A Morte do Adivinho

N’Gana Frimbo é um homem misterioso que é conhecido por ser um grande adivinho. Muitas pessoas se consultam com ele, na intenção de saber mais sobre seus respectivos futuros. Mas um dia, quando dois clientes resolvem tentar a sorte, descobrem que o homem está morto. Será que foi morte acidental ou alguém tinha algum motivo para dar fim na vida do sujeito?

Fica então a cargo do detetive Perry Dart e do médico John Archer, resolver o mistério do que aconteceu com o morto. E realmente a história apresenta um bom enigma para o leitor, trazendo pistas, suspeitos e reviravoltas que no fim das contas, provavelmente irá te fazer de besta da mesma maneira. Existem pelo menos dois plots maiores na trama que são surpreendentes, um no meio e outro no final.

Quanto a essa questão investigativa, não tenho do que reclamar, o livro me divertiu imensamente, e como falei, me fez de besta. O que pode deixar algumas pessoas um pouco incomodadas (não foi o meu caso) é que às vezes a linguagem do médico é um pouco rebuscada. Mas o detetive serve de contraponto. Os diálogos entre os dois são exemplo disso, onde às vezes o Dr. Archer começa a falar de forma mais técnica e Dart pede para ele explicar de uma forma mais comum.

Isso não atrapalha de forma nenhuma a leitura, ainda mais que não é sempre que acontece e acaba evidenciando um outro ponto forte do livro (talvez o melhor), os personagens. Todos eles são bem característicos. Todos com suas personalidades próprias e bem diferenciadas, combinando exatamente com cada um. Somando isso ao fato de que o autor busca demonstrar a forma de falar e de se comportar do povo negro do Harlen, o que é apresentado surpreende bastante.

Toda essa parte da cultura apresentada no livro é bem interessante e rica. E não é só isso que faz a leitura mais completa, mas algumas coisas fazem com que o leitor procure pesquisar outros assuntos (como alguns métodos de investigação), ampliando ainda mais o conhecimento e a curiosidade do leitor. O conhecimento do autor, que era médico, enriquece a leitura.

A Morte do Adivinho foi um excelente livro de entrada para o Clube do Crime da Harper e já estou ansioso para ler o próximo volume (O Jogo do Assassino). As expectativas estão altas depois dessa leitura. Recomendo muito que vocês tentem fazer essa leitura porque tem tudo para agradar.

Título: A Morte do Adivinho
Autor: Rudolph Fisher
Páginas: 304
Editora: Harper Collins
Ano: 2023 (Ano original 1932)
Adquira: aqui

9 comentários:

  1. Oi, Fábio! Como fã do gênero, quero muito tentar adquirir essa coleção da Harper! A história é bem aquele tipo que nos deixa presos nas páginas, querendo descobrir logo todo o mistério. Muito legal saber que o autor utilizou de todo seu conhecimento médico para enriquecer a obra.

    ResponderExcluir
  2. Pronto,agora a Harper Collins também lança uma série de livros de suspense e nós que gostamos do gênero fica querendo.Haja grana Coisa que não tenho rsrs
    Mas o livro tem esse diferencial porque se passa em um país diferente.Gosto disso.

    ResponderExcluir
  3. Assim que entrei no blog, vi a capa e o nome do livro e logo pensei tratar-se de um livro da Agatha Christie kkkkk
    Eu gostei da premissa. Os métodos de investigação mais antigos são bem interessantes

    ResponderExcluir
  4. Primeira vez aqui no blog, hoje já li 5 artigos e gostei de todos. Seus conteúdos é rico em dicas e informações interessantes. Parabéns! Seu blog é fantástico.

    Meu blog: artigo completo sobre instalar o snaptube no celular ios

    ResponderExcluir
  5. First time here on the blog, today I've read 5 articles and I liked them all. Its contents are rich in tips and interesting information.

    visite meu site snaptube.app.br

    ResponderExcluir
  6. Oi, Fabio!
    Eu amooo quando um livro de suspense/investigação me faz de besta, a sensação é tão boa... Mas sério que A Morte do Adivinho têm mais de um plots?! Fiquei ainda mais curiosa! Valeu pela dica, anotada!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  7. Esse genero confesso que não é tao minha praia.. ja tentei ler alguns e nao funcionou nenhum pouco, nem em audiovisual funciona comigo. Gosto mais quando é focado nos personagens do que em investigacao, detetives, sem ser muito policial rsrsrs

    ResponderExcluir
  8. Fábio!
    Gosto muitodesse gênero, ainda mais quando tem uma pitada de humor.
    Me lembrou muito os livros do Sherlock.
    Confesso que fiquei bem curiosa para ler e descobrir o que e como acontceu tudo.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  9. Olá! Hum... não conhecia o livro, mas fiquei curiosa sobre o enredo, ainda mais porque para me fazer de besta durante a leitura não é difícil, mas eu sempre me divirto, aliás, até prefiro (risos), por isso não tenho dúvidas de que ei de ser tapeada com essa história e está tudo bem!

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.