O sertão vive uma das maiores secas da sua história e com isso as pessoas ou partem em busca de uma vida melhor ou então acabam se envolvendo em atividades ilegais, como atacar os viajantes que ainda possuem um resto de água. Uma das poucas pessoas que ainda permanecem no local é Delia, uma garota que mora com a sua avó em uma casinha no meio do sertão.
Ao ver que sua avó está começando a definhar por preferir entregar a sua parte da água que restou para sua neta, Delia decide partir para tentar trazer o recurso natural de volta para a terra. Nesse meio caminho ela vai passar por várias dificuldades e conhecer novas pessoas que irão ajudá-la no meio do caminho.
Grande parte da coragem que Delia tira para poder viajar vem das histórias que ela sempre escutou, de guerreiros que enfrentam os perigos independente das dificuldades que apareçam pelo caminho, mantendo sempre a esperança mesmo que tudo pareça perdido. Essa histórias são representadas as vezes no quadrinho, sendo uma clara referência a Zelda, onde o herói é muito parecido com Link (personagem do jogo Zelda), o que torna tudo mais interessante e mostra um pouco do quanto o mundo em que a garota vive é repleto de fantasia.
Mas essa questão de enfrentar as dificuldades é também a grande mensagem da história. Através de um mundo fantástico Jun Sugiyama nos trás uma trama que faz com que o leitor perceba a luta dos menos afortunados contra aqueles que detêm o poder e o dinheiro e todas as consequências que isso trás para uma grande parte da população. Sendo que se as pessoas não lutarem por seus direitos a tendência é piorar.
Os traços do Alexandre Carvalho são maravilhosos e só pela capa da HQ eu diria que quase poderia ser uma história dos estúdios Ghibli se caso o filme se passasse no Brasil. Aliás, não só pelos traços, mas a história e os personagens encontrados nesta aventura inteira passaram uma certa vibe Ghibli para mim.
Além de tudo isso, a edição conta com alguns extras e pequenas histórias sobre alguns outros personagens que deixam tudo mais interessante. O único mal para mim foi que achei a história curta demais, me deixando com vontade de mais. Porém, recomendo e muito, sendo uma ótima HQ para se ler e ter em casa.
Outras fotos:
Título: Romaria (exemplar cedido pela editora)
Autor: Jun Sugiyama
Editora: JBC
Páginas: 144
Ano: 2024 (Ano original 2018)
Adquira: aqui
Uma HQ com muita brasilidade. Contando a história de muitas pessoas reais do Nordeste.
ResponderExcluirE claras referências a grandes clássicos do gênero
Oi, Fábio! Legal essa referência à Zelda! E, além da jornada de Delia, podemos acompanhar histórias paralelas, sobre diferentes personagens, relatos contados de outros tempos, e que serão importantes nessa busca por recursos que possam garantir a sobrevivência. Sei que vou me encantar pela protagonista!
ResponderExcluirA dura realidade em quadrinhos milimetricamente mostrado em imagens tão reais e dolorosas.
ResponderExcluirComo Délia, tantos nordestinos, brasileiros, humanos, buscam melhorias em suas vidas.
Uma romaria, uma jornada!!!!
Como não a conhecia, claro que já preciso ter essa preciosidade em mãos!!!!
Beijo
Angela Cunha Gabriel
Uma HQ que relata a triste realidade de um povo sofrido, guerreiro, esquecido.Muito verdadeira essa mensagem que a publicação traz sobre luta dos menos favorecidos contra aqueles que detém o poder mas nada fazem pela população que sofre.
ResponderExcluir