Boys in the Valley

Peter Barlow presenciou uma enorme tragédia que o deixou órfão, isso fez com que o garoto fosse parar no orfanato St. Vincent, um lugar comandado por padres - lá os garotos rezam, estudam, ajudam nos afazeres, entre outras tarefas. As coisas permanecem relativamente calmas.

Pelo menos até um grupo de homens chegar pedindo ajuda durante uma noite de tempestade de inverno, com um deles ferido de forma grave. Para piorar, esse homem exibe símbolos ocultos cravados em sua pele e, quando ele morre, alguma coisa parece ter sido liberada no orfanato.

As crianças então começam a agir de forma estranha. Algumas começam a formar grupos, crianças que antes não se davam bem começam a andar juntas e algumas até começam a morrer. Logo Peter percebe que talvez ele também tenha que escolher um lado e formar seu próprio grupo, caso queira sobreviver e entender o que está acontecendo.

Tinha um tempinho que eu não lia terror, mas felizmente quando li, veio com esse livro, que desde o começo eu tinha percebido que iria acabar favoritando. Logo nas primeiras páginas, com o relato de como Peter acaba ficando órfão, você já fica preso na leitura e percebe que aquele livro vai te entregar muita coisa.

E entrega mesmo! A cada capítulo a coisa vai escalonando, o suspense aumenta e tem muitas cenas que provocam os mais variados tipos de emoção, como raiva, tristeza, horror, alegria e por aí vai. E quando falo que vai escalonando não é à toa. Em determinado momento, a coisa fica tão tensa que você não sabe mais o que pode acontecer e como as crianças podem sobreviver ao que está se passando. Tem um plot twist atrás do outro.

A escrita do autor favorece demais isso, sendo muito boa. Tem cenas que você pode sentir a angústia e o desespero dos personagens. Inclusive não recomendo que você se apegue a nenhum personagem. Aqui, nenhum está a salvo, seja da criança mais nova, até o adulto mais velho. E algumas cenas são bem pegadinhas, mas todas de uma forma que condiz com o comportamento e situação pelo qual o orfanato passa, não sendo feitas apenas para chocar.

O livro apresenta também uma questão muito forte sobre religião, suas crenças e as escolhas que as pessoas fazem. Será que o mal acontece apenas devido às escolhas que fazemos, ou será que existe também algum tipo de maldade que não podemos ver? Será que estamos condenados pelos nossos atos ou ainda podemos ter salvação e nos redimir?

Esses são temas muito bem construídos durante a leitura e é possível notar em vários personagens algum tipo de dualidade e questionamento sobre certos atos. Os protagonistas da obra são todos muito bem desenvolvidos e suas relações entre si também.

Boys in the Valley é um livro que me conquistou rapidamente, e acabei até indicando a Darkside para um futuro lançamento, pois é muito a vibe dela. Com certeza adoraria ver esse livro ganhando as prateleiras e fazendo com que os leitores de terror daqui do Brasil passassem a conhecer esse livro que com certeza seria favoritado por muitos aqui.

Título: Boys in the Valley (exemplar cedido pela editora)
Autor: Philip Fracassi
Editora: Orbit
Páginas: 342
Ano: 2023 (Ano original 2021)
Adquira: aqui

8 comentários:

  1. Olha que enredo fabuloso!!!Lembra em alguns pontos, um livro do César Bravo, Ultra Carnem, ao menos na parte do orfanato, só que no livro do César, é um cigano.
    Mas eu amo o gênero e claro que já vou ficar aqui torcendo para a Editora abrace o presente.
    Eu adoraria ler!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  2. Um livro bem intenso! Onde a angústia é palpável a cada página. Especialmente por se tratar de um grupo crianças.
    E sim, é a cara da Darkside esse livro

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito de qdo debate religiao e coisas assim, mas confesso que ainda n li nada de terror, o mais perto foram misterios, coisas mais psicologicas q adoro. Fiquei curiosa em ler esse mas tb receosa kkkkk. Espero gostar!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Fábio! Que premissa instigante! Já me deixou completamente interessada. É muito a cara da Darkside. Gosto demais dessa dualidade em personagens e as questões abordadas são bem interessantes. Tensão e muitas reviravoltas me ganham fácil rs. Quero ler!

    ResponderExcluir
  5. Olá! Ao mesmo tempo em que a história me deixou bastante curiosa, principalmente por conta desse mistério, fiquei também para lá de assustada, ainda mais porque sou daquelas que se apega fácil aos personagens (risos), e terror não é bem a minha vibe, mas quem sabe se realmente rolar uma publicação por aqui eu não me arrisque.

    ResponderExcluir
  6. Olá
    Não é o meu estilo de leitura, acho que faria muito sucesso entre os fãs do gênero

    ResponderExcluir
  7. Oi, Fábio!
    Já comigo faz um tempão que li um livro de terror rsrs, lia bastante na minha adolescência, mas atualmente livros desse gênero não costumam me atrair tanto ao ponto de eu decidir ler :(
    E sua recomendação de "não se apegue a nenhum personagem" já me desmotiva a ler Boys in the Valley pois me apego fácil fácil aos personagens rsrs.
    Mas parece ser uma ótima dica para quem gosta do gênero.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  8. Oieee,
    Nossa, lendo a resenha e suas opinões me lembra muito a filmes de terror. Parece ser bem eletrizante e com bastante reviravoltas, já fiquei curiosa para saber a história toda. Para uma boa espectadora de Grey Anatomy, com certeza não iria se apegar a personagens ou não né.. kkkkkk

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.