Hoje vou falar sobre o novo livro de Babi A. Sette, O Derpertar do Lírio. Um romance de época, o segundo da série Flores da temporada. Embora este livro possa ser lido independente do anterior, por contar a história de um novo casal,  é interessante ler antes A Promessa da Rosa. Desta forma o leitor fica por dentro de algumas questões tratadas neste livro.

Este romance conta a história de Lilian, uma viúva devotada à memória do falecido marido, uma mulher recatada, um exemplo de moralidade, de sensatez, dos bons costumes. Uma personagem que foi pincelada no livro A Promessa da Rosa e que despertou curiosidades acerca desse jeito tão sem cor, sem brilho e sem graça que demonstra. Como se fosse alheia às emoções. Como se gostasse de viver na mesmice. Como se quisesse uma vida comparada ao cinza que usa em seus vestidos.
 
Este livro fala também sobre Simon. Um libertino, um homem com um passado sombrio, que carrega a fama de ser um assassino frio e sem coração. Um aristocrata rejeitado pela sociedade. Ele demonstra um ódio mortal pelo falecido marido de Lilian, e um desejo de vingança capaz de motivá-lo a agir de maneira cruel e duvidosa. Por conta disso, decide se aproveitar da viúva e fazê-la pagar pelos pecados que nem desconfia da existência.


Em uma festa no campo, o destino dos protagonistas se entrelaça. A partir daí nos vemos envolvidos em situações que vão, aos poucos, construindo uma relação entre o casal. E desconstruindo toda a imagem que tínhamos dos dois. Acho que por conta disso, o título do livro acaba por ser muito acertado, quase literal, pois há de fato um despertar. Por parte de Lilian, que cresce e se mostra uma mulher ardente, uma amante apaixonada, alguém que percebe a necessidade de se impor, de levar em consideração suas necessidades. Ela desperta, viaja entre o cinza apagado que é sua ideia de felicidade para o vermelho vivo, que combina mais com a personalidade que se prova forte e única. E o mesmo vale para Simon.  

O despertar do Lírio é um livro que mantém um ritmo constante. Desde o início o leitor viaja entre dramas, incertezas e cenas de amor. A gente imagina, desde o começo da leitura, o que vai acontecer. E quando isso de fato acontece, não deixa de emocionar, ou de ser bonito, pelo contrário. A obra cumpre o papel de entreter, de envolver o leitor nas tramas do romance, nas garras daquele amor que cresce das pequenas coisas e que transforma o mundo de todos ao redor. Uma leitura que não surpreende, mas que encanta mesmo assim.

Os personagens secundários são bem colocados, alguns deles já conhecemos do livro anterior.  Mas uma grande pena para mim foi o pequeno filho de Lilian não ter sido melhor aproveitado. Adoro livros com crianças, elas são capazes de trazer mais alegria e amor às cenas. Apesar do pequenino não ser o foco da história, ele era um personagem importante, por isso acredito que a relação dele com Simon poderia ter aparecido mais, poderia ter se desenvolvido mais. Teria feito o brilho do livro ainda maior.

A edição está bem bonita. A parte de dentro da capa é de um rosa suave, que se diferencia do padrão branco que encontramos por aí. Antes do início do capítulo temos acesso ao mapa das propriedades citadas na história, e anterior a isso, os agradecimentos, tão bonitos. Vale a pena ler.


Embora tenha achado a edição bonita, encontrei alguns errinhos que passaram despercebidos. Não sou expert  nisso, mas tem coisas que não passam batidas aos olhos do leitor mais atendo. Por exemplo, uma palavra faltando na página 90, um M intrometido na página 110, um erro de concordância na página 370. Nada que ofusque a beleza da obra, mas sem dúvidas, detalhes que podem ser corrigidos na próxima edição. Porque se a autora seguir com livros esgotados rapidamente, como nos romances anteriores, a próxima edição deste não demorará para chegar.

Quotes
“Ela mergulhou no fundo azul de um par de olhos, o coração bateu mais forte no peito, o som de sua respiração acelerada não compassava nada dentro de si. Somente ele e sua presença enchiam o salão”. (pag. 101)

“Quantas maneiras existiam de beijar? Quantas vezes ela perderia todos os sentidos e o controle do corpo com um beijo dele? Talvez para sempre, intuiu, enquanto ele a beijasse como se fosse a primeira e a última vez.” (pag. 163)

“As palavras possuem um poder mágico, elas podem curar uma alma, e pode, na mesma medida, arrancá-la, esmuiçá-la e jogá-la no chão”. (pag. 301)

“Entendeu que a coragem não se mede em grandes atos ou ações inconsequentes, entendeu que a coragem nasce na disposição interna de fazer tudo dar certo em nossas vidas, mesmo que o mundo pareça desmoronar. Mesmo diante do caos da mudança”. (pag. 324)

Outras fotos:








Título: O Despertar do Lírio
Autor: Babi A. Sette
Editora: Novo Século
Páginas: 382
Ano: 2016

29 comentários:

  1. Olá, Krisna.
    Eu acabei de ler A Promessa da Rosa e mesmo tendo encontrado um monte de pontos negativos na história, não posso negar que a autora me conquistou e estou louca pelo meu exemplar desse. Essa Lilian é a irma da protagonista do primeiro livro, não? Porque se for, ela merece uma linda história de amor hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  2. Sempre tive interesse em ler o livro A Promessa da Rosa, mas com tantos lançamentos bons que temos desde o lançamento desse livro que acabei esquecendo dele, e agora que li a resenha do livro O Desperta do Lírio, o interesse me despertou novamente (risos). A estória desse novo casal me parece ser linda, e com certeza vai nos fazer refletir, adorei a forma como ela aborda o tema sobre o empoderamento, também gostei de como os personagens são bem construídos, esse com certeza e um ótimo livro, e que pretendo ler com certeza.

    ResponderExcluir
  3. Achei a capa do livro bem bonita (me apaixono facilmente por capas) mas a história não me interessou, acredito que deve ser muito bom para quem gosta do gênero mas não funciona para mim.
    Acho interessante mandar um email para a editora com erros, acho que é o melhor jeito deles serem corrigidos na próxima edição.

    ResponderExcluir
  4. Muito legal, adoro romance de época e a personagem parece ser dessas que a gente fica torcendo né? Amei essas suas fotos, arrasou!

    Beijos
    http://www.rabiskos.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ouço vários elogios sobre A Promessa da Rosa, quero muito ler esse livro em breve. Estou interessada em O Despertar do Lírio desde seu lançamento, adoro romances de época. Os personagens do livro são bem intrigantes, estou curiosa para conhecê-los melhor, e a narrativa parece ser envolvente.

    ResponderExcluir
  6. Quero mtoo ler os livros da autora, já faz um tempo q tenho interesse mtooo grande em.ler, gosto mto da forma q ela escreve, esse livro me chamou mto atenção pela capa e pelo enredo em si...
    Adorei a resenha!
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Olá.
    Sempre vejo ótimos comentários sobre a autora e suas obras. Ainda não li A Promessa da Rosa e agora sabendo desse outro livro O Despertar do Lírio, já fiquei bem curiosa. Amei essa capa, achei uma ótima colocação das imagens e cores, ficou muito delicado. Já adicionei a minha lista de futuras leituras, com certeza deve oferecer momentos muito agradáveis. Obrigada por sua resenha, sempre perfeita. Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Oi.
    Eu amo de romances de época e acho que nem preciso dizer o quão ansiosa estou para ler esse, amei os personagens me parece ser ótimos, a capa é absolutamente linda.
    Não vejo a hora de desfrutar dessa leitura.
    Boa Noite.

    ResponderExcluir
  9. Não sabia que o livro Promessa da Rosa tinha continuação, também não li essa obra, mas li muita coisa sobre ela. O enredo parece ser bem interessante, gostei do personagem Simon, mesmo ele sendo um vilão (pelo eu acho que é...rs...)Ótimo que os personagens secundários sejam bem colocados, isto deixa a obra perfeita. Amei suas fotos e a edição parece estar muito linda.
    Abraço!
    A Arte de Escrever

    ResponderExcluir
  10. Oi,li comentários super positivos do livro A Promessa da Rosa,mas infelismente ainda não o li. E esse segundo livro parece também ser um romance maravilhoso.
    Que bom saber que os personagens vão evoluindo na história até descobrirem que estão apaixonados.
    Pretendo ler o primeiro livro da série,e depois ler esse.

    ResponderExcluir
  11. Retribuindo a visita!
    Amei o post e as fotos! fotos muito lindas! <3

    Abraços!
    Seguindo por aqui!
    http://meulivrodocelivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Nossa, a capa está maravilhosa!! Mas eu sinceramente estou saturada de romances em que a mocinha boa, recatada e do lar se apaixona pelo Bad Boy libertino (pq é isso que parece acontecer ahahaha).

    ResponderExcluir
  13. Oie Krisna =)

    Sempre que vejo essa capa no Facebook fico babando. Linda demais *-*
    A sua é a primeira resenha que leio do livro, e como amo romances acho que esse livro pode ser no futuro uma ótima opção.

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  14. Acabei de comprar o livro, vou começar a ler assim que chegar! Deve ser maravilhoso!!

    ResponderExcluir
  15. Mesmo ele podendo ser lido independentemente do primeiro volume da série, eu iria querer ler tanto um quanto o outro pois, nunca vi ninguém dizendo menos do que maravilhas da narrativa da autora e eu aqui ainda sem nunca ter lido nada dela...ainda mais que amo romances históricos, e se for nacional melhor ainda!!!

    Beijo, Van - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir



  16. “Quantas maneiras existiam de beijar? Quantas vezes ela perderia todos os sentidos e o controle do corpo com um beijo dele? Talvez para sempre, intuiu, enquanto ele a beijasse como se fosse a primeira e a última vez.”

    Como eu amo esse livro... não canso de suspirar!
    APAIXONANTE! <3

    ResponderExcluir
  17. Quando a gente lê a sinopse pensa logo "poxa, mais um", mas a historia de amor entre Lilian e Simon vai além do enredo da mocinha que se apaixona pelo libertino. Lilian não é uma mocinha, ela é uma mulher, forte, decidida, corajosa. E simon não é um libertino comum ele é um homem incrível que se esconde na faixada de libertino para suportar as dores do passado. Por isso essa historia é tao incrível, por que ela vai além das expectativas e acerta diretamente o coração do leitor ;)

    ResponderExcluir
  18. Iany Heloiza03/07/2016, 21:16

    Livro belíssimo! enredo bem construído e emocionante! ansiosa pelo terceiro!

    ResponderExcluir
  19. Primeiro quero dizer que adorei as fotos.
    O trabalho da editora está lindo!É uma pena que tenha alguns erros no livro :(
    Quero muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito conhecer os livros da Babi, sempre leio ótimas resenhas e sempre vou ficando mais curiosa.
    Adorei a resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Parabens amei a sua resenha e com ela muita curiosidade para ler O desperta da lirio,pois amo todos os livros da Babi.

    ResponderExcluir
  21. Estou amando ler as resenhas sobre este livro. Ficando cada vez mais apaixonada pelos personagens. História encantadora e tem cara de ser divina. Parabéns pra autora por este excelente trabalho. Ansiosa pra ler também.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  22. Ameeei esse livro <3 !
    Assim como em A Promessa da Rosa ,a Babi me conquistou com mais uma fascinante história de amor .




    www.emcadapágina.com

    ResponderExcluir
  23. Amei a resenha!!! Ainda não tive oportunidade de ler algo da Babi, mas ela já me ganha por escrever o meu gênero favorito: romances de época! Acho as capas lindas, principalmente a de O Despertar do Lírio.

    Beijos!!

    Livrosemdiasfrios.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Amei a resenha. Foi uma das melhores leituras que realizei neste ano. Louca para ler o próximo! *-*

    www.livrosemrabisco.com

    ResponderExcluir
  25. Encontrar errinhos é bem normal, eu já nem me incomodo com isso mais. Eu amo livros de drama, e pelas resenhas que tenho lido, a história se mostra bem desenvolvida. Gostaria de ler um bom drama pra me fazer chorar, fico me perguntando se esse é o livro certo.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Adorei a capa desses livros <3 estão maravilhosas eu já tive a oportunidade de ler um livro da autora e gostei muito e confesso que após essa resenha estou me segurando para não comprar estes para saber mais sobre a história.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  27. Babi perfeita!Amo esse livro

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.