M de Monstra

Frances perdeu sua irmã em um trágico acidente, mas como boa cientista que ela é, conseguiu através de seus experimentos trazê-la de volta à vida. Acontece que Maura não lembra de nada antes de acordar, apenas do vazio. Frances acredita que isso é apenas temporário e que sua memória logo vai voltar ao retomar a rotina que as duas tinham e ao reviver tudo que Maura sempre gostou.

Esse quadrinho trata basicamente disso, de expectativas que são colocadas sobre nós e da busca por uma identidade própria. Todos esses questionamentos são feitos de uma forma bem sensível, emocionante e ao mesmo tempo metafórica, já que a reconstrução de Maura pode ser vista como uma metáfora viva.

Quando Maura revive, é como se ela fosse uma tela em branco e toda a sua vida passada fosse as expectativas impostas a ela sobre sua irmã. Isso causa um confronto psicológico nas duas. A primeira não quer exatamente aquilo, mas não quer desapontar a irmã, enquanto a segunda não entende o motivo de Maura não querer fazer mais as coisas que ela tanto gostava. Isso pode ser interpretado também como o fato de que com o tempo as pessoas mudam de gostos e opiniões.

M de Monstra

Como eu disse antes, tudo isso é feito de forma muito sensível, com todos os personagens conseguindo passar para o leitor de forma clara todas as emoções que estão sentindo, e com uma trama que é ao mesmo tempo tocante e divertida. O leitor com certeza vai sentir várias emoções no decorrer da leitura, principalmente no final, em que os mais sensíveis podem acabar até derramando algumas lágrimas, já que é no momento do “confronto” entre as duas irmãs - as emoções estão mais afloradas e a chuva de verdades desaba sobre as duas.

O quadrinho é todo trabalhado em três cores: branco, preto e verde (pelo menos eu considero como verde rsrsrs). Isso por incrível que pareça, combina muito bem com a história e deixa o visual muito bonito. Os traços também são muito bons e, como já disse antes, demonstra bem as expressões e sentimentos dos personagens, sem contar que fica claro também a questão racial de cada personagem, todas muito bem trabalhadas.

M de Monstra é o segundo quadrinho lançado pela Suma (sem contar as continuações de Lore Olympus) e foi mais um acerto da editora. Ele é volume único, então pode ler tranquilo sem se preocupar com continuações. Mas aposto que depois que terminar de ler com certeza irá querer mais.

Título: M de Monstra (exemplar cedido pela editora)
Autora: Talia Dutton
Editora: Suma
Páginas: 224
Ano: 2023 (Ano original 2022)
Adquira: aqui

8 comentários:

  1. Quero demais ler esse quadrinho!!O jogo de cores é perfeito demais e a história!!Uma versão feminina de Frank que parece sensível e com certeza, humana!!!
    Com certeza, espero de coração comprar ela em breve!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  2. Oi, Fábio! A HQ traz um questionamento que gosto muito dentro da literatura que são os limites da ciência. E tudo isso abordado de forma sensível e as emoções bem trabalhadas pela autora. Fora o trabalho de arte que está muito caprichado. Já vou adicionar aqui nos desejados.

    ResponderExcluir
  3. Essa paleta de três cores foi um acerto e tanto! Deu, ao mesmo tempo, um ar sombrio e triste, exatamente como imagino ser a história.
    A história da HQ tem me conquistado e acredito que curtiiria ler

    ResponderExcluir
  4. Tus publicaciones son geniales, ¡sigo tu blog y lo disfruto mucho! ¡Felicidades!

    tubidy vídeos mp4

    ResponderExcluir
  5. aaah eu to bem curiosa em ler essa hq.
    queria ler frankenstein antes, mas acho que nao seja tao necssario assim ne.
    acho que vou ler ela em breve.

    ResponderExcluir
  6. Olá
    Não sou leitora desse tipo de publicação,a premissa é interessante sobre esse trazer alguém que já morreu de volta a vida .Tem uma mensagem que faz refletir sobre os limites da ciência, até onde ela poderá ou não, ir.

    ResponderExcluir
  7. Olá! Eu estou virando a louca das HQs, por isso, já gostei de mais essa dica, gosto desse tipo de leitura que aparenta ser mais simples, mas está carregada de mensagens para que possamos refletir, quanto as cores, fiquei na dúvida aqui se não seria um azul piscina (brincadeirinha).

    ResponderExcluir
  8. Oieee,
    Já tinha visto esse livro, mas não sabia muito sobre a história, isso porque não sou muito de ler HQ, tirando heartstopper. Gostei bastante da trama e fiquei bem curiosa para conhecer a história. Alias, tem momentos que vejo verde e outros azul.. kkkkkkk

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.