Bichinhos de pelúcia são fofos e muitas pessoas adoram tê-los em casa, mas você os teria se soubesse que existe alguém por trás daqueles olhos de vidro te observando?
Essa é a premissa de Kentukis, livro de Samanta Schweblin, lançado em 2021 no Brasil pela Fósforo Editora. A obra foi finalista do International Booker Prize e, depois de ler, entendi o porquê. Aqui vão 5 motivos para você ler o livro:
1. Estrutura do livro
A obra de Schweblin não é uma narrativa linear, é dividida em contos que tem continuação, mas cabe a você entender a ordem e lembrar do que foi dito anteriormente, achei isso bem interessante, é um exercício de memória e fará com que você preste atenção no que está lendo para não perder nada.
2. As diferentes histórias
Cada conto carrega uma narrativa bem distinta, nenhum é igual, a única coisa que os liga são os kentukis (as pelúcias robóticas), mas cada personagem os usa de forma diferente.
3. Duas perspectivas
No livro, você pode comprar o kentukis ou comprar o direito de licença de um, ou seja, você ser o vigiado ou o que vigia, e às vezes um conto é sobre alguém com o kentukis, outras vezes alguém controlando o boneco.
4. Pensar sobre a vida
É inevitável não se perguntar se já não estamos numa era de kentukis com o boom das redes sociais, os celulares em mãos o tempo todo. O livro de Schweblin deixa a sensação de que já estamos vivendo tudo aquilo, só não nos demos conta ainda.
5. Conhecer mais da literatura da América Latina
Não é culpa nossa que a maior parte dos livros que lemos seja da Inglaterra ou dos Estados Unidos, o mainstream atinge até a literatura. Esse ano estou numa busca para ler mais obras da América do Sul. Schweblin é argentina e tem muitas outras obras que podem ser igualmente apreciadas, mas sugiro começar com essa.
Leia Kentukis e se delicie com um futuro presente.
Título: Kentukis
Uauuu. Que diferente.
ResponderExcluirO questionamento que o livro trás é sem dúvida bem reflexivo
Muito legal e importante, você sair do eixo EUA- Inglaterra e ler mais livros sul-americanos
Eu sempre fico olhando para os bichinhos de pelúcia daqui de casa(e são muitos, pois dona Rafaela ama e eu também rs) e me pego perguntando se eles estão nos vendo rs(curioso isso agora)
ResponderExcluirClaro que já adorei os motivos e vou procurar saber mais sobre o livro!!!!
Beijo
Angela Cunha Gabriel
Oi, Ingrid! Já tinha visto falar sobre esse livro e a premissa já havia me deixado bastante curiosa. É impossível não fazermos um paralelo e trazermos para a nossa realidade as questões abordadas no livro. E legal termos as duas perspectivas para compor as diferentes narrativas.
ResponderExcluirAchei a premissa do livro bem diferente.E também traz importantes reflexões sobre o que estamos vivenciando, com o uso cada vez mais das redes sociais,acho que podemos ,na vida real,substituir o bichinho de pelúcia pelo celular rsrs .
ResponderExcluir