Resenha: Mestres do Mistério

by - maio 09, 2022


Mestres do Mistério é uma antologia lançada pela Faro Editorial que reúne 5 histórias de autores clássicos. O tema são casos que parecem sem solução, pelo fato de terem acontecido em uma sala fechada por dentro, levando o leitor, ou os personagens a imaginar que na verdade tenha sido suicídio, em vez de assassinato.

O organizador do livro é o Victor Bonini, que reuniu autores bem conhecidos, como Arthur Conan Doyle e Edgar Allan Poe e também autores que são famosos por esse gênero, mas que não são tão conhecidos por aqui, como G. K. Chesterton.

No geral, gostei bastante do livro, dos seus 5 contos, apenas 1 não foi do meu agrado, que era justamente o do Poe. Apesar da história já ser bem famosa (Os Assassinatos na Rua Morgue), quem já leu minha resenha do livro que li do Poe sabe meu problema com esse conto.


Mas, para quem não leu, vale lembrar… Dupin é o detetive da história do Poe. Ele inspirou inclusive Sherlock Holmes, mas seus métodos são muito mais analíticos, parecendo mais que você está lendo um TCC do que uma história. Aliás, ela em si não é ruim, mas esse método todo é que a torna maçante. Ela começa com umas 4 a 5 páginas de análise entre xadrez e dama para só depois começar a história de fato.

Felizmente, os outros contos compensam. Temos Sherlock Holmes iniciando a antologia e terminamos com uma história bem louca sobre uma tentativa de assassinato em jogo de poquer. São histórias legais e que devem ser consideradas pelo tempo que foram escritas, já que o leitor pode achar meio bestinha ou bem improváveis. O que senti falta foi de alguma história de Agatha Christie, que tem muita coisa do gênero também.

Mas, como disse, no geral é um bom livro, que vai divertir quem gosta de um bom mistério e também quem quer passar o tempo lendo algo leve, mas ao mesmo tempo intrigante.

Titulo: Mestres do Mistério (exemplar cedido pela editora)
Autor: Vários
Editora: Faro Editorial
Páginas: 160
Ano: 2022
Compre: aqui

You May Also Like

7 comments

  1. Fábio!
    Não há como negar que ler um livro com contos dos autores clássicos, e no meu caso, os favoritos, traz uma vontade e prazer inenarráveis.
    Entendo seu ponto de vista em relação ao conto de Poe, li sua resenha.
    O Victor Bonini traz sempre boas surpresas.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  2. A capa do livro é linda demais.
    Gosto de livros de contos, pode ser uma boa pedida para começar a ler esse estilo, que não costumo ler. Tenho um livro do Poe que ainda nem li.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Bonini é um dos meus nacionais favoritos!!!Tenho quase todos os seus livros e se minha memória não estiver tão ruim como parece, só faltam dois rs
    Por isso, assim que vi e li sobre essa edição da Faro, meus olhos brilharam. Seja pela beleza da edição,mas por trazer nomes tão grandes do terror/horror.
    Poe é complicado rs mas eu gosto
    Claro que é um livro que se puder, quero muito ler!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  4. Ainda nao li nada do Poe mas ja me indicaram ele, e ja li algumas resenhas dele que fiquei interessada. Alias tenho mais vontade de ler ele do q lovecraft. Contos é bem fora da minha zona de conforto, mas acho um boa pra ler mais de um genero que tb n é tao comum na rotina de leitura.

    ResponderExcluir
  5. Imagino o quão difícil deva ter sido para Bonini selecionar tanto os autores quanto os contos para essa antologia!

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Até gosto do genero misterio mas não curto genero terror ,por isso deixo a dica passar dessa vez.

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.