A censura é tão antiga quanto a sociedade humana. O ato de censurar é uma forma clara de tirar o direito do cidadão. Mas para algumas pessoas ela representa a violação do direito de livre expressão; para outras representa um instrumento necessário à defesa dos princípios morais. Hoje em dia é perceptível o acesso a comunicação através da televisão e via internet, como as principais fontes de informação. No entanto, o aborto de tais informações, criaria uma população sem direito à verdade. Entre tantos pontos negativos que a execução da censura traz está o aumento da corrupção política indiscriminadamente. E o que nós, indivíduos da sociedade brasileira, poderíamos fazer? Nada, visto que com a censura estaríamos cegos e sem informações não podendo exercer nenhuma reação. Muitos usam como justificativa o fato da internet dar acesso a sites que vão contra os “bons costumes” e incentivem a marginalização, a pornografia; mas esquecem eles que ela é uma grande ferramenta para um conhecimento amplo e enriquecedor.
Ao invés de censurarem, o que seria mais lógico é que se proponham campanhas de incentivo da informação, da cultura e do pensamento crítico. E os pais ensinassem aos seus filhos o que fosse certo e errado, mas é claro... Com um grande incentivo do poder. As coisas ruins existem, mas não devemos censurá-las. As pessoas precisam ter conhecimento das podridões que estão por trás das câmeras e dos políticos. Cabe a nós, seres pensantes, depois, julgá-los e opiná-los sobre
a melhor forma de ver e encarar as coisas.
A censura existe, de alguma forma, em todas as comunidades humanas, presentes ou passadas e em qualquer parte do mundo, mas é preciso mostrar as realidades. A pior coisa não é revelar as verdades e sim ocultá-las para encobrir os corruptos que estão por trás delas.


Pauta para
Blorkutando

14 comentários:

  1. Minha maninha sempre com coisa pra se refletir!
    bjos querida
    bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  2. A censura é o novo chicote dos opressores. E atualmente tem vindo travestida de várias formas e todas elas extremamente mutáveis , tornando-se muitas vezes quase brinquedinhos autodestrutí-
    veis.
    Viraram um SPAM, uma droga de ferramenta que tá sempre onde não devia e quando a gente quer se livrar dela, acaba arrumando um monte de problemas e prejuízos.
    Um veneno maldito e sempre mal explicado,e que tenta sempre incapacitar nós pobres mortais, dotados de opiniões diversas.

    E você Naty, sempre metendo o dedo na ferida.
    Ficou demais o texto (só pra variar)
    Bom final de semana lindonaaaaaaaa.

    Beijo e bora viver porque eu quero é mais!
    Ale

    ResponderExcluir
  3. Naty isso é complicado em uma sociedade dita democrática!

    Um beijo da Ju

    ResponderExcluir
  4. amiga minha... é lugar comum, mas o pior dos cegos é mesmo aquele que não quer ver; a coberto do argumento embrutecedor que é "nós sabemos o que é bom para todos", há um "eles" que nos ultrapassa há muito... já os imperadores romanos sabiam que o "panis et circenses" são fundamentais! E o vulgar mortal, pensa mesmo que sim... haja futebol e novela, e tudo está nos seus lugares!
    Mas o "filme" de que somos actores principais hoje, há muito que Orwell escrevia em 1984... com menos cor, é certo, mas não muito longe do que o autor imaginava.
    E "para nosso bem", toleramos todos os cerceamentos de liberdade, sempre em nome de algo superior: seja em nome de Deus ou a Ciência, "alguém" sabe sempre o que é bom para si e para mim, Natalia!

    Um imenso abraço, de animo e persistência

    Leonardo B.

    * se puder, como "burro velho" que sou, sugerir duas leituras: o próprio 1984, de George Orwell e o How to Cure a Fanatic (no original) do Amos Oz... na volta recomenda-me a Natália duas leituras, também, ok? ;)

    ResponderExcluir
  5. realmente,concordo que é sempre melhor que as pessoas tomem conhecimento do mundo em que vivem, do que viverem achando que está tudo perfeito.

    adorei o post...bem direto.
    boa sorte!
    =*

    ResponderExcluir
  6. "Pai, afaste de mim este 'caa-se'".

    Ainda há censura sim, mas já melhorou muito!! Agora onde estão os seres pensantes????

    Beijo

    ResponderExcluir
  7. A maior censura é a que fazemos com nós mesmos.

    ResponderExcluir
  8. iih, a censura ta em todo luugar!
    :*

    ResponderExcluir
  9. "Ao invés de censurarem, o que seria mais lógico é que se proponham campanhas de incentivo da informação, da cultura e do pensamento crítico."
    de fato! arrasou, natalia! adorei!

    ResponderExcluir
  10. Hum...
    Gostei da tua maneira de discutir esse assunto...

    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Naty, vou tatuar no teu blog: você escreve bem demais!!! Que texto!

    O video que voce não pode ver tem muito a ilustrar este texto. Vou deixar o link aqui ( ta no meu orkut tb).


    http://www.youtube.com/watch?v=KTUaF6803FA


    Beijoooooooo!

    ResponderExcluir
  12. Ué... falou! Onde eu assino?

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.