Contos Fantásticos é uma antogia composta por 4 contos escritos pelo autor Warley Marins. Como o próprio nome do livro sugere, todos levam algo de fantástico nele, sendo principalmente o sobrenatural como pano de fundo. O único que talvez não possua essa pegada fantástica seja o último, mas ainda assim é um baita conto.
Mais uma vez esse ano eu me deparo com uma antologia e novamente saio satisfeito com o resultado, o que, como já disse, é complicado devido muitas vezes existir disparidades de qualidade entre os contos. Talvez, pelo fato dessa se resumir a apenas 4 deles, isso tenha facilitado o processo e permitido uma qualidade maior.
Todos foram bons em sua proposta, mas destaco principalmente o primeiro e o último. É incrível como no conto inicial (e nos dois seguintes) o autor conseguiu passar uma atmosfera muito Lovecraftiana, com alguns toques de Poe no meio.
Arrisco dizer que se lhe desse o conto para ler sem dizer de onde veio ou quem escreveu, você poderia dizer logo de cara que era um conto do Lovecraft. Algumas coisas me vem logo a mente, como O Corvo do Poe ou O Modelo de Pickman do Lovecraft. Com uma vibe sombria, pinturas assombradas e vilarejos enfrentando um mal indescritível.
Isso se repete um pouco no segundo, mas sendo transportado para a segunda guerra e tendo um toque maior de ficção científica, mas ainda assim, com vibes Lovecraftianas
No terceiro é que a coisa muda, passando mais para uma pegada medieval e fantástica, me lembrando muito a história nórdica de Siegfried, mas com um final mais feliz.
Por último, temos o conto final, onde pode se dizer que se passa nos tempos atuais e é sem sombra de dúvida o mais emocionante de todos, fechando com chave de ouro.
Apesar desse sim parecer destoar um pouco da proposta, por ser algo mais "realista", digamos assim, do resto. Mas como disse, vale muito a pena.
Uma coisa que pode incomodar ou não alguns leitores é a escrita. O autor usa uma escrita rebuscada, que dá uma ideia de linguagem antiga. Mas ao contrário de alguns livros atuais que li e tentavam simular isso, nesse o Warley consegue fazer de uma forma que continua fácil de entender e até combina com a atmosfera do livro. Tanto que no último conto essa linguagem já não é tão rebuscada assim.
Então, possa ser que algum leitor não goste, mas outros se acostume e veja que não tem dificuldade na leitura.
De resto, recomendo muito esse livro para todos. Um baita livro que me surpreendeu bastante.
Título: Contos Fantásticos (exemplar cedido pelo autor)
Autor: Warley Marins
Editora: Independente
Páginas: 200
Ano: 2025
Nenhum comentário:
Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.