Marius Grey é um garoto de 12 anos que vive em um cemitério. Ele é descendente de uma família que por gerações protege o cemitério, tomando conta dos fantasmas que nele habitam. Com Marius não é diferente, a única coisa que o diferencia é o fato dele fazer isso sozinho, já que o garoto nunca conheceu seu pai e perdeu sua mãe há menos de 2 anos.
Só que o jovem Grey não exerce apenas essa atividade. De forma oculta para não preocupar os mais chegados, Marius caça algumas criaturas que assombram os indefesos, com o objetivo de juntar moedas mágicas que futuramente ele pretende usar para um certo propósito enigmático. A única que sabe dessa tarefa oculta é Rhiannon, uma sereia, que apesar de todas as improbabilidades se tornou a melhor amiga de Marius.
Juntos os dois vão se meter em alguns perigos e situações emocionantes. Se meter com pessoas amorosas, mas também bem suspeitas ou até mesmo maléficas. É uma aventura bem divertida em mais uma série infantil da Faro Editorial.
A primeira coisa que eu associei ao ler "Entre Monstros e Fantasmas" foi ao seriado Supernatural, já que caçar criaturas e salvar pessoas aparenta ser o negócio da família. A diferença é que substituímos dois irmãos por um garoto de 12 anos que tem um objetivo secreto em mente e que usa isso como incentivo para suas caçadas.
A questão da idade do garoto é uma das poucas coisas que me incomodaram. Tudo bem que talvez ter 12 anos seja um fator relevante para que o público alvo possa se relacionar com o personagem, mas ainda assim achei que o protagonista parece ter mais idade do que realmente tem. Em alguns momentos eu esquecia que ele tinha apenas 12, parecendo mais que tinha 18. Certo que Marius passou por algumas situações que o forçaram a amadurecer mais cedo, porém, ainda assim parece não combinar.
Isso é apenas um detalhe que não interfere na diversão do livro, que nos apresenta um universo bem rico e interessante. Todo monstro que aparece vem acompanhado com sua origem no folclore, o que deixa o leitor duplamente imersivo, tanto na história como na mitologia. Para completar, a ambientação do livro se passa em Nova Orleans e não tem lugar melhor e mais místico do que lá para se trazer histórias do tipo.
Com apenas 153 páginas a leitura se torna bem rápida, permite que o leitor termine no mesmo dia (dependendo da idade e hábito de leitura). Só gostaria que tivesse algumas ilustrações pelo livro. A história por sinal é fechada, mas deixa um pequeno gancho para o segundo volume, que no momento que posto essa resenha, está sendo lançado lá fora nos EUA. Já fico no aguardo, pois gostei de conhecer Marius Grey e seu livro de monstros. Espero que a Faro não demore muito em trazer o próximo volume.
Título: Entre Monstros e Fantasmas (exemplar cedido pela editora)
Autora: M.R. Fournet
Editora: Faro
Páginas: 160
Ano: 2024 (Ano original 2023)
Adquira: aqui
É um livro curto e me parece bem fluido, com momentos divertidos e também tensos, afinal caçar monstros deve ter seus perigos.
ResponderExcluirSim, Marius ter apenas 12 anos e se aventurar assim, pode soar meio incongruente.....
Eu amo um livro juvenil, ainda mais com essa pegada de cemitério, fantasmas e salvamentos rs
ResponderExcluirA idade é legal rs mesmo achando que poucos garotos hoje em dia, teriam tanta coragem!
Faro né? Eu amo e com certeza se puder, quero ler!
Beijo
Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor
Oi, Fábio! Adorei isso de sair caçando monstros. E ainda temos a origem de cada criatura expandindo mais esse universo. Concordo que seria bem legal se pudéssemos ter acesso à ilustrações. Mas me pareceu uma aventura bastante divertida pra curtir em um dia.
ResponderExcluirOla Fábio
ResponderExcluirMarius Grey deve viver altas aventuras nesse livro.Gostei desse lance do autor escrever sobre a origem de cada monstro que aparece na trama .