A Era da Escuridão é o primeiro livro da trilogia Era das Trevas. Essa história vai nos contar o ponto de vista de cinco pessoas diferentes e de como elas estão envolvidas em uma profecia. No passado, sete profetas comandaram a humanidade, fazendo com que ela prosperasse sem guerras e desigualdade. Porém, um dia eles sumiram, e uma profecia diz que a era da escuridão se aproxima e apenas o nascimento de um novo profeta pode salvar a humanidade. Essa profecia não é levada sério por alguns, mas quando ela começa a se realizar, essas cinco pessoas se veem unidas, mesmo contra sua vontade.

Eu pensei que seria uma leitura um pouco lenta e confusa pelo vários pontos de vista, mas não foi. A autora sabe intercalar os pontos de vista e a ação acontece o livro todo. Nós já começamos o livro com uma cena de roubo, conhecendo uma personagem, e esse ritmo de coisas rolando se mantém durante o livro. Demorei um pouco para entender todo mundo, mas depois fica tranquilo. As profecias e a magia que cada um tem são bem explicadas, deixando alguns furos e perguntas que considero normais já que será uma trilogia.

Eu gostei da forma como a autora construiu os personagens, porque, dentre os cinco protagonistas, temos desde uma ladra até um príncipe. Isso nos fez ver vários pontos de vista da cidade e as diferentes causas por quais cada um deles luta. Eles têm ideias bem diferentes e, quando o ponto de vista muda, é tranquilo perceber a mudança do narrador. As pessoas que tem poder nessa história são chamados de agraciados. Os agraciados já foram pessoas muito bem vistas por todos, mas sempre existe o preconceito e a inveja sobre elas. Essa magia é diferente para cada personagem, vou deixar para vocês descobrirem como ao decorrer da leitura, mas a autora vai explicar bem cada um deles, e nos mostrar como eles lidam com essa magia. 

Temos um grande vilão, que é falado desde as primeiras páginas, mas que quando aparece deixa um pouco a desejar. E temos uma história que perde bastante tempo falando sobre as paisagens e costumes e rituais, normal para um primeiro livro. Eu sou uma leitora de fantasia assídua, então nada foi novo para mim. A profecia e a forma como o mundo precisa ser salvo é um recorte de muitos outros livros que já li. Mas eu gostei do ritmo, dos personagens, e de como a autora pode crescer isso nos próximos livros. Acredito que se você não lê muita fantasia, é um ótimo livro para começar. O sistema de magia é interessante, e tem várias questões sociais e éticas que são bem levantadas. Para um primeiro livro da autora e de uma trilogia, a história foi muito boa e tem chances bem grandes de crescimento.


Título: A Era da Escuridão (edição cedida pela editora)
Série: Era das Trevas #1
Autora: Katy Rose Pool
Editora: Suma
Páginas: 376
Ano: 2020
Compre: aqui

8 comentários:

  1. Essa é a segunda resenha que eu vejo sobre esse livro e as opiniões são bem semelhantes. Também imaginei que pudesse ficar bastante confuso tantos personagens sendo retratados ne? Mas que bom que isso não acontece. Gosto muito quando tem mais de um personagem narrando, acho que a história fica mais real, mais verdadeira sabe? Vou ficar aguardando a resenha do próximo livro.

    ResponderExcluir
  2. Je!
    Achei bem interessante saber que tem vários pontos de vista, porque daí podemos ver a opinião de cada um e o melhor é que não atrapalhou toda a ação.
    Fiquei bem curiosa para poder conhecer a mitogia empreendida no livro.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  3. Eu também sou muito fã de fantasia,mas como sou lesada demais, penso que tudo seria novidade para mim rs.
    Ainda não conhecia o livro e mesmo com esse porém de muitos personagens, achei que para um primeiro livro, a autora conduziu bem.
    E oh, eu amo isso de detalhes de tudo,tá, desde que não seja demais rs
    Penso que irei gostar muito se puder ler!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  4. Essa apresentação, das personagens e contexto na wual estão inseridas,toda é normal em se tratando de um primeiro livro de uma trilogia não é?
    Acredito e espero que os demais livros melhore e A história seja ainda mais bem desenvolvida

    ResponderExcluir
  5. Tenho vontade de ler esse livro, mas fico com medo de nao ser continuado as sequencias por aqui. Sao adolescentes na historia né?! Gostei bastante do jeito que propagaram esse livro, mas nao sei se cria-se demais ali em expectativa pra historia. Mas a edição do livro esta linda!

    ResponderExcluir
  6. ola
    Fantasia não é um genero que me chama tanto a atenção.parece que não tem muita coisa inovadora nesse primeiro livro não é mesmo
    agora é aguardar o segundo volume para ver como a autora vai conduzir a trama.

    ResponderExcluir
  7. Olá! Como fã assídua do gênero, acho que essa é mais uma daquelas leituras obrigatórias hein, se bem que acho que vou esperar os próximos lançamentos para poder ter uma ideia melhor do que me aguarda.

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia essa trilogia, achei a capa linda e a premissa bem interessante. Que bom que você entendeu tudo, geralmente tenho um pouco de dificuldade quando tem vários pontos de vista diferentes (ainda mais 5, uau).
    Beijos

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.