Alguns poderiam achar que seria um grande paradoxo ouvir dizer que deu uma pane geral no país e que não haveria, por tempo indeterminado, acesso à internet e estaríamos impossibilitados de usar os aparelhos celulares ou até mesmo que o próprio governo brasileiro resolveu abolir os meios comunicativos – banda larga e celulares – para que nos conscientizasse sobre a importância do contato mais “humano” ou porque haveria organização de outros determinados países que pudessem prejudicar o nosso.
E aí? O que fazer num caso desses? Será mesmo que sobreviveríamos a isso?
Na realidade somos adeptos ao meio em que vivemos. Somos acostumados ao que nos é proposto, por pior que seja.
Tantas pessoas trabalham, o ascendente tira seu “último suor”, e o que elas fazem? Continuam, porque precisam daquela “miséria” que ganham, comparado ao tanto que fazem. Submetem-se às exigências, para garantir o sustento e até mesmo o próprio emprego. Acabam, com o tempo, acostumando-se com a realidade – claro, isso não é uma regra, mas geralmente é assim.
Antigamente, nossos antepassados, não tinham tanta acessibilidade aos meios de comunicação que temos hoje e sobreviviam – mais do que muitos, atualmente.
Crianças, aos 9 anos de idade – ou até menos – estão conectadas, viciadas em mexer em celulares, mandar torpedos, ler suas mensagens diárias nos sites de relacionamentos e por aí vai – ao que chamamos de fim. Fim, porque elas acabam seguindo uma rotina e deixam de brincar, de aproveitar a infância com atividades que trabalham o desenvolvimento corporal, para relacionar-se virtualmente. Onde iremos parar? Onde estamos, de fato, chegando?
Ao acordar, milhares de pessoas, nem sequer tomam o seu café matinal e já sentam em frente a tela do computador para lerem seus e-mails, enviarem outros e assim segue a rotina viciosa.
Tudo com moderação é aceitável. Nada em excesso faz-nos bem e isso é uma delas. A internet foi feita para auxiliar-nos, é um instrumento para o trabalho, estudo, pesquisa e relacionamento – seja com pessoas próximas ou não. Ela facilita nosso convívio. Porém, há aqueles que extrapolam os limites e uns são necessários internarem, pelo quadro vicioso estar tão avançado.
Ouvir dizer: “O acesso a internet e a telefonia celular estão bloqueados”, com certeza seria um choque para muita gente – ousaria dizer para todos. Mas serviria de lição também. Às vezes é necessário desligarmo-nos um pouco do mundo para ligarmos o pensamento em nós mesmos, procuramos saber o que estamos fazendo de certo e errado. Serviria também para aprendermos a sentir falta das pessoas que estamos diariamente nos comunicando e muitas vezes nem sequer valorizamos. Assim, também, teríamos um tempo para lermos, tirarmos momentos de lazer com a família e amigos. Fazendo isso, tornar-se-ia uma rotina e ao voltar o funcionamento das redes, manteríamos aquilo que estávamos fazendo como o prazer diário e a internet seria apenas a válvula de escape – ou, por mais que ainda fosse um vício, a rotina do lazer, na maioria dos casos, ainda tornaria um hábito. Pois aquilo que fazemos e gostamos, queremos praticá-los sempre.
A banda larga nos ajuda e muito, mas é preciso sairmos um pouco e deixarmos o computador desativado, para que a vida fora dele possa ter o “UP” devido, por mais que para isso seja necessário dar uma reiniciada ou ainda passar o antivírus para tirarmos todo resquício vicioso que há em nós.


*1° lugar na edição Blorkutando

10 comentários:

  1. Nossa!!!mandou bem...belo texto...eu vou dizer se falassem que iria acabar com INTERNET...E CELULAR...eu acho que eu teria um colapso do coração...pq.eu sou doente por internet...e celular então nem se fale...kkkkkkkkkk!!!o mundo acabaria para mim na hora...e quem é que vive sem essas duas tecnologias...ninguém mais...é vício doentio...acho até que é pior que drogas...kkkk..ameii!!desejo á vc.um fds.cheio de amor...bjus queridaaa!!

    ResponderExcluir
  2. ''Às vezes é necessário desligarmo-nos um pouco do mundo para ligarmos o pensamento em nós mesmos...''

    Seu ponto de vista é absolutamente perfeito! E infelizmente o mundo anda assim... sem tempo para cada um muito tempo para vícios...

    beijos

    ResponderExcluir
  3. É o que eu sempre digo... mas acho que não só a internet, mas também a televisão e outros meios de comunicação. A TV incentiva demais a ficar "antenado" em muitas futilidades e tomar atitudes na minha opinião imaturas e desastrosas.

    Moçaaaa, mudei de blog, voltei para o link antigo:

    http://meucadernorosa.blogspot.com/

    Beijosss

    ResponderExcluir
  4. Em primeiro lugar, parabéns pelo primeiro lugar! haha
    Texto muito bem escrito.
    Infelizmente isso é a mais pura verdade, as pessoas passam cada vez mais tempo se relacionando através da internet, e deixando a vida real de lado.
    A tecnologia foi aumentando e ser humano não teve maturidade o suficiente para acompanhar esse aumento, e foi no que se resultou, as pessoas não sabem tirar o devido proveito dessa tecnologia, e não só gastando todo o tempo na internet, mas também fabricando bombas e armas, enfim meios de se enriquecer.

    Ah esta perdoada sim, eu também estou meio sumido, faculdade e trabalho estão comendo o meu tempo.
    Mas sempre que der eu venho aqui visitar!
    Que bom que gostou dos selos, fico feliz.

    Grande beijo... Até mais!

    ResponderExcluir
  5. é tão assustador e tão real isso tudo que fico eu pensando em que hora do dia eu estou sonhando e em que hora eu estou vivendo...

    *parabéns pelo primeiro lugar... mesmo sem conhecer os outros textos q concorreram salta os olhos o seu merecimento...

    besos.

    ResponderExcluir
  6. Somos mandados pela tecnologia, e trabalhamos para sustentar esse vicio de consumo sem necessidade.
    Acho que não conseguiria viver sem internet... Como veria teu blog? rsrs
    Beijos Naty vou ficar no msn. Tu me grita!

    ResponderExcluir
  7. Cara, estou sem palavras! Muito bom mesmo, disse tudo :D E eu adorei a metáfora no final, rs. Enfim, parabéns, 1º lugar mais que merecido! E sobre o q vc comentou no meu post, era sobre aquilo que eu realmente estava falando, você acertou (: bjs :*

    ResponderExcluir
  8. Querida Naty,

    Realmente é complicado nos dias atuais ficar sem esses meios de comunicação. Como tudo em nossa vida é necessário cautela e ponderação. Existe vida além do mundo virtual. Existe um mundo além das telas que precisa de ser vivido com os pés no chão.

    Um belo post, Naty!

    Tenha uma linda quinta-feira

    Fica com Deus

    Um beijo de luz no seu coração

    ResponderExcluir
  9. Valeu mesmo o primeiro lugar! Bem coerente e explicativo e argumentativo! Boa Naty! Seus textos estão cada vez mais consistentes beijos saudosos

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.