Todas as boas pessoas daqui

Depois de uma onda de ressaca literária que durou uns 3 meses, estou de volta. Somente um suspense policial para me fazer voltar à leitura. E “Todas as boas pessoas daqui” entrega uma história que vai surpreender.

Margot é a nossa protagonista. Uma jovem que cresceu com outras garotas do seu bairro e que sempre se incomodou com o caso de January – uma criança que foi encontrada morta horas depois de ter sido desaparecida. Margot nunca esqueceu desse fato, mesmo tendo seis anos na época em que ocorreu.

January e Margot eram amigas e vizinhas, e aquela história sempre a deixou intrigada. Vinte anos após o fato, já formada em jornalismo, ela retorna para sua cidade para cuidar de seu tio Luke e outro caso surge como o da January. Uma garotinha de apenas cinco anos desaparece e Margot decide investigar. Mesmo todos dizendo que as histórias não têm ligação, dentro dela a certeza é que o criminoso dos dois casos é a mesma pessoa. Será?

À medida que Margot se aprofunda no desaparecimento de Natalie, ela começa a suspeitar de que há algo sinistro naquela comunidade: uma espécie de pacto de segredos, o que pode desencadear o fim para muitas pessoas. O assassino de January pode ser a mesma pessoa que levou Natalie? E qual será o risco que ela corre ao tentar descobrir o que realmente aconteceu naquela noite vinte anos atrás?

É surpreendente como a autora desenvolve uma história que faz o leitor desconfiar de todos os personagens. Em alguns momentos a gente acha absurdo, mas isso torna a leitura envolvente. Acertei o assassino mais por desconfiança. Sabia que a autora não deixaria tudo tão claro, então busquei mecanismos para fugir do óbvio. E vou falar uma coisa que já comentei em outras resenhas por aqui... É incrível o poder que a mídia tem de culpar uma pessoa sem ter provas. E digo isso com total indignação. Não dá pra aceitar que pessoas sejam punidas porque a sociedade faz conjecturas e trata como se fosse uma verdade absoluta.

O final em aberto fica para o leitor refletir e tirar suas próprias conclusões. Fiquei aflita com isso, pois esperava uma resposta. Mas é um ponto positivo, pois deixa margem pra continuação – o que eu adoraria ver.

Espero que leiam! Principalmente se vocês estiverem em alguma ressaca literária (quase eterna) como eu fiquei.

Título: Todas as boas pessoas daqui (exemplar cedido pela editora)
Autora: Ashley Flowers
Editora: Faro Editorial
Páginas: 288
Ano: 2023
Adquira: aqui

6 comentários:

  1. Essa questao da midia lembro que abordou tb num livro do charlie donlea, que uma pena n gostei do livro, mas essa critica gostei bastante.
    Bem curiosa em ler esse livro.

    ResponderExcluir
  2. Quero muito ler Naty.
    Crio teorias todas as vezes que leio algo sobre o livro.
    E até o final aberto, do qual não sou fã, acredito que não vai me incomodar

    ResponderExcluir
  3. Oi, Naty! Amo histórias assim! É como se a gente seguisse os passos junto de quem investiga, na tentativa de desvendar todo o mistério. Leituras assim me fisgam. E finais abertos não me incomodam tanto, gosto de ficar imaginando o que teria acontecido.

    ResponderExcluir
  4. Eu sou fã de um final aberto rs sei lá, gosto de ficar pensando nas possibilidades. Sei que isso aguça um lado interno meu!
    A Faro é demais e esse livro é um dos mais desejados do momento e não vejo a hora de poder ler!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Esse é o tipo de leitura que deixa leitor preso na trama , elaborando mil teorias.Não sou fã de finais abertos,a não ser que tenha uma continuação.

    ResponderExcluir
  6. Olá! Eita que não sei se meu coração aguenta um final aberto assim (risos), brincadeiras à parte, está aí mais um mistério a ser desvendado, confesso que tenho pretensão zero de descobrir o culpado antes de terminar a leitura, mas vai ser divertido tentar, tentar e tentar.

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.