosa pelo livro, ainda mais sendo mistério e suspense, gosto muito disso. Não conhecia a autora mais adorei muito saber dela e já quero ler esse livro e conhecer a escrita dela.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.