Nina é bibliotecária e uma leitora voraz. Ama ler, colecionar livro e sonha em ter a sua própria livraria, mas de uma forma bem peculiar: uma loja móvel. 

Quando a biblioteca pública em que Nina trabalha fecha as portas, ela decide ir atrás dos seus sonhos. Com a personalidade de uma mulher corajosa, Nina decide largar tudo e começar do zero num vilarejo nas Terras Altas na Escócia. É claro que seus amigos a rotulam de louca, pois ela vê um anúncio de classificados e resolve ir até a Escócia para comprar essa van e iniciar o seu sonho.

A sua vida é bem diferente do que as histórias que ela costuma ler, então nada será fácil. Dentre vários obstáculos, o primeiro que ela se depara é o machismo. O dono da van se recusa a vender para ela simplesmente porque é uma mulher, poderia ser ofertado qualquer valor para pagamento, a proposta seria recusada.


Só que Nina é uma moça de personalidade forte e sabe se comunicar, sabe chamar atenção e é com seu jeito que ela conquista a amizade de duas pessoas importantes que darão um jeito de ajudá-la. A autora soube trazer essa problemática e fica evidente como as mulheres, independente da época, sofrem preconceitos simplesmente por sermos do sexo feminino – coisa que não aconteceria se fôssemos homens! É com essa cutucada que a autora soube me fisgar para continuar na leitura, curiosa para o que viria a seguir.

Claro que existem clichês aqui, mas o fato de abordar esses temas foi o que de fato chamou a minha atenção e me fez continuar. Nina é gentil, doce, amiga, companheira e sonhadora – como não poderia deixar de ser. Ela sempre tem a indicação ideal para determinado leitor, isso foi fantástico. Fiquei até com vontade de saber qual ela me indicaria pelo meu gosto literário.

Nesse mundo novo ela está aberta a novas possibilidades, novas amizades e também a conhecer pessoas especiais que mexerão com seu coração.

Enquanto lia a história imaginei cada cenário e fiquei com vontade de ver um filme se passando por ali, a fazenda, a casa alugada, a festa, sua van toda pintada e arrumadinha. É uma leitura que não foge do óbvio, mas que é bom para intercalar depois de uma história densa ou simplesmente para fugir da ressaca literária. Se você gosta do gênero, aposto que irá gostar!


Título: A pequena livraria dos sonhos
Autora: Jenny Colgan
Editora: Arqueiro
Páginas: 304
Ano: 2019
Adquira: aqui

15 comentários:

  1. Ah! Naty!
    Precisando de um livro assim para esfriar a cabeça e aquecer o coração.
    Sem contar que ter uma livraria ambulante, é uma ideia genial, poder levar livros há muitos lugares.
    Deve ser um livro delicinha.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  2. Naty querida,
    A Arqueiro quer me levar a falência. Não bastasse publicar os melhores romances de época, agora publica a coleção Romances de Hoje, que sou apaixonada.
    Livraria foi o primeiro que li e fiquei completamente apaixonada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha. Eu amo a Arqueiro. É uma das editoras que mais tenho livro. É bem nessa pegada de nos levar à falência mesmo kkkkkk

      Excluir
  3. Essa série de Romances de Hoje é tão linda, mesmo que a dona Angela aqui, tenha lido alguns fora de ordem. Pois eu sei que tem outro livro depois desse, que esqueci o nome, mas já li rs
    Sei que precisamos sempre de leituras assim sempre, para aprendermos que recomeçar são todos os dias!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mulher, acredita que eu estou doida tentando saber qual é a continuação e estou com dificuldades? kkkkkkk.
      Quero muito ler o livro 2 rs.

      Excluir
  4. Eu ainda nao li nenhum livro dessa coleçao mas tenho muita vontade de ler de cada autora e conhecer essas historias. Esse ja gosto muito por ter livros no meio, e gosto tb da sinopse e parece q vai alem de romance... gosto disso.
    Espero conseguir ler algo da autora e dessa coleção em breve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sei que tem vários, mas ainda não li.
      Vou tentar ler na ordem kkkkkkk.
      Aproveita e leia, sim. Me conte depois <3

      Excluir
  5. Adorei ler esse livro, foi uma ótima surpresa. Também imaginei os cenários e acho que daria um filme muito legal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daria um filme bem bacana, né? Alô, Netflix... rsrs

      Excluir
  6. Ola
    Tenho comprado essa coleção Romances de hoje aos poucos pois gosto da proposta dos livros. Amo quando um livro traz personagens que gostam de ler.


    ResponderExcluir
  7. Adquiri essa semana A padaria dos finais felizes. Se gostar da escrita da autora, buscarei esse para ler também.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  8. Acho que o sonho de Nina poderia muito bem ser o sonho de cada um de nós leitores que amamos os livros e compartilhar nossas experiências. Imagino que toda essa aventura seja repleta de momentos inesquecíveis. E é muito importante esse ponto sobre as dificuldades e preconceito que, infelizmente, ainda existem contra as mulheres.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Naty! Que delícia deve ser embarcar nesse sonho junto com Nina através da literatura! Fiquei imaginando aqui toda a ambientação e a magia dos livros alcançando lugares e o coração das pessoas. E achei bem bacana essa abordagem ao machismo. Faz refletir e alertar.

    ResponderExcluir
  10. Olá! Ahhh que eu estou apaixonada por essa coleção e é claro que já quero muito ler esse me especial, afinal, temos uma livraria (risos) e mesmo com todo clichê (que eu amo), ainda assim temos também assuntos importantes que merecem nossa atenção, fiquei aqui curiosa também sobre qual seria a minha indicação.

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.