Olá gente linda, estamos cada vez mais perto do Natal, época de limpar a casa, festejar, tomar banho, sair com os amigos, contar as moedas para comprar a cerveja, fazer acontecer ♥. Ontem, devido a chuva maluca que tivemos na região, o profis liberou mais cedo da ixcola facul. Sem condições de continuar a aula, eu aproveitei a situação de semi-alagamento do pátio, para terminar um livro mara dentro da sala! Legal, quem quer saber? Tá bom, vamos ao livro:
 
Nunca imaginei que fosse gostar tanto dele. Perdido em Marte é simplesmente muito genial! Conta a história de Mark Watney, o 17º astronauta a pisar em Marte, e provavelmente o primeiro a morrer lá. Caramba, Silvana, o que isso tem de legal? Essa, na verdade, é a parte triste, a parte legal é quando o Mark não desiste de viver e começa a enfrentar as dificuldades existentes para sobreviver, e ainda fazer piada da situação. 

Me identifiquei muito com ele, pois também costumo rir da minha desgraça (e da dos outros principalmente). Mas como ele foi se perder lá? Em uma missão da NASA, houve uma tempestade muito forte, a equipe enviada ao planeta vermelho se viu obrigada a abortar a missão devido as más condições. No caminho de volta à nave principal, Mark se perde de uma forma bem violenta. A equipe, certa de que Mark morreu, resolve voltar para a Terra.

Quando acorda, nosso mocinho descobre que está sozinho, ferido e sem comunicação com a Terra ou com a equipe. Após se remendar fazer um curativo nas feridas, ele imediatamente começa a fazer cálculos: Quanto tempo vai durar a comida? Tem oxigênio suficiente? E água?… com isso percebe que provavelmente vai morrer de fome antes que alguma outra nave possa vir resgatá-lo. Mas Mark não é de ficar choramingando. Ele põe a mão na massa! É incrível a obstinação que esse cara tem! Queria ter pelo menos metade dessa persistência (e inteligência), sério.

Um livro muito divertido e engraçado, mas que não deixa de ser angustiante. Recomendado para aqueles que querem uma leitura diferente, pois aqui o vilão da história é Marte, nosso mocinho precisa lutar contra um planeta inteiro. Na minha opinião, vale titulo de super herói para Mark Watney.

Escrito pelo norte americano e nerd, Andy Weir, o livro foi muito elogiado, inclusive por um astronauta (de verdade), que confirma a clareza das ideias e a riqueza de detalhes matemáticos (essa característica do livro pode não agradar a todos, temos bastaaaante cálculos nesse livro), porém, obviamente nem tudo é verdade, ou possível.

A diagramação é muito confortável, e o livro não tem erros de ortografia, tem até um mapa de Marte, lindo que só vendo.

Um grande abraço e leiam este livro!

Título: Perdido em Marte
Autora: Andy Weir
Editora: Arqueiro
Páginas: 335
Ano: 2015

35 comentários:

  1. Oii Silvana! Eu sou completamente apaixonada por Matt Damon...Eu não consegui ler o livro antes de ver o filme, infelizmente, o filme me fez chorar, me fez pensar em tantas coisas...E com tdo ctz se eu conseguir qro ler o livro mais do q nunca, pois a história me conquistou dmais!
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aline,

      tambem assisti o filme antes de ler o livro. Não prejudicou em nada a leitura.
      Abraços

      Excluir
  2. Não costumo gostar de histórias com essa temática (NASA, outros planetas e etc) mas eu vi esse filme e gostei muito, achei que o toque de humor mudou a receita de filmes do gênero e me agradou. O livro eu não sei se leria, mas ele parece ser muito bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maíra,

      realmente o toque de humor deu um tom todo especial á história.

      Abraços

      Excluir
  3. Oi, Sil! Tudo bem?
    Li recentemente o livro e CONCORDO PLENAMENTE com tudo o que você disse. Ele foi incrível para mim e acho que está no top 5 do ano kkkk
    Acho maravilhoso como ele luta pela sobrevivência contra um planeta inteiro e ainda faz piadas de todas as situações. Tinha hora que fechava o livro e ria por uns minutos...
    Adorei sua resenha, parabéns!
    Bjs!

    -Ricardo, Blog Lapso de Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ricardo,

      pois é, ri sozinha também, pessoal chegava a achar que eu tava doida rsrs
      Bjs

      Excluir
  4. Opa, nada melhor que um tempinho desses favorecendo nossas leituras né?
    Ainda mais na facul, que algumas vezes se torna maçante e você mal vê a hora de chegar em casa e poder pegar o livro tão esperado haha
    Já venho desejando ler esse livro a um tempinho, a história parece ser ótima e pude perceber que tem um "quê" de diferencial que torna ainda mais proveitosa a leitura.
    Quero muito assistir o filme também, parece ser MARA.
    Gostei da resenha!
    E como foi descrito seus sentimentos a respeito da história, me deixou ainda mais interessada para conhecer a obra.
    Beijos,
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Caroline,
      pois esse é nosso objetivo: revelar os sentimentos que tivemos durante as leituras!! :D
      Beijoos

      Excluir
  5. Oi Silvana,
    Indo contra meus princípios acabei assistindo o filme antes de ler o livro haha Queria muito conhecer essa grande aventura e não consegui aguentar esperar mais, fui lá e vi o filme e amei! Concordo com você “Perdido em Marte é simplesmente muito genial”, que enredo mais incrível gente! E o melhor de tudo é que o astronauta ainda faz piadas, ri muito durante o filme haha. Quero muito ler esse livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Micheli,

      exatamente! O livro é divertido, mas também nos deixa angustiados por saber do destino dele.

      Beijos

      Excluir
  6. Eu nem fazia ideia de que o filme tinha um livro, mas parece ser realmente muito bom, além de ter uma boa dose de drama. Não assisti ao filme e até então não fazia ideia do que a história tratava, mas adorei conhecer. E me identifiquei com esse personagem também, direto rio da minha desgraça.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eduarda,

      rir da desgraça ás vezes ajuda a suavizar ela hahaha
      Abraços

      Excluir
  7. Olá, Sil.
    Infelizmente não tenho vontade de ler esse livro. Já li bastantes resenhas dele e acho que ficaria perdida nos termos científicos e também por ser um personagem sozinho. Amo diálogos hehe. Eu amava quando faltava professor ou tinha algum problema, sempre aproveitava para ler hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sil,

      faz parte!!! :) Passe para o próximo da lista, o importante é ler o que nos agrada.
      Abraços

      Excluir
  8. Oi flor! Eu vi o filme a pouco tempo e fiquei louca para ler o livro! Adorei sua resenha, fiquei com mais vontade de ler logo!! Rsrs

    Beijos!

    www.lendo1bomlivro.com.br
    Instagram :) @lendo1bomlivro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Day,

      leia logo e nos conte o que achou :)

      Beijos

      Excluir
  9. Quando você achar que a vida tá difícil é só lembrar desse cara lutando com um PLANETA inteiro xD
    Acabei não lendo, mesmo que tenha dito que iria tentar quando o livro saiu. Não deu mesmo.
    E ele parece ser tão legal! Um divertido interessante, tem uma história bem dramática e ao mesmo tempo leve, sei lá. Acho que iria gostar. Agora se consigo ler algum dia...vishi, só Deus sabe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cristiane,
      talvez quando você menos esperar, o livro vai te pegar de jeito e conquistar seu coração hahaha

      Abraços

      Excluir
  10. Silvana!
    Adoro ficção e tenho o livro aqui para leitura e ainda não tive oportunidade de ler e por isso, nem assisti o filme, mas em breve pretendo reverter as duas situações.
    Fico me perguntando se ele conseguirá ser resgatado e as loucuras que faz para sobreviver...
    “A sabedoria só nos chega quando não precisamos mais dela.” (Che Guevara)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rudy,

      pois eu não vou te contar! Reverta a situação e nos conte o que achou.
      Abraços

      Excluir
  11. Oi Silvana!

    Ainda não consegui ler!! Mais é um livro que tenho muita vontade e espero um dia conseguir conferir ou pelo menos o filme rsrsrs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi,

      o livro é realmente divertido. Estou torcendo pra voce ler e gostar :)

      Bjs

      Excluir
  12. Oi,Silvana!
    Ótima resenha e indicação! Tenho esse livro na minha estante, porém ainda não fiz a leitura. Mas farei em breve! E também quero assistir o filme. Estou curiosa! Obrigada pela dica. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Márcia,

      quando ler, nos conte o que achou.

      Abraços

      Excluir
  13. Oi, Silvana
    Nossa, nem imaginei que o livro poderia ser divertido, achava que seria mais angustiante mesmo. Mas a história é realmente muito instigante. Que bom que o livro é tão bom, pois já vi o filme e adorei. Fiquei agora bem curiosa para fazer a leitura. Adorei a dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leticia,

      divertido pra carambaa!! :)
      Abraços

      Excluir
  14. oie!
    adorei sua resenha, a começar pelo recadinho de final de ano ;)
    eu adorei esse livro, tudo bem q eu li ele com a outra capa (mas uma capa com matt damon é especial)
    uma das coisas que eu mais me identifiquei com o livro não foi nem a capacidade de rir da própria desgraça (essa eu não tenho) mas foi os cuidados com a questão cientifica, as vezes parecia um relato de verdade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariana,

      pois eu prefiro a capa original, mas quando decidi comprar o livro, a capa do filme estava infinitamente mais barata, então acabei optando por ela.
      Realmente, parecia muito real.
      Abraços

      Excluir
  15. Oii, esse livro está na minha wish list desde o lançamento, sempre falo que vou ler mas nunca começo rsrs Mas adorei sua resenha quem sabe essa semana não começo o livro finalmente kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Flávia,

      leia sim e nos conte o que achou!!!

      Abraços

      Excluir
  16. Eu ainda não tive a oportunidade de ler esse livro, porém assisti o filme...E digo que, se o filme for metade do que o livro é ele deve ser sensacional!!! Gosto bastante desse tipo de história e eu provavelmente vou ler assim que possivel

    ResponderExcluir
  17. Oi, Silvana!
    Acabei não assistindo quando o filme estava no cinema e tinha uma ideia completamente diferente da história... Jurava que era só ação e drama por ele ter ficado sozinho lá. Agora quero muito ler o livro, gostei de saber que ele manteve o bom humor em meio a diversidades e também curti que tenha partes de cálculo :)

    ResponderExcluir
  18. Oi Silvana, tudo bem?
    Esses dias vi este livro por 10 reais no Submarino e acabei resistindo a vontade de comprá-lo. Me arrependi com certeza, mas assim que ele estiver na promoção novamente vou fazer questão de adquiri-lo. Não assisti ao filme, mas meu namorado disse que é muito bom, então concluo que o livro seja melhor ainda.
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Oi, Silvana!!
    Estou louca para ler o livro e também para ver o filme!!
    Bjoss

    ResponderExcluir
  20. Olá, quem nunca fez piada de uma situação nem um pouco agradável? É a maneira do ser humano de lidar com momentos extremos e nesse livro o protagonista se prende a isso para sobreviver, fazendo o leitor se divertir e se comover ao mesmo tempo. Beijos.

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.