Alerta Vermelho

Um robô com funções de proteger e matar de acordo com as ordens que recebe certa vez descobre uma falha em seu sistema que lhe permite ser hackeado e tornar-se independente.

Só que ele não quer fazer mal, na verdade, ele só quer que ninguém descubra e o deixe em paz, para que possa ver suas séries baixadas no seu feed em paz.

Mas em uma missão de proteção aparentemente simples, em um planeta desabitado, acaba saindo de forma inesperada, o que leva a circunstâncias cada vez mais difíceis de manter seu segredo a salvo.

Alerta Vermelho é o primeiro livro da série Murderbot Diaries, escrito pela Martha Wells e ganhador dos prêmios Hugo, Locus e Nebula. Lançado aqui no Brasil pela Aleph.

É um livro curtinho, mas bem divertido, onde tem como principal ponto a luta do robô (ele não tem nome) em se autodenominar algo, mas ir percebendo que o que ele fez e como as pessoas o enxergam o faz se questionar se realmente não tem um algo a mais ali.

Da para dizer que esse primeiro livro é apenas o ponto de partida para uma jornada sobre autoconhecimento, mas claro que com toda uma base de ação. Mas uma coisa que já dá para sacar logo nesse volume é a ironia.

O robô é um personagem bem interessante, porque ele simplesmente não liga muito para os humanos e tem sacadas e reações bem irônicas ou cômicas às vezes, tirando algumas risadas dos leitores. Seja ao analisar uma situação que está indo mal ou simplesmente ao ser questionado sobre sua série preferida.

Isso é um baita diferencial para esse tipo de livro e que me faz ficar mais curioso para os outros. Espero muito que a Aleph continue trazendo todos os volumes. Inclusive, em maio sai uma adaptação desse livro pela Apple TV. Com certeza vou conferir.

Até lá, aproveitem essa leitura.

Ps: Esse livro também foi o retorno do nosso grupo de leitura coletiva. O Mundos Fantásticos. Se você quiser participar do grupo, é só ir no meu insta ( @fabiopedreira1) e clicar no link da Bio

Título: Alerta Vermelho
Autora: Martha Wells
Editora: Aleph
Páginas: 216
Ano: 2024 (Ano original 2017)

2 comentários:

  1. Que premissa interessante!
    Em um mundo de Cassandra, esse robô, pelo menos nesse primeiro livro, é um alento kkkk. Também queria não ligar para os humanos e ficar de boa, assistindo séries kkk

    ResponderExcluir
  2. Ótimo artigo! Conteúdo rico em informações interessantes e úteis. Obrigado por compartilhar.

    Meu blog: Como configurar o whatsapp gb

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.