Nada melhor do que esse título do livro para fazer jus à vida do protagonista Luís da Silva. Desde cedo ele passa por momentos tristes e preocupantes. Na infância, passou boa parte dela na solidão, após a morte do seu pai; além de viver de favor em diversos lugares, tendo de pedir esmolas e, muitas vezes, dormir em bancos da praça. O sentimento de rejeição perpetuou-se em sua vida e fez dele um homem frustrado e perturbado. Depois de muito esforço, conseguiu tornar-se funcionário público, embora seja um escritor infeliz e leve, ainda, uma vida ordinária.

A todo o momento, podemos sentir a angústia na narrativa feita por Luís. Além de sua amargura pelas memórias do passado, ele tem um desejo incontrolável por sua vizinha Marina. Uma paixão avassaladora que é capaz de fazer tudo em nome de saciar essa vontade de tê-la para si, nem que para isso seja necessário matar.

“– Escolher marido por dinheiro. Que miséria! Não há pior espécie de prostituição.”

Em uma busca desenfreada para ter a sua amada, Luís não vê alternativa a não ser tirar de seu caminho o bem-sucedido Julião Tavares. Este conquistou a mulher que ele tanto queria, culminando apenas mais ódio dentro de si. Isso faz com que as ações desse homem sofrido sejam, aparentemente, calculadas de forma fria.

Confesso que no início da obra a leitura é um pouco lenta, pois não temos muita noção do que o autor quer nos passar. Porém, quando surge a inveja exacerbada de Luís pelo amor recíproco de Julião Tavares, a narrativa muda completamente. Contudo, a angústia que sentimos permanece do início até o desfecho do livro.

“O que eu desejava era apertar o pescoço do homem calvo e moreno, apertá-lo até que ele enrijasse e esfriasse. Lutaria e estrebucharia a princípio, depois seriam apenas convulsões, estremecimentos. Os meus dedos continuariam crispados, penetrando a carne que se imobilizaria, em silêncio.”

Marina é uma moça aparentemente preguiçosa, segundo o próprio Luís. Seus sapatos brilhosos, suas roupas bem cuidadas e a maquiagem sempre impecável mostram a preocupação em estar sempre preocupada com a aparência e em sentir-se bem. Todavia, esse jeito dela vai além disso, não é apenas uma moça que pensa em estar bem vestida para si. Ela é preocupada com os outros e com futilidades. Não quer ajudar a mãe dentro de casa, não se preocupa em lavar uma louça ou ajudar em alguma refeição. Ela ambiciona apenas uma vida de luxo e um casamento com um homem rico. Embora juntos, no início, Luís chamava-a de um jeito engraçado, em alguns momentos; ele não media as palavras para tratá-la e isso refletia no desgosto que ela acabava sentindo. Ele queria que ela trabalhasse e ajudasse a mãe em suas tarefas.

A obra é muito bem criada e proporciona uma leitura desesperada para saber o desfecho. Ódio, ciúme, amor obsessivo, morte e muito sofrimento são sentimentos abordados no decorrer da história.

“Não posso encostar-me as grades pretas e nojentas. Lavo as mãos uma infinidade de vezes por dia, lavo as canetas antes de escrever, tenho horror às apresentações, aos cumprimentos, em que é necessário apertar a mão que não sei por onde andou.”.

É possível notar como a mente de uma pessoa, quando trabalhada para determinado objetivo, torna-se tão perspicaz e cruel. O crime passional cometido por Luís é realizado de forma fria e calculada. Desde o início ele fomenta o ódio e o leitor sente vontade de tentar mudar esse cenário, já que, a todo o momento, sentimos que estamos sendo personagens dentro da obra, de tão real que é a história e a narrativa. Às vezes tinha vontade de matar Luís, apertar seu pescoço até suplicar por vida; em outras, eu sentia pena dele. Não é fácil passar por tudo o que ele passou e eu entendi isso perfeitamente.

A história é deliciosamente eletrizante, triste, mas que vale a pena cada momento dedicado a ela. Não veja a obra como uma leitura de obrigação naquela época de vestibular ou até mesmo de ensino médio. Confesso que li a obra porque uma professora de psicologia jurídica "solicitou" que lêssemos, quando fazia faculdade. Porém, quando terminei eu tinha certeza que precisaria resenhá-lo para vocês conhecerem. Se vocês não leram ainda, deem uma chance a ela e tenho certeza que irão gostar.

Título: Angústia
Autor: Graciliano Ramos
Editora: Record
Páginas: 368
Ano: 2019
Compre: aqui

9 comentários:

  1. Naty!
    A escrita do Graciliano é sempre dramática e um tanto trágica, mas que mostram, aqui nesse livro, a espiral de obsessão do protagonista, culminando em ato fatal e trágico por seu objeto de "amor"...
    E vai entender amente humana quando o coração é rechaçado e desprezado...
    Super leitura.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  2. Ultimamente tenho voltado minha atençao e com muito curiosidade mesmo pra classicos tanto autores nacionais como fora...e esse é um dos livros quer quero muito ler. A premissa acho bem interessante, a sensacao que é muito contraria neh kkk de sentir pena e depois sentir odio do personagem, gosto de encontrar isso nos livros, entao espero conseguir ler em breve.

    ResponderExcluir
  3. Um clássico nacional.
    Um livro onde não há personagens 100% bons. O trio principal é composto de personagens falhos. Luis que no começo desperta piedade, dada sua situação solitária e de abandono, aos poucos após se apaixonar, desperta no leitor um sentimento de medo e preocupação

    ResponderExcluir
  4. Começar o dia com uma resenha assim não é pra qualquer leitor não!!Graciliano é um ícone nosso, nossa literatura brasileira e isso dá um tremendo orgulho!
    É uma obra que sim,não deveria ser colocada como obrigação, mas infelizmente foi em muitas etapas da nossa juventude.
    O bom é que quando nos tornamos leitores, temos nas mãos e no coração a oportunidade de ler por nossa conta e aí sim, viver cada etapa.
    É uma leitura visceral, intensa e única e todos deveriam ter a chance de ler essa obra prima!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  5. Esse é um clássico que ainda não li, mas como li Vidas Secas já posso imaginar o nível de sofrimento desse livro, já que Graciliano escreve dessa forma.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  6. Muitas vezes, ao ler clássicos de forma obrigatória nas escolas não conseguia sentir a grandeza das obras, até o dia que li e me apaixonei por Dom Casmurro. Depois disso, compreendi que as grandes obras se fazem em detalhes sutis, no cuidado com a construção dos enredos, às vezes até no que não é dito diretamente ao leitor, mas que sentimos nas entrelinhas. Ainda não li Angústia, mas já fiquei fascinado por todos os detalhes da resenha e com os sentimentos despertados com a leitura. Com certeza, lerei.

    ResponderExcluir
  7. Ola
    Não conhecia esse livro do Graciliano Ramos.Uma trama complexa ,onde o personagem principal desperta diversas emoções no leitor.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Naty!
    Conheço a escrita do Graciliano Ramos, mas não conhecia Angústia... Achei bem diferente a trama; no momento estou numa vibe de ler livros mais livres, nada de temas como amor obsessivo, ódio... mas pretendo ler Angústia com certeza.
    Bjos, dica anotada!

    ResponderExcluir
  9. Once you hit print, the machine takes over, automatically building the desired object. While printing processes differ depending on sort of|the type clear thongs of} 3D printing expertise, material extrusion is the commonest process utilized in desktop 3D printers. The variety of hospitals with in-house 3D printing services is also growing. In 2019, 113 hospitals had centralized 3D services for point-of-care manufacturing, compared with simply three in 2010, according to a Statista report. Meanwhile, the FDA has accredited tons of of medical merchandise made with 3D expertise, according to Pew Trust.

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.