Que fantasia é meu gênero preferido já não é novidade, urbana então, se passando em São Paulo, é um motivo ainda maior para me fazer querer ler. Todos esses elementos fazem parte de Porém Bruxa, e esse livro se tornou um dos melhores do ano.

Isis é uma bruxa vivendo em SP, lidando com seres sobrenaturais. A história começa com ela investigando um desaparecimento de uma criança, que tem envolvimento mágico, e por isso é sua responsabilidade. Com essa investigação, ela acaba se envolvendo em outro desaparecimento envolvendo uma outra mulher, e assim a história vai se criando envolvendo os personagens secundários, e a atmosfera de SP, sempre muito bem descrita e imersiva.

Eu amei cada parte dessa história. Isis é uma protagonista muito divertida e inteligente, e acho que a Carol soube desenvolver muito bem ela. Ela tem um passado de abuso psicológico, que foi muito bem retratado, e é uma mulher forte e consciente do seu papel na sociedade. Isso porque sendo uma bruxa, ela tem o sexto sentido bem mais apurado, e ajuda uma amiga com casos de feminicídio. Ela poderia não se envolver, inclusive é recomendado, mas ela sabe que pode ajudar e faz, mesmo contra as regras. As amizades construídas nessa história são verdadeiras e profundas, e a Isis tem uma rede de apoio bem legal.


Os personagens secundários não são enfeites, tem importância para a história e para a vida da Isis. A autora mais um vez soube criá-los cheio de diversidade. Estamos no Brasil, e quando leio livros nacionais, fico irritada pelos protagonistas totalmente brancos, amigos, família, todo mundo. Somos um país cheio de diversidade, isso não faz sentido. Aqui no livro tem diversidade racial, sexual, religiosa, como existe na vida real. A Carol soube lidar de forma respeitosa e correta com todas elas, ao mesmo tempo que traz o assunto de violência policial, intolerância religiosa e vários outros assuntos.

E claro, tem a parte mágica, que é interessante demais. Estou doida para ver mais sobre a organização, como as coisas funcionam, quero ver o inferno também. A Isis usa de poções para ficar mais forte, faz feitiços de localização, usa o sexto sentido apurado, é tudo maravilhoso, queria ler vários livros dela resolvendo crimes e convivendo com os amigos. Quero desesperadamente ver mais do Victor e desse romance que só me deixou na expectativa. Literatura nacional de primeira, foi um prazer conhecer essa história, recomendo demais! 


Título: Porém Bruxa
Autora: Carol Chiovatto
Editora: Avec
Páginas: 256
Ano: 2019
Compre: aqui

10 comentários:

  1. O coração fica tão feliz quando lê resenha de algum livro nacional! Sei lá, dá uma espécie de orgulho.
    Eu ainda não conhecia o livro e mesmo só tendo em São Paulo a hospitais, acredito que para quem vive aí, tendo a noção dos lugares, melhor ainda.
    Quem dera ter esse senso de bruxa hoje em dia(apesar que eu ia ser do mal rs)
    Adorei isso de todos os personagens serem importantes na história e também o fato de que todos beiram o real, como tem e deve ser!!!
    Já vai pra listinha interminável de desejados!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  2. Olá! Estou adorando conhecer, cada vez mais, enredos que se passam em lugares que eu conheço, acho que torna a história ainda mais envolvente e interessante, também sou fã de fantasia (bruxas e magia principalmente), então é claro que a dica esta anotadíssima.

    ResponderExcluir
  3. Eu não sou muito de fantasia, mas essa em particular me chamou a atenção.
    Primeiro por ser nacional, depois pelo enredo que me parece super envolvente e bem desenvolvido.

    ResponderExcluir
  4. Amei a resenha. Ainda não conhecia o livro, mas já quero ler.
    Amo os livros nacionais, mas me incomoda também esse padrão de personagens americanizados, e nesse parece que não vai ter.
    Com certeza será uma leitura bem agradável
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Je!
    Adoro ficção e se tem seres extraordinários, ainda melhor.
    A ambientação no Brasil é outra coisa que muito me atrai sem contar quando as personagens secundárias também tem papel muito importante.
    Deve ser um livro fabuloso.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  6. Olá :)
    Como vai?
    Não conhecia a autora mas livros de fantasia são tudo né? E meus parabéns a ela por ambientar em SP, muitos colocam seus personagens em outros países (penso que temos que valorizar o nacional)

    Abraços e se cuida
    www.rimasdopreto.com

    ResponderExcluir
  7. ola
    não sou muito de ler fantasia ,acho que o unico livro de fantasia que li foi Harry Potter
    que bom que a liteuratura nacional está trazendo autores de diferentes generos que possam agradar a todos os gostos e gostei de saber que a autora insere na trama a diversidade racial de maneira respeitosa

    ResponderExcluir
  8. Que interessante imaginar uma bruxa em São Paulo haha embora fantasia esteja longe de ser meu gênero favorito, adoro esse mundo das bruxas. Achei inusitado envolver investigação, o que só me deixa mais interessada na história. Muito bom o livro ter diversidade!
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oii!
    Não conhecia mais adorei a premissa do livro. Fiquei muito curiosa principalmente por ser um livro nacional, ultimamente quero muito conhecer mais autores do Brasil.

    Blog: Tempos Literários

    ResponderExcluir
  10. Que livro interessante, onde se misturam vários assuntos diversos sem perder o foco. A capa do livro ficou meio sem graça na minha opinião, mas nada que atrapalhe na leitura.

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.