Brilho - Amy Kathleen Ryan

O que você faria se estivesse em uma nave, vagando pelo espaço, em busca de um novo mundo, pois a Terra não existe mais? Os protagonistas dessa eletrizante história passam por isso.

Waverly e Kieran são namorados, eles estão deitados sobre um monte de feno, espiando através de um telescópio a nave New Horizon. Eles se encontram na nave Empyrean, cujo seu significado vem do latim medieval e se refere ao lugar mais alto do céu. No período medieval, os deuses habitavam nas alturas, juntamente com os santos e bem-aventurados. O lugar era visto na forma de um ovo, coberta por domos que abrigavam seus diversos sistemas.

Há 40 anos, as duas naves espaciais vagam pelo espaço em busca de um novo mundo. Eles buscam uma forma da humanidade sobreviver e procriar a sua espécie. Entretanto, a New Horizon não consegue conceber descendentes para que a missão continue. Na escuridão do espaço, a New Horizon se vê ameaçada por sua nave irmã: Empyrean.

Enquanto isso, a Empyrean nem sequer suspeita dos ataques que os habitantes da outra nave estão prestes a realizar. A tripulação da Horizon precisa de jovens para se casarem e se reproduzirem e, para isso ser possível, somente invadindo a outra nave.

No decorrer da leitura, é possível perceber que o enredo vai ficando mais intrigante. Quando imaginamos que os inimigos estão apenas do lado de fora, Amy nos mostra o quanto estamos equivocados. 

Os personagens são misteriosos, embora sejam bem descritos. Quando pensamos que se trata de um bonzinho, estamos lendo a história de um vilão totalmente oculto. Amy deixa o leitor aflito para chegar às últimas páginas e descobrir o que acontece. Claro que isso apenas aumenta a ansiedade, pois é possível perceber que a obra se trata de uma série.

Brilho - Amy Kathleen Ryan

A autora tem uma narrativa bem envolvente, fazendo com que o leitor possa vivenciar os momentos de ambos os protagonistas em suas diferentes descrições. Aos apaixonados por distopia, certamente irão adorar ler essa cativante obra.

A diagramação é bem feita, com algumas folhas pretas no início de cada capítulo. A capa é bem chamativa, com brilhos em alto relevo, deixando qualquer um apaixonado pelo excelente trabalho. A Geração Editorial está de parabéns, como sempre.

Trechos:
"Por algum motivo, a New Horizon reduziria sua velocidade de forma a permitir que a Empyrean a alcançasse. Aliás, levando-se em conta a distância e a velocidade de ambas, a New Horizon parecia ter desacelerado havia anos... Um desvio radical do plano da missão" (p.12).

"Durante seis anos, mulheres a bordo da Empyrean tentaram engravidar sem obter sucesso. Esse foi um período tenso, pois se não pudessem gerar filhos para substituir a tripulação original, então não haveria nenhum sobrevivente para povoar a Terra Nova" (p.21).

"Às vezes, em nossas vidas, temos de enfrentar uma grande perda, cujo vazio se eleva e não nos deixa escolhas além de suportá-la. O que mais podemos fazer? Olhar para fora dos nossos portais vazios, para a imensidão do Universo, para os pontinhos das estrelas que parecem eternas, e nos sentirmos tão pequenos, tão sozinhos. Insignificantes. Como poderíamos fazer algo realmente importante em tão imenso cosmo?" (p.166).

"Nunca se sabe o que as pessoas desesperadas são capazes de fazer" (p.230).

Título: Brilho (exemplar cedido pela editora)
Série: Em busca de um novo mundo - vol.1
Autora: Amy Kathleen Ryan
Editora: Geração
Páginas: 389
Ano: 2013
Leia gratuito: aqui
Obs.: O livro foi recebido em parceria [em 2013] para ser resenhado no meu antigo blog.

8 comentários:

  1. Oi, Natália! Eu adoro distopias!! Achei essa questão da invasão com o objetivo de conseguirem um meio para se reproduzirem muito interessante. Personagens que irão deixar o leitor nesse lugar de definir quem é quem dentro da história sempre me deixa intrigada. Parece bem legal! Adorei os trechos!!

    ResponderExcluir
  2. Mesmo que não leia muito o gênero, a trama é integrante.
    Histórias passadas no espaço sempre me chamam a atenção e com Brilho não foi diferente

    ResponderExcluir
  3. O espaço e um casal! Um título que não entendi muito bem, mas que torço para que faça sentido quando o ler, pois claro que pretendo, mesmo por amar o gênero!
    Não me recordava de ter lido nada sobre esse livro antes!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  4. Naty!
    Amo muito livros com naves intergaláticas, e se tem esse clima de romance para proliferas as espécies, me deixou bem curiosa e já baixei para ler.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Não sou fã de distopia por isso deixo passar a dica dessa vez

    ResponderExcluir
  6. Não gosto muito de personagens MUITO misterioso pois as vezes não consigo entender eles, porém parece interessante a pessoa do nada se deparar com vilão achando que é bonzinho 👀.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Naty!
    Gosto de livros que se passam no espaço, mas não sou muito fã de distopia, eu até arrisco a leitura de alguma uma vez ou nunca rsrs mas só quando a trama me interessa, e isso não aconteceu com Brilho, não fiquei interessada e nem curiosa para conhecer mais da história de Waverly e Kieran.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  8. Olá! Se eu estivesse vagando por aí em uma nave a única certeza que eu tenho é que eu enjoaria e muito (risos)! E faz tanto tempo que não encontro uma distopia que me conquiste, que é claro que já estou para lá de interessada nessa leitura. Apesar de ainda estar com um pé atrás em relação ao enredo essa missão de engravidar e tal, vou adicionar aqui na minha lista.

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.