Olá, leitores. A primeira parte de Louco ou Cruel? aborda os serial killers sob diversos aspectos e à luz da criminologia, do direito, da psiquiatria e da psicologia, e dedica-se a dissecar esse universo, analisando como tudo começa, quem são as vítimas, os aspectos gerais e psicológicos, os mitos e as crenças, o perfil do criminoso, a psicologia investigativa, a encenação/organização da cena e a análise do local do crime.

Na segunda parte do livro, Casoy apresenta em detalhes 16 casos de serial killers que chocaram e marcaram o século XX, entre eles Aileen Wuornos, Albert Fish, Andrei Chikatilo, Ed Gein, Jeffrey Dahmer, Ted Bundy e o Zodíaco, cuja identidade segue desconhecida até hoje. Histórias que habitam as entranhas da humanidade e o que ela tem de pior: perversidade, frieza e falta de sensibilidade que acabam por produzir o mal em escalas inimagináveis.

“Houve muita reflexão sobre deixar ou não as fotografias dos assassinos, mas penso ser importante que todos percebam como é fácil um lobo se vestir em pele de cordeiro em uma cultura no qual o belo é bom e o feio é mau. Neste livro se vê que não é nada assim na vida real: o mais belo pode ser também o mais cruel.”
“(...) Naquele outono de 1974, outras pessoas reconheceram Ted Bundy como a pessoa retratada. Por ironia, todos os depoimentos dados à polícia achou que ali deveria haver algum engano: aquele homem estava acima de qualquer suspeita.”
“Nós, serial killers, somos seus filhos, seus maridos, estamos em toda parte. E haverá mais de suas crianças mortas amanhã. Vocês se sentirão o último suspiro deixando seus corpos. Vocês estarão olhando dentro de seus olhos. Uma pessoa nessa situação é Deus!”
“Ela era jovem e bela, mas agora ela está espancada e morta. Ela não foi a primeira e não será a última. Eu passo as minhas noites acordado pensando sobre a minha próxima vítima.”
“Quando uma criança começa a provocar outra, notamos imediatamente um novo estágio em seu desenvolvimento: significa que ela já é capaz de se colocar no lugar de outra pessoa, concluir qual atitude sua vai irritá-la e então se utilizar dessa conclusão para aborrecê-la.Estendendo essa mesma lógica para a mente do serial killer, se ele precisa da vítima humilhada e amedrontada precisa saber como obter esse resultado. É um erro pressupor que o serial killer não sabe criar empatia, uma vez que compreende exatamente o que é humilhante, degradante ou doloroso para a vítima e planeja sua ação para obter dela o que necessita e deseja.”
“Conclui-se, então, que não existe um tipo físico preferido de vítima: a ação do serial killer não depende da atitude da vítima e o motivo do assassinato, em geral, só faz sentido para ele mesmo. Portanto, a melhor prevenção para não se tornar uma vítima é... rezar!”
“Eu não pude impedir o fato de ser um assassino, não mais que um poeta consegue impedir a inspiração para cantar. Eu nasci com o mal sendo meu patrocinador ao lado da cama onde fui 'cuspido' para dentro do mundo, e ele tem estado comigo desde então.”

22 comentários:

  1. Olá, Isabela.
    Fiquei com uma dúvida aqui, são dois livros ou um só? Eles são vendidos juntos é isso? Me interessei em ler é claro. Gosto muito de histórias policiais, tanto em livros como em filmes e séries. Por isso vou anotar a dica.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sil! São dois livros e eles são vendidos separadamente também, mas vale mais a pena comprar o "kit", que é composto pelos dois e fica mais barato. Também adoro histórias policiais e sou apaixonada por esse universo dos serial killers. Obrigada!

      Excluir
  2. Oii! Tenho mta curiosidade de conferir essa obra, essas informações estão excelentes, qro mto ler!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Aline! Obrigada! Os livros são excelentes.

      Excluir
  3. Oi, Isabela.
    Adorei esses livros.
    Apesar de ser livros com uma temática pesado, eu gosto de livros com serial killers.
    Esse livro dos 16 casos me parece bem interessante, ainda mais pelo fato do autor revelar os detalhes.

    Abraço!
    http://tudoonlinevirtual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sávio! Sim, a Ilana busca sempre colocar o máximo possível de detalhes nas obras dela, isso é ótimo para aprendermos mais sobre os casos. Abraço!

      Excluir
  4. Quotes bem interessantes para saber mais dessas histórias. E gostei das fotos, não tinha visto muito de diagramação deles.
    Gostaria de ler, parece ser bom e acho que iria ser uma boa leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cristiane! A editora Darkside sempre arrasa na diagramação dos livros, sou louca pelos cuidados que eles têm ao inserir detalhes a mais. Recomendamos!

      Excluir
  5. Isabela!
    Super dica e os quotes dizem o quanto o livro é carregado e intenso.
    Vale a pena a leitura.
    "O conhecimento chega, mas a sabedoria demora."(Alfred Tennyson)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de OUTUBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rudy! Vale a pena, sim. A Ilana entrou a fundo no universo dos serial killers e nos passa muitos conhecimentos nessas obras.

      Excluir
  6. Quero muito estes livros! Ótimos quotes e lindas fotos. Ler os quotes que você selecionou me deu ainda mais vontade de fazer a leitura.
    Abraço!
    A Arte de Escrever

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mayla! Que ótimo que você se interessou pelos livros. São muito bons mesmo. Abraço!

      Excluir
  7. Oi Isabela,
    Adoro livros de casos policiais, acho fascinante acompanhar principalmente a análise do local do crime, o perfil do criminoso, enfim, essas partes mais detalhistas; então acho que seria uma leitura bem envolvente a primeira parte de Louco ou Cruel?. Os quotes que você selecionou são bem tensos, já dá pra saber que é uma leitura e tanto.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Micheli! Sim, eu também adoro tudo isso que você falou! Análise criminal principalmente. Gosto de "entrar na mente" dos serial killers para ver como eles pensam e agem. Beijos!

      Excluir
  8. Gostei dos detalhes da diagramação,com dados,fotos.
    Envolver a criminologia,direito,psiquiatria e psicologia,tem uma boa pesquisa no livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Helen! Com certeza, a diagramação da Darkside é uma maravilha. Esses livros são bem completos, a pesquisa foi profunda, realmente.

      Excluir
  9. Oi, tudo bem?
    Não conhecia esses livros, mas já fiquei interessada!Realmente é um assunto pesado, mas muito interessante. Gosto muito de filmes, séries e livros que abordam esse tema. Adorei as capas! Dica anotada. E os quotes me deixaram mais curiosa para fazer a leitura.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Talvez eu seja meio louca mas amo histórias de serial killers, acho que pq assisto muitas series do gênero. Eu quero ler esses livros há muito tempo mas ainda não tive oportunidade, nunca peguei na biblioteca pq acredito que seja um livro que tem que ser digerido aos poucos pq é bem tenso.

    ResponderExcluir
  11. Não sei se meu último comentário foi, então vou tentar de novo. #Triste
    De qualquer maneira, como eu havia falado antes, eu tenho certa preguiça com detalhes demais, mas acho que se faz necessário em livros de fantasia, principalmente quando o mundo é totalmente criado pelo autor. Isso pode ser algo positivo. Por ser uma obra que inspirou outros vários autores, quero muito conhecer.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Ignore o último comentário, mandei no post errado (hahaha).

    Nossa, gostei bastante dos quotes que você separou. Eu sou apaixonada por livros que abordam psicologia de alguma maneira, até tenho um livro de uma autora brasileira que fala sobre psicopatia, mas ainda não li. Gostaria muito de conhecer ambos esses livros.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi!!! Eu sinceramente não me lembro se eu já ouvi falar especificamente desses livros, mas eu já li outros do genero e eu achei MUITO massa mesmo. Portanto, esses acabaram de virar desejados ahahahaha Sei lá, gosto bastante desses temas pesados

    ResponderExcluir
  14. Oi, Isabela!!
    Adorei esses marcadores de páginas!! E também fiquei bem curiosa para ler e esses livros!! Lindas fotos!!
    Bjoss

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.