O Orfanato da Srta. Peregrine para crianças peculiares está disponível no Brasil desde 2012 e, em 2015, foi relançado pela editora Leya com direito a uma capa nova e mais bonita. Desde então houve muito burburinho sobre o livro, que foi recomendado por diversas pessoas e entrou para a lista de desejados de outras tantas, inclusive para a minha. 

Embora o livro tenha me chamado a atenção, confesso que meus olhos brilharam ainda mais e a vontade de lê-lo aumentou após assistir ao trailer baseado na obra de Riggs. Lembro-me de ter pensado: ‘Será que o livro é mesmo tudo isso?’ E lhes digo, é sim tudo isso. E um pouco mais.

O livro conta a história de Jacob, um rapaz de 16 anos que vive com a família em Englewood, na Flórida. Ele se considera um garoto comum, sem amigos e que vê no avô um misto de herói querido e velho louco de pedra. Um avô que lhe contou histórias mirabolantes sobre crianças peculiares e monstros terríveis. 
É justamente por conta dessas histórias que, após uma tragédia familiar, Jacob parte para uma pequena ilha no País de Gales em busca de respostas, e se depara com toda a fantasia e realidade que envolvia a vida do avô, e que de alguma forma passaram a permear sua própria vida.  A jornada de Jacob começa, e a gente se vê incapaz de abandonar o livro.

No decorrer da leitura a gente entra em contato com crianças invisíveis, com força sobre-humana, com o poder de despertar os mortos ou enxergar seres abomináveis. Conhecemos um lugar devastado pela guerra, um lugar estagnado na história, um lugar que abriga pessoas incríveis e possibilidades infinitas. O livro é sobre isso e muito mais. É sobre a descoberta do impossível. É sobre autoconhecimento. É sobre amor e amizade, sobre força e perdão, sobre uma jornada que está apenas começando.


O orfanato da Srta. Peregrine para crianças peculiares é aquele de livro que surpreende por vários motivos.  A edição, feita de maneira cuidadosa, é recheada de fotos antigas e extremamente estranhas. A gente olha para as fotos e pensa que são completamente sem sentido, mas aos poucos percebemos como a história vai sendo amarrada às imagens de maneira não menos que primorosa. Surpreende porque é mais que um livro, é um presente ao leitor que aprecia arte, que gosta de histórias que mesclam suspense, fantasia, romance e muito mistério.

O livro surpreende porque prende o leitor do início ao fim, mesmo que deixe muitas pontas soltas. A falta de respostas para diversas questões pode desagradar alguns leitores, mas para o livro inicial de uma trilogia considero esse suspense esperado. Necessário.  Essa falta de respostas e aprofundamento nos personagens despertou em mim um desejo enorme de ter o segundo e o terceiro livros em mãos para ler seguidos. Para embarcar nessa jornada junto com os peculiares e descobrir o que eles encontrarão à sua espera.

Ransom Riggs está de parabéns. Encontrou fotos antigas e estranhas (que sofreram poucas alterações para adicionar efeitos necessários), e a partir delas foi capaz de criar um novo mundo, com uma história fantástica, um mundo peculiar que está esperando de portas abertas por leitores curiosos de qualquer idade.

Quote:
“Tudo por causa de uma ferida de 70 anos que, de alguma forma, tinha sido transmitida para mim como uma herança venenosa, e de monstros que eu não podia enfrentar porque já estavam todos mortos, impossíveis de matar ou castigar - estavam além de qualquer tipo de ajustes de conta”.

Outras fotos:





Título: O Orfanato da Srta. Peregrine para crianças peculiares
Autor: Ransom Riggs
Editora: Leya Brasil
Páginas: 336
Ano: 2012

Por: Krisnamara Carvalho

17 comentários:

  1. Oii!
    Tô louca pra ler! Vi o trailer do filme e ta mto top!
    Mas qro ver se leio o livro antes d ver o filme....
    Adorei a resenha!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    A capa desse livro é meio creepy e imaginas as de dentro haha
    Estou doida para ler os dois, maior motivo é o filme mesmo.

    tenha uma ótima semana.
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  3. Ei, que tal ? .
    Eu realmente gosto de sua opinião .
    Segui seu blog ainda é minha volta?

    ResponderExcluir
  4. Quero tanto ler esse livro! E depois de ver o trailer a vontade só aumentou. Quando ele foi lançado eu achei que ele era algo meio suspense devido a capa, só depois que eu fui descobrir que ele é mais do gênero fantasia. Vou tentar lê-lo antes de sair o filme.

    Beijos
    http://aquelaborralheira.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem? Estou louca por este livro, ele parece ser incrível. Não vi esse tal de trailer ainda, onde posso encontrá-lo? Interessante o fato de ter imagens para nos acompanhar na leitura :)

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Larissa! Tudo bem? O Trailer está disponível no YouTube, você pode acessá-lo através do link:

      https://www.youtube.com/watch?v=Gfm9LkMVsK4

      Depois que você assistir, vem aqui nos contar se a vontade de ler o livro continua igual ou aumentou ;)

      Abraço

      Excluir
  6. Olá, Naty.
    Eu quero muito ler esse livro. Ainda mais agora que vi que lançaram uma continuação. Mas tenho um pouco de medo dessas imagens hehe. E o filme não sei se vou ver, sou medrosa hehe

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  7. Olá, Naty, tudo bem?

    Rasom foi um das melhores coisas que já aconteceu na minha vida :) o orfanato e um dos melhores livros que já, finalizei a leitura do segundo e estou contando os dias para ler o terceiro, eu espero mesmo que autor não escreva apenas uma trilogia não sei se vou aguentas epenas três livros, tenho certeza que ideias não lhe falta, o segundo vai de deixar de boca aberta HAHAHAHA adorei a resenha.

    Beijinhos

    http://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá! Sempre vejo comentários bastante positivos sobre esse livro e depois que saiu o trailer da adaptação fiquei bem empolgada com a história. Pretendo realizar essa leitura em breve. Beijos!

    http://frases-perdidas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Já ouvi falar muito bem desse livro mas admito que só fiquei com vontade de ler depois que vi que o Tim Burton seria diretor do filme. A história parece ser um mistura de vários gêneros e as fotos bizarras que tem no meio do livro parecem ser o complemento perfeito, quero muito ler.

    ResponderExcluir
  10. Naty!
    Tive oportunidade de assistir o filme e achei bem macabro.
    Gostaria de ler o livro porque as fotos, dizem que são reais e que é bem mais explicitado que o filme.
    “Compreender que há outros pontos de vista é o início da sabedoria.” (Campbell)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista especial de aniversário em abril: com 6 livros 5 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  11. Caramba e eu achando que era uma história macabra.A resenha é muito boa ,da muita vontade de ler e saber o que acontecerá quando Jacob encontrar o Orfanato.O Trailer que eu vi é bem legal e a Sr Peregrine e tipo a Minerva da nova geração só que em pássaro não em gato.A capa é bem assustadora,foi ótimo o autor ter colocado imagens reais no livro.Aguardando assisti o filme.

    ResponderExcluir
  12. Eu já tinha ouvido falar em Sra. Peregrine, por isso entrei aqui pra ler, e não me decepcionei.
    Histórias assim marcam as pessoas, não é verdade? Fiquei bem interessada na trama.
    As imagens remetem bem mesmo o trabalho do Guillermo Del Toro e fiquei feliz que vai virar filme pelas mãos do Tim Burton, mas sabe o que eu pensei? E se fosse pra virar filme pelas mãos do Guillermo? Seria assustador, contagiante... Eu amo as obras dele.

    ResponderExcluir
  13. Ao ver a capa desse livro, pensei que fosse de terror, daqueles de arrepiar mesmo! hahaha
    Mas ao ler a resenha tive a impressão que não é nada disso.
    Essas crianças peculiares não são monstrinhos, são do bem... Entendi direito? haha
    E achei muito legal essa ideia das fotos!

    ResponderExcluir
  14. Acho que esse livro veio mesmo pra trazer um suspense a mais, e as pontas soltas deve mesmo se fazer necessário uma vez que é trilogia. Ando correndo de séries e trilogias, mas ando ansiosa pra ler essa, principalmente depois de ver o trailer do filme, exatamente como aconteceu com vocÊ. Gostei de saber a sua opinião.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá, Ransom Riggs criou uma trama muito bem feita e viciante, o livro nos prende também pelas belas gravuras que acompanham a obra, tornando o universo criado pelo autor quase palpável. Beijos.

    ResponderExcluir
  16. A jogada com as fotos antigas foi realmente genial!E dá um ar todo sombrio e nostálgico a todos os livros!
    Acabei lendo a série já tem um tempinho e também vi o primeiro filme! E entrei no enredo de peito aberto, curtindo os personagens tão bem construídos e com todo o peso imposto a cada um!!!
    Leitura mais do que recomendada!!!
    Beijo

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.