A Tempestade que Criamos

Nenhum livro que fale sobre guerra é fácil de ser lido, um livro que fala sobre uma guerra esquecida é mais difícil ainda.

Ambientado na Malásia de 1945, durante a ocupação japonesa, “A Tempestade que Criamos” é uma narrativa crua e forte sobre as condições a que foram submetidos os malaios sob o julgo do Império Japonês, focando na família de Cecily Alcantra, uma matriarca euroasiática que ajudou o Japão com espionagem e agora se culpa pelo que causou a sua família.

Quando pensamos na Segunda Guerra Mundial, lembramos do Aliados, dos nazistas alemães, do Holocausto, até mesmo das bombas de Hirsohima e Nagasaki, mas quase não sabemos dos crimes de guerra cometidos pelo Japão - esse livro fala sobre isso.

Da promessa de uma “Ásia para asiáticos”, para a realidade das mulheres de conforto, dos campos de trabalho e do racionamento de comida, “A Tempestade que Criamos” se divide em quatro vozes: Cecily, Jujube, Abel e Jasmin. Integrantes da mesma família que sofrem de maneiras diferentes o domínio imperial.

Mãe, filha, filho e filha partilham seus pensamentos sobre as diferentes colonizações que sofreram.

O ponto que mais me marcou no livro foi a forma como a autora falou da colonização britânica e da japonesa, o processo de racialização que os malaios sofreram na mão de diferentes algozes foi, logicamente, diferente. Em uma cena forte e indigesta, Cecily narra que Jujube, aos 6 anos, chega da escola de controle britânico dizendo que eles, os malaios, eram selvagens que seriam salvos da ignorância pela religião branca: o cristianismo.

Vanessa Chan não se prende a descrições gráficas e escatológicas dos eventos, é pela tristeza, pelo sentimento de impotência diante das barbáries que a autora fere o leitor.

Na personagem Yuki, uma menina de 8 anos, apresentada pelo ponto de vista de Jasmin, também de 8 anos, é que mais se vê o quanto a guerra é cruel. Yuki é uma mulher de conforto, ou seja, ela vive em uma estação onde os soldados japoneses iam para estuprar “prostitutas voluntárias”, mas que na maior parte do tempo eram garotas retiradas à força de casa.

Chan criou um livro muito bem escrito, que revolta e não oferece conforto nem mesmo no final, mas que deve ser lido, a arte da escrita não tem como função apenas confortar, o incômodo também é um sentimento válido na leitura.

Título: A Tempestade que Criamos (exemplar cedido pela editora)
Autor: Vanessa Chan
Editora: Paralela
Páginas: 272
Ano: 2024
Adquira: aqui

2 comentários:

  1. Um livro denso, triste e devastador mas ainda assim, necessário....
    Não sei se tenho coragem para ler

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ingrid! Aquela leitura que te faz sofrer e sangrar. Um contexto não tanto abordado e que eu desconhecia, mas que reforça os inúmeros horrores promovidos pela máquina brutal e cruel da guerra.

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.