Quando vi a capa de Essa luz tão brilhante, me apaixonei. Quando li a sinopse, pensei, é meu tipo de livro. Preciso dele, urgente! Quando, em parceria com a Editora Arqueiro, o livro chegou em minhas mãos, sem dúvidas, furou a fila. Passou na frente de todos os outros, pois eu precisava iniciar a leitura. Hoje conto para vocês como foi a experiência.

A autora Estelle Laure estreia no universo literário nos presenteando com a história de Lucille, uma jovem de 17 anos que vê sua vida tomar rumos inesperados. O pai, surtado, está internado em um lugar que ninguém sabe onde fica. A mãe, incapaz de lidar com a ausência do marido e talvez com outras questões relacionadas à maternidade (não ficou claro no livro), decide simplesmente desaparecer. Com alguns dólares, uma casa caindo aos pedaços, um amor platônico, uma irmã de 9 anos e uma amiga inseparável, a protagonista se vê diante de situações difíceis, bizarras, imprevisíveis.

As contas se acumulam, a comida chega ao fim, a esperança está por um fio. Mas Lucille é uma protagonista que não se rende fácil, pelo contrário. Ela decide lidar com tudo da maneira mais adulta e corajosa que encontra: arruma um emprego, pede ajuda à melhor amiga, finge que a mãe está de férias, ou trabalhando como enfermeira, ou seja, omite para todos que ela e a irmã foram abandonadas. Ela transita entre os papéis de irmã, amiga, amante, mãe, dona de casa, estudante, adolescente. Ela é irônica, amável, forte, humilde e decidida. Lucille tem grandes características em uma protagonista, e o melhor, ela não está sozinha.


O livro conta com personagens secundários maravilhosos. Wren, a irmã, é uma criança com uma alma velha, melhor descrição para ela não há. É meiga, é forte, inteligente. Mas é apenas uma criança, e, como tal, demanda atenção para suas questões. Apresenta problemas na escola, possivelmente causados pela questão do abandono. Mas ela, embora se permita entristecer e sentir medo, não perde as esperanças de que tudo vai melhorar. E faz de tudo para provar que a vida vale a pena. Mesmo nos piores e mais incertos momentos.

Eden, a melhor amiga, é o tipo de personagem que mostra a que veio. Cheia de força e ternura, é o ombro amigo da protagonista. Uma bailarina que é capaz de oferecer conforto, que está sempre munida de frases de efeito, e que faz o possível (e o impossível também), para acolher Lucille e toda a sua bagagem.

Digby, irmão gêmeo de Eden, é um caso de puro amor. Aquele tipo de personagem com uma aura tão brilhante, que a gente se sente confortada e aquecida, mesmo estando do outro lado das páginas. Ele é a paixão platônica de Lucille e, embora esteja em um relacionamento sério com outra menina, se permite aproximar da protagonista. Ele se torna babá, amigo, confidente. Ele se torna tudo aquilo que ela precisa.


A história do livro se desenvolve a partir dessa premissa: a necessidade de amadurecimento abrupto, a importância de ter coragem para abrir mão de muitos sonhos e desejos, em detrimento de outros que não pareciam tão importantes. O valor das amizades, daquelas que a pessoa sabe que tem e aquelas que nem sonha existir. Amizades que surgem nos momentos mais delicados, de maneiras inesperadas: uma despensa cheia, um banheiro arrumado, a grama aparada. Amigos que se tornam anjos da guarda, por assim dizer, e que fazem todo o esforço valer a pena.

Essa luz tão brilhante, embora seja um drama, é um livro que faz rir mais que chorar. Narrado em primeira pessoa, alternando capítulos entre o presente e o passado, para explicar momentos importantes da trama, envolve o leitor como se ali estivesse acontecendo uma conversa entre amigos. O livro fala de maneira leve, às vezes divertida, sobre as desventuras da protagonista. Trava uma luta entre o bom e o ruim, mostrando que o belo sempre tem um valor maior. E embora seja um livro de leitura fácil, pois a escrita é muito simples e direta, é capaz de emocionar e entreter. Mesmo assim eu esperava mais do final. Eu esperava que diversas lacunas fossem preenchidas, eu necessitava de respostas que não foram dadas, pelo contrário. E isso me chateou demais.

Esse sentimento de chateação, e de ‘não acredito que é só isso’, durou até eu começar a ler os agradecimentos. Isso porque descobri que esta não é uma obra única, haverá um segundo livro. A sequência, ainda sem data para lançamento, se chamará But Then I Came Back, e contará a história de Eden, a melhor amiga de Lucille. E, espero com todo o meu coração, que a sequência seja capaz de amarrar algumas pontas que ficaram soltas em Essa luz tão brilhante, pois é uma história que merece ser fechada com chave de ouro.

Com relação à edição e diagramação, não tenho o que reclamar. Minha única ressalva é a espessura da capa, achei muito molinha, amassa fácil. Entretanto, ela está linda, muito semelhante à versão original, mas ainda assim consegue ser mais encantadora. Talvez pela fonte utilizada no titulo. Durante a leitura, não encontrei nenhum tipo de erro, seja gramatical ou de digitação. Levando em consideração isso e todas as características físicas do livro (espaçamento coerente, fontes confortáveis à leitura), é possível  comprovar que a editora Arqueiro está cada vez mais empenhada em oferecer o melhor resultado para os leitores.

Quotes:
“A mamãe que eu conhecia já tinha ido embora, e havia bastante tempo. Então esse adeus não foi tanto uma despedida, mas sim o ato de deixar partir o finzinho daquela coisa que já estava se apagando da memória”.

“Não existe forma de se recuperar disso, não é? Algumas coisas não podem ser desditas, desfeitas”.

“A eternidade vive nos silêncios”

“Por favor, estou berrando com tudo que tenho no rosto cor-de-rosa dela e no ombro do roupão cor-de-rosa dela, para que ela me escute, para que alguém finalmente me escute”.

Outras fotos:



 

Título: Essa luz tão brilhante (exemplar cedido pela editora)
Autor: Estelle Laure
Editora: Arqueiro
Páginas: 208
Ano: 2016

24 comentários:

  1. O livro me conquistou só pela capa, depois de ler sua resenha a vontade de o ler só aumentou! Amei sua indicação, viu? ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  2. Eita resenha maravilhosa! <3 Eu já estava apaixonada pela capa desse livro, agora, depois de ler sua resenha, estou ainda mais! Ele também parece ser o "meu tipo de livro". E suas fotos estão incríveis também!

    Beijos. | * Blog PS Amo Leitura *

    ResponderExcluir
  3. Ele já é bonito pela capa, já ganha...achei bem interessante sim. Ando anotando uns livros, quero muito voltar a ler mais e mais.


    Bjim...
    blog Usei Hoje
    Instagram | Twitter | Fan Page

    ResponderExcluir
  4. Oi, Naty! Tudo bem?
    Essa realmente capa é muito bonita, né? Sou apaixonado por ela. A premissa do livro também me chama muito a atenção, saber que ele é só o primeiro de uma duologia/trilogia/série me desanimou um pouco, mas ainda assim quero muito ler, adorei a resenha e as fotos! <3

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oiie Krisna!
    Que livro mais lindo! Foi amor á primeira vista! :)
    Amei os quotes, as fotos, e claro, a resenha, tá mto boa! Qro conferir com toda ctz!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. A capa do livro me chamou atenção desde da primeira vez que vi mas não tinha noção nenhuma sobre a história. O livro parece ser bem fofo e parece ser aquele tipo de livro que te faz pensar sobre a vida em geral mas não gostei muito e acho que vou passar a leitura.

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Que linda sua resenha, flor! Não conhecia esse livro, mas me apaixonei por suas palavras. Parece uma leitura daquelas que deixam uma bela mensagem. Os personagens são cativantes e fiquei muito curiosa para saber o desenvolvimento dessa história. Ótima dica. Vou querer conferir! Beijos.

    ResponderExcluir
  8. KRISNA!
    Me parece um livro de grande aprendizado e amadurecimento.
    Como uma adolescente consegue passar por toda essa situação e ainda com uma irmã para cuidar? Imagino que os amigos tenham contribuído muito para superar essa fase complicada e gostaria de ler.
    “Educar é semear com sabedoria e colher com paciência.” (Augusto Cury)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de SETEMBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  9. Nossa, parece ser uma história intensa e muuuuito boa.
    Não tinha lido nada a respeito do livro ainda e confesso que me interessei bastante por tudo que vi aqui..
    Capa, sinopse e resenha me deixaram curiosa.
    Já vou colocar na minha listinha de leitura e desejados.
    Espero conhecer a obra em breve.
    Beijos,
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  10. Olá, Krisna.
    Dos lançamentos do mês da editora, esse foi o único que eu não quis ler na hora. Mas agora lendo a sua resenha ele me interessou. Imagino a barra passar por uma situação assim. Vou querer ler, mas agora que descobri que não é livro único, vou deixar para depois, quando já tiver lançado o próximo.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  11. Que resenha bem feita, eu tô boba com a beleza desse livro.

    Lua do Meu Mundo da Lua
    FanPage (se inscreva no blog, te esperamos por lá)

    ResponderExcluir
  12. É tão triste quando a gente espera mais de um livro e do final dele, não é? Mas eu tive a mesma sensaçção que você quando me dei de cara com essa capa linda e vibrante, mas não fazia a mínima ideia do que se tratava. Sinto que mesmo com um final fraco, essa leitura me agradaria muito, principalmente por envolver muitos dramas (o que eu amo), além de algumas reflexões. Espero ter a oportunidade algum dia.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olha que não dei muita moral pra ele quando vi. Mas a resenha me despertou curiosidade.
    A trama está parecendo ser bem boa, ainda mais se tem tantas lições assim. Ele parece ser sensível e bonito nesse aspeto. Pode ser uma leitura ótima afinal, vou ver se consigo dar uma chance pra ele.

    ResponderExcluir
  14. Meu Deus, a protagonista desse livro começa a história lá no fundo lamacento daquilo que a gente chama vulgarmente de poço ein?!?!? Pior que isso é difícil ficar viu! Mas a Lucille tem força de carácter, pegou a fera pelo chifre!!!
    Enfrentar a vida assim como a protagonista faz não é fácil, mas acontece, é real e quando uma autora se dispõe a fazer isso tem que ter muita firmeza na escrita e sensibilidade. Não vou mentir que em um primeiro momento fico com o pé atrás e espero as resenhas chegarem. No caso de "Essa luz tão brilhante" acho que é um livro que vale a pena para pessoas como eu que ADORAM bons dramas. Pena que tem continuação, histórias assim ficam melhor quando se encerram em um volume, na minha opinião!
    Ah, concordo com você que a Arqueiro tem dados saltos qualitativos na edição de seus livros.

    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  15. Oi, Krisna
    Também achei essa capa linda assim que vi, e a descrição também chama bastante atenção.
    GOsto de dramas, mas gostei de saber que além disso a obra ainda têm doses de humor.
    Sobre a continuação, acho que também seria uma surpresa para mim se eu lesse. Espero que você tenha respostas no próximo volume.
    Ótima resenha.

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Como eu não conhecia esse livro antes? A capa é linda, e é o tipo de livro que eu amo. Adoro um drama com assuntos de amadurecimentos, e com certeza eu iria amar a leitura. Certeza que esse livro furará fila também, hahahah Mas ainda bem que terá uma continuação, não é!?
    Beijos!

    http://our-constellations.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Que resenha mais linda Krisna!
    Quero muito ler esse livro desde quando vi o lançamento, o título e a sinopse fizeram com que eu acreditasse que encontraria uma linda história nas páginas, e felizmente não me enganei! Que protagonista mais guerreira, amo personagens fortes assim, cheias de garra e otimismo. Também adoro quando encontro uma bela amizade em um livro, e pelo jeito essa história mostra o valor da amizade verdadeira e sincera. Quando eu tiver o livro físico em mãos com certeza vai furar a fila também!
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Olá, Krisna!
    Realmente a capa chama muito a atenção e a história parece ser muito boa! Estou numa fase de leitura de drama e vou tentar encaixar esse livro nas minhas leituras.
    Dá até um certo medinho ler um livro que a história só se fechará em um próximo volume, sem previsão de lançamento no Brasil!

    ResponderExcluir
  19. A edição ta linda! Achei a Lucille forte, decidida, madura. Fiquei emocionada com a situação em que ela foi deixada. Senti raiva dos pais dela.
    Mas não consegui me conectar com a parte do romance. Espero que melhore no livro 2.

    ResponderExcluir
  20. Olá, Krisna! Tudo bem? Como não se apaixonar pela capa deste livro, ´linda demais, amei conferi tua resenha e achei a proposta do livro bem bacana, parece ser uma leitura leve, mas com problemas e superações da historia da personagem. Mas confesso que anda fugindo de livros com continuações por enquanto. Mas adorei tua resenha e saber um pouco mais sobre o livro!

    ResponderExcluir
  21. Oii, eu estou apaixonada por essa capa *__* louca para ler esse livro tenho ouvido falar tão bem dele.
    Adorei a resenha.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  22. Essse livro me chamou a atenção logo que lançou!
    A capa é realmente maravilhosa e o título muito fofo!
    A sinopse dele é bastante legal e você falou que é muito bom!
    Então vou ler!

    ResponderExcluir
  23. Adorei a capa e a história!!! Fiquei bem curiosa para saber mais do livro !!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  24. A capa é mesmo muito fofa!
    Eu tenho esse livro, embora ele esteja na minha estante de livros para venda. Não sabia que teria continuação, portanto é melhor esperar para decidir se quero mesmo lê-lo.
    É horrível quando ficamos com dúvidas no fim por conta de pontas soltas, né? Tomara que a continuação não deixe mais nada em aberto

    Beijos!

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.