Não é novidade para ninguém que sou apaixonada pelas obras da Geração Editorial, especialmente por conter um cunho jornalístico e por trabalhar a nossa análise crítica. Às vezes, é bom fugir daquela coisa extremamente fictícia e embarcarmos em algo real. O caso Pedrinho é um desses livros que surpreende o leitor por conter e proporcionar uma forte emoção.

A história real, trazida por Alves, é de trazer comoção a qualquer coração petrificado. Um sequestro, ocorrido no Brasil, consegue ser desvendado após dezesseis anos. O garoto, Pedrinho, foi tirado dos braços da mãe biológica quando estava na maternidade, em Brasília, no ano de 1986. Foi um dos casos mais comentados e que parecia não existir solução.

Toda vez que surgia alguma espécie de prova, os pais do garoto alimentavam fortes esperanças. No entanto, com o passar do tempo, perceberam que isso era apenas algumas pistas falsas e que poderiam não dar em nada, contudo, mesmo assim, a esperança permanecia.

O repórter Renato Alves relata os bastidores da investigação policial, além de contar detalhes sobre a cobertura jornalística. Ele ainda faz um apanhado sobre os suspeitos do caso e como tudo foi resolvido. A obra causa uma enorme comoção enquanto lemos. É difícil ler e não nos colocarmos no lugar dessa família.

Os detalhes da obra são bem feitos e deixa o leitor intrigado a cada capítulo. Além da história da família e de Pedrinho, o autor fala sobre Vilma, a mãe de criação do garoto. Ela alega que não roubou o filho na maternidade, porém, as investigações são observadas em todos os detalhes e ela é uma das principais suspeitas pelo crime.

O leitor pode considerar a narrativa bem jornalística e sem fortes emoções, pois o que o autor quer nos passar é exatamente o caso em si, sem causar maiores sentimentos com sua narração. Acontece que a história já me parece carregada de emoções e proporciona-nos uma sensação forte e inesquecível.

A diagramação é simples, mas bem feita. Mesmo as páginas brancas não proporcionam uma leitura cansativa. A revisão foi bem feita, mas achei alguns pequenos erros que não desmerecem a qualidade e sentimentos contidos na obra. Recomendo a leitura a todos os apaixonados por um livro diferente e que te fará sentir como a família é a base de tudo. Ainda, nos mostra como é importante nunca perdermos a esperança em nada.

Quotes:
“- Se você for meu filho um nó de dezesseis anos será desatado e não vou te pressionar. Você já é um homem feito e decide o que é melhor” (p.17).

“- As nossas suspeitas estão confirmadíssimas. Aparecida e Roberta são a mesma pessoa” (p.129).

“Aos poucos vai conhecer a história que não viveu. Enquanto isso segue refazendo sua vida, a de seus pais e irmãos e acompanhando a distância o que ficou de seu passado” (p.225).


Título: O caso Pedrinho (exemplar cedido pela editora)
Autor: Renato Alves
Editora: Geração Editorial
Páginas:
304
Ano: 2015

4 comentários:

  1. A história do livro parece ser emocionante, e bem comovente, mas esse gênero literário não e um dos meus preferidos, mas a história do livro parece ser linda, e para quem gosta e uma boa indicação de leitura. Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  2. Fernanda Pedotte23/11/2015, 15:55

    Eu tb gosto muito de leituras assim. Esse caso eu achei impressionante depois de tanto tempo ser solucionado, realmente não tem como não lembrar.
    Gostei da sua resenha e vai pra minha enorme lista rs.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Naty!
    Gosto demais de livros que são baseados em fatos reais e esse foi um daqueles casos que acompanhei do início ao fim e gostaria de ler o livro.
    Muito boa sua análise.
    “Num filme o que importa não é a realidade, mas o que dela possa extrair a imaginação.” (Charles Chaplin)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá!!
    Concordo plenamente com você as vezes é bom fugir um pouco do mundo fictício e ler algo que nos remete a realidade e nesse ponto a Geração Editora é sempre uma ótima opção!!
    Não sabia da existência desse livro, e amei de coração conhecer ele aqui, esse caso é muito famoso e gerou bastante repercussão, e com certeza vai ser muito interessante ver as coisas como aconteceram nos bastidores.
    Bjocas!!

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.