À toda prova é o terceiro da série de Mickey Bolitar. Porém, não é necessário ler na sequência para entender, as obras são independentes. Não acompanhei as anteriores, mas já criei um grande carinho pelos personagens deste livro.

Coben sabe prender o leitor de forma magnífica e ficamos atônitos para ajudar Bolitar em suas situações conflituosas. Desde o início, o protagonista vive um drama pessoal e que comove todos ao seu redor: o pai foi dado como morto em um acidente de carro; a mãe sofre com o vício das drogas e está internada em uma clínica de reabilitação.


Indignado com a morte repentina, ele decide buscar maiores informações, pois nada o convence que seu pai está realmente morto. A obra começa empolgante e termina eletrizante. É de deixar o leitor de queixo caído.

Quando iniciei a leitura, não imaginei que o final seria tão surpreendente. Coben conseguiu superar minhas expectativas e não consegui desvendar todos os mistérios da história. Claro que alguns estavam claros, mas o ápice não eram esses descobrimentos.

Mickey é sobrinho de Myron Bolitar. Depois do acidente de carro e da morte de seu pai, ele passa a morar com seu tio, em Nova Jersey, porém, o relacionamento de ambos não era um dos melhores. É através dessa mudança repentina que ele se envolve nos enigmas do Abrigo Abeona juntamente com Ema e Colherada.

O protagonista resolve falar a verdade ao seu tio. Todavia, este parece não acreditar muito nos argumentos de Mickey, mas, mesmo assim, decide averiguar a veracidade dos fatos. Algo estranho acontece e que deixa ambos intrigados: o corpo de Brad não está no caixão e sim apenas cinzas.

Mickey é muito amigo de Ema e ele descobre que a moça tem um namorado virtual. Seu sentimento de amizade se confunde e, em certos momentos, o rapaz deseja beijá-la, mas resolve se controlar. Ema marca um encontro e o suposto namorado dela não aparece no horário combinado, seu amado some misteriosamente. Perdido em uma teia de ciúmes e medo, Mickey acredita que a jovem está sendo enganada e resolvem investigar o suposto sumiço.

A obra é recheada de histórias e o enredo não deixa a desejar. Para quem gosta de basquete, Coben acrescentou o esporte com diversos jogadores. Nosso protagonista também joga e tem o Troy como rival, o líder do time.

É impossível largar o livro sem descobrir cada detalhe. Coben encerra a obra sem deixar pontas soltas e proporciona satisfação ao leitor. Notei alguns erros, não foram nada graves. A diagramação é a padrão e, como sempre, adorável.

Quotes:
“Tudo mudou em um instante. Foi uma coisa que aprendi do modo mais difícil. O mundo da gente não desmorona pouco a pouco. Não se desfaz gradualmente nem se parte em pedacinhos. Pode ser destruído num estalar de dedos” (p.07).

“- [...] Só porque você faz o que é certo não significa que o errado não vai encontrá-lo” (p.82).

“- Para algumas pessoas, basta dizer que o forno é quente e elas não põem a mão. Mas outras pessoas precisam pôr a mão no forno. Precisam sentir a dor” (p.96).

Título: À toda prova
Autor: Harlan Coben
Editora: Arqueiro
Páginas: 224
Ano: 2015

3 comentários:

  1. Olá, Natalia.
    Quando li lá na outra resenha do Harlan que esse foi o livro que você menos simpatizou, resolvi vir aqui ler a resenha hehe. Eu não li nenhum dos livros da série do Michey ainda. Ele apareceu no último livro da série do Myron e confesso que não fui muito com a cara dele não. Mas quem sabe lendo os livros dele eu mudo de ideia.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  2. Olá, não conheço essa série mas me interessei por falar sobre basquete, algo que não se vê com frequência nos livros. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Eu li Mickey e pensei: pera aí, não era esse o nome dele. Só depois que entendi que ele é sobrinho do Myron euiheuiehuiehuieh eu juro que tento, mas não consigo entender esses livros do Harlan. A ordem deles e tal. Mas ainda bem que os livros são independentes! Acho que seria bem cansativo acompanhar toda uma saga focada em uma só coisa.
    Fiquei curiosa sobre as cinzas no caixão

    Beijos

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.