Vale a pena assistir “Encomenda para o Natal”?
Diferente de todo filme natalino que você já assistiu, te apresento “Encomenda para o Natal” que mal estreou e já está em top 10 na plataforma da Netflix. Marysia (Monika Frajczyk) trabalha fazendo entregas. E quando um colega de trabalho, muito maldoso, sabota suas mercadorias, a vida dela vira de pernas para o ar.
Marysia não tem uma vida fácil, teve um filho que não tem pai presente, então tem que se desdobrar em dez para fazer o papel de mãe e pai – o que sabemos que não é fácil. Fui criada apenas com a minha mãe, então sei a dificuldade que a personagem passa.
Ela precisa finalizar as entregas até o dia 24 e está dando tudo certo, até que recebe uma ligação dizendo que recebeu a encomenda errada e precisaria da correta o quanto antes. Imediatamente, Marysia já recebe outra ligação com a informação que as etiquetas das encomendas foram trocadas e até mesmo a que ela separou para seu filho, como se fosse um presente do Papai Noel, se perde nessa confusão.
Para resolver esse mal entendido, que até então Marysia não sabia da sabotagem, ela precisa ir atrás de todas as entregas que fez. Um cliente prestativo faz companhia, porque na verdade está mais preocupado com a sua própria correspondência perdida do que em ajudá-la. E nesse trajeto os ânimos acabam se alterando quando Krzysiek (Piotr Pacek) acaba ofendendo a protagonista, ofensas pesadas, sobre sua capacidade de ser mãe, de querer comprar o filho com presentes, entre outras coisas. Ali foi um dos momentos mais marcantes pra mim. Até imaginei que ela não faria nada, mas é claro que teria a sua pitada de vingança. E eu adorei. Claro que não vou contar o que aconteceu, rs.
Com tanta confusão, acredite, tem muita para acontecer... eles conseguem fazer as trocas dos presentes de Natal – e nos proporcionar surpresas. É cada desgraça que acontece, gente recebendo presente comprometedor, coisas sem sentido, mas até que resultaram em coisas boas também.
Além da narrativa central, com os dois personagens em destaque, Marysia solteira e com um filho, Krzysiek num relacionamento sério prestes a se casar, o filme também mostra sobre os outros personagens, aqueles que foram afetados pela troca de presentes. Um mal entendido pode prejudicar como também pode melhorar alguém – e é exatamente isso que acontece. Alguns foram beneficiados com o “erro” e outros não tiveram tanta sorte assim.
No fim, é um filme engraçado, envolvente e que tem um drama na dose certa. Não pense que estamos lidando com um romance que haverá casal, beijos e felizes para sempre. É um filme polonês que sabe ensinar, nos fazer refletir e ficamos por satisfeitos da forma que acabou – é claro que poderia ter uma coisinha a mais. Porém, é bem legal.
Vale a pena assistir. Eu já conhecia o ator Piotr Pacek da série “Revelações de família”, e por já ter acompanhado outros trabalhos da Polônia, já estava situada com a forma que eles trabalham. Sempre voltando no tempo, passado, presente e futuro se misturam, mas eles não deixam pontas soltas. Só o final que fica pra você refletir o que aconteceu – mas não estraga a experiência.
Título original: Jeszcze przed swietami
Direção: Aleksandra Kulakowska, Maciej Prykowski
País de origem: Polônia
Distribuição: Netflix
Sessão da TARDIS. O título faz referência à “TARDIS”, cabine telefônica e nave do Doutor na série Doctor Who. Nada mais justo do que uma junção de uma série clássica e aclamadíssima para nossas tardes aqui indicando séries que gostamos, não é mesmo?!
Oi, Naty! Gente, que perrengue sacana esse da sabotagem que Marysia irá enfrentar. Judiação! Mas deve ser bem divertido acompanhar as pessoas se surpreendendo com o presente recebido. Um filme sem romance, mas cheio de ensinamentos. Quero ver!
ResponderExcluirTem romance sim, Lari. Eu não disse que não tem rs. É que não é do jeito que estamos acostumados hahaha
ExcluirAmo clichês natalinos, daqueles que com 2 minutos, a gente sabe exatamente como vai terminar. Mas recentemente, assisti a uma crítica en vídeo desse filme e realmente me encantei com a história, mesmo sendo vem diferente do meu estilo.
ResponderExcluirEncomenda para o Natal é um filme que emociona e desperta reflexões
Ah, que legal, Chelle. Eu não tinha visto nenhuma crítica ainda. Vou procurar pra assistir
ExcluirNão é um romance! Não tem beijo, não tem declarações fofas embaixo do treco lá que fica pendurado no teto.
ResponderExcluirMas tem lições não só sobre família, mas sobre respeitar o trabalho dos entregadores. Que precisam se desdobrar em mil para dar conta de tantas encomendas, ainda mais final de ano.
Tem carinho, amizade entre vizinhos, gente chata rs
Um dos melhores filmes que vi agora em Dezembro, com toda certeza!!!
Beijo
Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor
Tem romance sim, vai kkk. Um cadinho kkkkkkkk.
ExcluirEu também, concordo com você. É um dos melhores que vi em dezembro. Eu amei.
Mais do que um filme fofo, esse entrega lições importantes, e mostra o dia a dia de uma mulher de verdade, com seus problemas.
ResponderExcluirDanielle Medeiros de Souza
danibsb030501@yahoo.com.br
Verdade, Dani. E mostra claramente como é a vida de uma mãe solo. Vale a pena ver
ExcluirNaty!
ResponderExcluirTenho gostado dos filmes diferentes que tem trazido para essa época.
E acredito que esse traga grande reflexões, principalmente para a época natalina.
E mostra o quanto nós mulheres somos fortes e sabemos nos desenrolar quando necessário.
cheirinhos
Rudy
Ola
ResponderExcluirVi uma outra resenha positiva desse filme mas ainda não assisti. Deve trazer situações bem inesperadas com as trocas de presente.E claro para valorizar os trabalhos dos entregadores que nesse período sempre trabalham mais.Dica anotada.
Oi, Naty!
ResponderExcluirNossa, que confusão das etiquetas trocadas! Coitada da Marysia...
Acredito que nunca assisti um filme polonês, fiquei curiosa.
Bjos!
Gostei da premissa do filme, poderia ser bastante envolvente para mim. Os personagens parecem legais.
ResponderExcluirOlá! Eu amo filmes de Natal, isso já não é segredo para ninguém e esse tem pegada bem diferente dos últimos que conferi, por isso, fiquei bem empolgada em conhecer mais da história, já deu para perceber que a protagonista vai sofrer um “cadinho”, mas vai dar a volta por coma, é bom que já serve de inspiração para todos nós!
ResponderExcluir