Quando o assunto é Stephen King não é preciso esforço algum para iniciar uma leitura. Somente o seu nome na capa já é atrativo o suficiente para prender o leitor. Com suas obras acontece isso o tempo inteiro e, com Revival, não seria diferente. Quantos de vocês sabem o que é “quinto personagem”? Logo no início do livro somos apresentados a ele. Nosso protagonista declara que Jacobs é o seu e explica que esse “quinto personagem” surge para provocar mudanças.

Jamie conhece o reverendo Charles Jacobs, pastor da Igreja Metodista, quando ainda é criança. No entanto, a vida de Jamie parece mudar (e muda) quando o reverendo abandona a pitoresca cidade da Nova Inglaterra. Eles se conhecem de uma maneira inusitada: o menino brincava alegremente no quintal de casa com seus soldados de plástico, o reverendo aparece e começa a dar dicas para fazer uma batalha melhor e estratégica.

O grande Jacobs passa a ser o centro da atenção dessa cidade, todos se encantam com seu jeito e os sermões ministrados por ele, além dele, sua esposa e filho também se mudam para lá. Uma família doce e muito sábia, mas algo ruim está prestes a acontecer e transformar a vida de todas aquelas pessoas.

O personagem Charles, após passar por uma tragédia, começa a dedicar sua vida a investigar uma forma de eletricidade secreta que atua como curas milagrosas. Na realidade, a eletricidade está presente desde o início do livro, mas surge com mais intensidade depois de tudo o que acontece com o reverendo.

Após muitos anos, os dois se reencontram num momento bem conturbado na vida de Jamie. Agora, jovem, ele é integrante de uma banda que vive na estrada e, com ela, carrega as drogas e o sexo para onde vai. Charles propõe ao jovem uma forma de curar seu vício em heroína e, para isso, a vida de ambos será unida de maneira permanente.

A obra de King possui diversos atrativos para prender a atenção do leitor e envolve temas como vício, religião, fé, vida após a morte. A história não é tão assustadora quanto imaginei vindo dele, mas certamente é um livro que tirará seu sono, pois deixa-nos reflexivos e perturbados quando chegamos ao final.


Revival é narrado por Jamie e podemos sentir cada momento de agonia e de felicidade de forma intensa. É difícil não se colocar no lugar dele e imaginar sua tristeza e atitudes impensadas. Além disso, a obra nos revela o que acontece quando alguém é traído pela própria fé, quando as coisas parecem que vão seguir o caminho certo, mas acabam trilhando o da escuridão.

Os ensinamentos são vastos e cada um captará de forma diferente. Se o autor tinha como objetivo fazer o leitor refletir sobre o poder de manter a fé, de não se deixar se abater e a consequência da ausência dela, ele conseguiu. Além de possuir uma forte lição, a obra do autor é considerada polêmica, tanto por trabalhar temas “pesados” quanto por mesclar o realismo com o terror cósmico. Não vi nada de polêmico nisso, pelo contrário, a junção de todos esses elementos deu uma ótima trama.

É imperdoável finalizar esta resenha sem elogiar a capa deste livro. Não, não me perdoaria por isso. O trabalho que a editora realizou está tão perfeito que considero a capa mais linda que tenho na minha estante – e olhe que não são poucos, mas este trabalho me ganhou fácil, fácil. Não recomendo a obra, exijo a leitura! E nada de livros físicos, por favor. É obrigatório ter um exemplar deste em sua estante. Você não vai se arrepender, tanto pelo conteúdo quanto pela aparência.

Quote:
“— Todo mundo precisa de um passatempo. E todo mundo precisa de um milagre ou dois, só para provar que a vida é mais do que uma longa caminhada do berço à cova.”


Título: Revival
Autor: Stephen King
Editora: Suma de Letras
Páginas: 376
Ano: 2015

20 comentários:

  1. OI Naty! Eu ainda não li nada do SK mas a Lili do Estante adora e sempre fala para eu ler, porém nada de eu conseguir! Hahaha ela falou que este seria um ótimo começo, então espero ter a oportunidade em breve de conhecer ♥

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  2. Stephen King é um mestre! Li somente uma de suas obras, mas foi o suficiente para me tornar uma fã. A forma como ele escreve, a riqueza de detalhes que nos teletransporta para a história.
    Sua resenha está perfeita. Adorei conhecer um pouco da história contada em Revival. Confesso que não tenho planos de fazer esta leitura por enquanto, mas garanto que ela é inevitável, especialmente por abordar a religião e família. Temas que muito me instigam.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Nunca me interessei pela leitura desse livro, por causa do gênero abordado que e terror, e por ser muito medrosa acabo não tendo interesse de leitura, mais sei que tem muita gente que gosta, e vai se interessar por esse livro.

    ResponderExcluir
  4. Eu simplesmente adoro Stephen King, tenho livros dle e realmente essa história me tirou o fôlego só de ler a resenha...Livro mto propicio para os dias de hoje. Parabéns pela resenha! Bjs

    ResponderExcluir
  5. Nunca li nenhum livro do autor mas tenho vários livros dele na minha lista e só vejo comentários positivos sobre qualquer livro dele. Sei que a maioria dos livros dele é de terror e apesar de morrer medo com certeza vou abrir uma exceção.

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito do quote, nunca li nada do autor e até então não tinha me interessado em ler nada dele (mesmo ele sendo bem famoso). Achei bem interessante a proposta do livro e acho essa capa maravilhosa!

    ResponderExcluir
  7. Eu já li um livro do Stephen King e gostei muito, muito, muito! O nome é "O Cemitério". Desde então, venho procurado ler mais livros dele, e assim que puder com certeza irei! É verdade, só de ver o nome dele na capa em letras grandes a pessoa já pensa: "epa! Deve ser bom", rsrs ;)
    Thaís na Cidade

    ResponderExcluir
  8. Revival está muito entrelaçado a vida religiosa do Jacobs? Odeio livros que misturam religiam, prq eles tendem a "pender" pra um lado e agarrar como se fosse osso e odeio, religiões que se acham donas da verdade, isso faz com q tome raiva de alguns livros

    ResponderExcluir
  9. Naty!
    Gostei do lanchinho ao lado do livro...kkk
    Gosto muito do autor e gosto ainda mais dos temas abordados, porque nos fazem questionar nossa fé e crença.
    E se ao final ficamos sem sono, melhor ainda, quero ler.
    “Saber é compreendermos as coisas que mais nos convêm.” (Friedrich Nietzsche)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Top Comentarista fevereiro, 4 livros e 3 ganhadores, participe!

    ResponderExcluir
  10. Oi Naty. Nunca pensei que fosse sentir vontade de ler um libroe do
    King, dada sua conhecida carga de terror posta nos livros. No entanto, acho que desse eu gostar.
    Abraços.

    Minhas Impressões

    ResponderExcluir
  11. Eu já conhecia por cima esse livro, mas ainda não sabia do que se tratava a estória, e parece que fui surpreendida hahaha Eu realmente esperava que fosse algo diferente, não sei o porquê, talvez a capa tenha me passado a sensação errada.
    King é fantástico, definitivamente um dos meus escritores favoritos (a ponto de um dos seus livros ter dado nome ao meu blog), e algo curioso é que dentre as dezenas de obras dele que já li, pouquíssimas realmente me deram medo. Antes d'eu conhecê-lo eu via as pessoas falando e eu imaginava algo super assustador, mas na verdade parece que ele sempre busca mexer mais com o seu psicológico e te deixar pensativo mesmo.

    Mago e Vidro

    ResponderExcluir
  12. Estou coletando o máximo de informações sobre os livros de King, e esse ano pretendo inseri-lo nas minhas leituras. Revival parece ser uma boa opção, fiquei bastante intrigada em saber mais sobre Jamie e Charles. O livro tem uns temas bem interessantes, que deve nos levar a refletir muito. Gostei da dica!

    ResponderExcluir
  13. Bom, eu ainda não li nem um livro do Stephen King, mas tenho vários livros escritos por ele em minha lista de leituras, inclusive Revival, li diversos comentários positivos em relação a história desse livro e isso só me deixa mais ansiosa para lê-lo.

    ResponderExcluir
  14. Infelizmente ainda não li nada do King, mas conheço suas obras e já tenho alguns desejados. Gostei muito da premissa deste livro, pelo que li em sua resenha, o livro vai além do terror consagrado da escrita do autor, ele também traz uma reflexão. Essa capa é maravilhosa mesmo, quando a Suma publicou uma foto da capa, sem saber o enredo, já desejei o livro, ela é perfeita. Espero poder conferir esta obra em breve. Gostei da resenha.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  15. Olá,
    Cara, eu tô com dois livros do Stephen King par ler, e estou ansioso pakas. O REVIVAL está na minha ista, e a pegada do livro me cativou bastante. Espero poder ler logo, parabéns pela resenha! :)

    www.isaaczedecc.blogspotcom

    ResponderExcluir
  16. Ele cria umas tramas bem viciante e com temas muito bons. A ideia da religião sempre causa algum reboliço dependendo do livro e esse parece ter feito um bom trabalho, ele criou uma trama com boas lições e que acho que vale mesmo a pena ler. Se não pela "polêmica" (não vi nenhuma ali, mas....) ao menos para conhecer melhor a escrita do autor.

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Amei a resenha. Gostei muito do livro, mas não senti medo algum no final. Isso me decepcionou um pouco, já que todos dizem ser assustador.

    ResponderExcluir
  18. O unico livro que li do autor foi Joyland e esse estava mais para comédia do que para terror, mas gostei do mistério que o livro tinha, no momento não tenho interesse em ler esse livro especificamente, mas sim, outros do autor.

    ResponderExcluir
  19. Oi!
    Ainda não li nada do Stephen King mas depois de ouvir falar tanto sobre o autor fiquei bem curiosa para conhecer sua escrita e a historia desse livro pareceu interessante mas tem outros livros do King que quero ler antes !

    ResponderExcluir
  20. Oi Natalia, tudo bem?
    Realmente a capa deste livro é muito linda e chama bastante atenção. Nunca li nada do autor, mas morro de vontade só que não faço ideia de por onde começar. A historia deste livro é bem mais tranquila em termos de susto do que os outros pelo que eu já ouvi falar.
    Beijos

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.