Como fã do Brandon Sanderson, eu estou determinada a ler tudo que ele escreve. Enrolei para ler essa série pois é mais jovem e eu não costumo ter paciência com protagonistas adolescentes, mas Sanderson não erra, e ler essa história valeu a pena como qualquer outra do autor.

O mundo que conhecemos não existe mais. Há alguns anos, Calamidade chegou como uma luz vermelha brilhando no céu, e ninguém sabe se é uma nave alienígena ou algum experimento do governo. Calamidade trouxe poderes para os seres humanos, escolhidos aleatoriamente e com poderes diversos, esses humanos serão os heróis que sempre vimos nos filmes, certo? Não. Eles usam o seu poder para subjugar, destruir e matar sem nenhum medo. Cidades e governos caíram, e quem sobreviveu faz de tudo para ficar longe desses seres chamados Épicos.

David viu seu pai ser assassinado por Coração de Aço dez anos atrás. No dia que o Épico tomou conta da cidade e começou o seu governo baseado no medo e na destruição, David tinha oito anos e as pessoas, incluindo seu pai, ainda acreditavam que os Épicos poderiam ser heróis. Dez anos se passaram e tudo que ele quer é vingança. Mas como matar um dos épicos mais fortes que existem? Ele sabe que todo épico tem uma fraqueza, que pode ser qualquer coisa, mas que é difícil de descobrir. Ele aprendeu tudo que podia sobre a maior quantidade de épicos possíveis e se tornou um especialista. A única coisa que falta é se juntar aos Executores: um grupo secreto que tem como objetivo matar todos os épicos existentes.


David tem 18 anos, e é muito obcecado. Isso é de grande valor quando ele entra para os executores, mas também é engraçado e assustador de se ver. A vida dele inteira foi focada em descobrir sobre Coração de Aço, ele não foi um adolescente normal. Vingança é a coisa que ele mais quer na vida. Os executores estão fazendo o possível para resistir, e eu amo uma resistência. Eles são organizados apesar de poucos, e estão juntos há algum tempo, o que é divertido de acompanhar. Eles têm interações engraçadas e se ajudam como família. Em várias situações eu achei David infantil demais, e em várias ele também acaba se tornando um líder improvável, visto que é novo na equipe e que é uma adolescente.

Como o David é obcecado, quando ele entra para os executores e conhece Megan, fica extremamente emocionado. E isso é o motivo da minha raiva. Ele está pensando em como sobreviver ao mesmo tempo que não consegue parar de olhar para o decote da menina. Eles têm uma ligação e isso é importante no final, mas não precisava ser construído assim. Talvez se ele tivesse namorado mais ao invés de só pensar em vingança fosse um pouco menos bobo. Eu queria saber mais sobre as outras cidades e Épicos que a governam, sobre Calamidade e sobre os próprios executores, mas entendo que esse é o primeiro livro de uma trilogia.

Eu gostei muito dos questionamentos morais que o Sanderson traz. Como ele colocou tanto poder em algumas pessoas, mas como fez uma fraqueza para todas elas. Como ele levanta a questão se o poder corrompe, ou se as pessoas já nascem intrinsicamente ruins. Ter o poder te dá o direito de fazer o que achar melhor? Os fins justificam os meios? Sem falar que é um livro de ação, bem estilo Sanderson. Muita coisa acontecendo, os executores bolando planos, tentando desvendar fraquezas, épicos matando sem medo, armas, explosões, lutas. Eu amei e não conseguia parar de ler. Mesmo a irritação com David não diminuiu minha empolgação. Até porque ele não é chato o tempo todo, é, sim, inteligente e rápido para resolver problemas.


Minha parte favorita desse livro foram os épicos. Me senti um pouco estranha por isso, pois eles não são bons. Mas eles são muito interessantes. Os poderes são variados, como por exemplo um épico chamado Punho da Noite que colocou a cidade na completa escuridão há mais de dez anos. Dez anos que as pessoas não veem a luz do sol, imagina uma pessoa só ter esse poder? É natural que as pessoas tenham imaginado que tudo isso seria usado para o bem, e é assustador ver como a sociedade mudou e como tudo que a gente conhece hoje desmoronou. As cidades têm novas formas de existir, as pessoas encontraram novas formas de sobreviver.

Estou bem ansiosa para continuar essa trilogia, ainda mais porque temos um plot twist no final, que eu imaginei mas não exatamente do jeito que rolou. É até divertido ver um Sanderson previsível, mas isso não desmerece a história, que é muito boa e divertida, uma fantasia fácil que eu recomendo muito.

Título: Coração de Aço
Série: Os Executores #1
Autor: Brandon Sanderson
Editora: Aleph
Páginas: 376
Ano: 2016
Compre: aqui

9 comentários:

  1. Ao contrário de você, eu amo um enredo mais juvenil, tá, quando é voltado mais para as aventuras e não para decotes rs(pelamor com isso)
    Eu admito que não conhecia o livro, aliás, este primeiro livro da trilogia, mas fiquei imaginando uma série com eles.
    Isso dos poderes é sempre algo que fica muito bom na telinha!
    Se tiver oportunidade, com certeza, são livros que quero ler!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Também não curto muito estórias com adolescentes .prefiro ler algo com personagens adultos. Fantasias não é um gênero que chame tanto minha atenção e sempre são trilogias trilogias ou mais livros .
    Desse autor é super elogiado vejo tanto booktuber falando bem das obras dele e com certeza para quem é fã de fantasia com adolescentes e fã do autor vai se deleitar com mais essa obra ..mas não descarto uma leitura não. Até porque você disse que é uma fantasia fácil de ser lida coisa que eu gosto em leituras. Não gosto de enredos muitos complexos.

    ResponderExcluir
  3. Adolescência me dá um pouquinho de medo também, aliás, estou lendo uma fantasia que ela tem 17 anos e tá difícil viu? Haja paciência KKKKKK
    Mas que bom que esse funcionou pra você. Pelo que entendi, alguns pontos não foram tão bons assim, mas se você quer continuar, valeu a pena ne?

    ResponderExcluir
  4. Até curto histórias mais juvenis mas sem muito drama..
    Já não curto muito fantasia.
    O autor é bem citado no mundo booktuber

    ResponderExcluir
  5. Fiquei curiosa pra ler essa serie só recentemente, confesso que tenho mais interesse pelos livros mais adultos dele, mas de qualquer forma quero muito ler outros do autor, ate pq ta nao sem opção de ler as coisas dele aqui, temos que aproveitar o que ainda nao foi tirado.
    Ja vi muitos elogios dessa serie, muitos falando que ele é bem previsivel por aqui, mas pra alguem que nunca leu nada dele, acho que seria uma boa opção pra começar.

    ResponderExcluir
  6. Je!
    Gosto também de Snderson.
    Não conhecia a trilogia, mas pelo jeito,muitas coisas ainda devem acontecer nos livros vindouros.
    Realmente parece um tanto 'babaca' ficar babando uma colega, né? Bem coisa de adolescente mesmo...
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  7. Oi, Je!
    Assim como você também não costumo ter paciência com protagonistas adolescentes, por isso livros assim não costumam despertar o meu interesse, e caso aconteça fico na dúvida se vale a pena arriscar a leitura rsrs...
    As atitudes infantis de David já me deixou com um pé atrás em ler Coração de Aço, mas achei interessante tudo sobre os épicos e os executores... Se a oportunidade de ler surgir talvez eu arrisque a leitura sim :)
    Bjos!

    ResponderExcluir
  8. Não sou muito fã de historias de super heróis, mas tenho que admitir que tem livros que vale a pena ler. Gostei do que foi apresentado, mesmo sendo trilogia gostaria de apreciar.

    ResponderExcluir
  9. Olá! Apesar de ter um certo receio quanto a protagonistas mais jovens, o enredo conseguiu me fisgar, afinal me lembrou bastante um filme de heróis, então é claro que já vai para a listinha, mas vou aguardar as próximas resenhas para poder ficar mais tranquila quanto a leitura.

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.