Li Depois daquela montanha tem uns vinte dias e ainda não me sinto preparada para resenhá-lo, pois, por mais que eu diga tantas coisas sobre ele, ainda não será o suficiente para demonstrar tudo o que merece.

É difícil explicar e até mesmo entender, mas logo nas primeiras páginas eu já imaginei o final. SIM, eu acertei o final do livro (sem as justificativas, é claro) e mesmo assim a obra me arrebatou. Achei que seria tragada pelo estrago, devorada pela decepção e inspiraria desgosto por imaginar que a história seria “só” isso.

Engana-se quem pensa isso. SIM, eu estava enganada sobre não gostar. Mesmo adivinhando o desfecho, é impossível não sentir os olhos lacrimejando, não sentir como a leitura é capaz de nos ensinar, nos mostrar que nem tudo pode ser como queremos, que nem tudo somos capazes de decidir pelos outros e que nem sempre as nossas armas serão usadas da melhor forma.


A gente tem a mania de achar que tudo precisa ser como queremos ou que o melhor é o que pensamos. Depois daquela montanha nos ensina que não. A outra pessoa tem a sua escolha, o seu poder de decidir se quer ir ou ficar, se quer chegar ou não. E é assim que eu deveria iniciar esta resenha: Ben Payne e Ashley decidem ir, mas não são apenas essas as decisões presentes no livro.

Ben é um médico ortopedista e está tentando voltar para casa, pois tem algumas cirurgias a fazer. Porém, algo inevitável acontece: uma forte tempestade castiga a região e o voo do doutor está bastante atrasado. Ele é casado há quinze anos com a doce e encantadora Rachel, uma mulher que é capaz de enxergar o que Ben tem de melhor e fazê-lo uma pessoa apaixonada por sua profissão, sua família e por tudo ao seu redor. Durante todo o percurso, ele carrega um gravador para poder relatar os fatos à esposa.

Em contrapartida demos Ashley, a noiva ansiosa que está com o casamento marcado. No aeroporto ela conhece Ben e passam a conversar um pouco enquanto esperam o voo. Ao embarcarem, são avisados de que aquele voo não pode acontecer pois o clima não está favorável e pode ser muito arriscado. Decepcionados, eles saem e cada um decide seguir o seu caminho.


É nessa hora da pressa e do desespero que eles decidem agir – e estamos lidando com mais uma decisão capaz de mudar suas vidas. Ambos embarcam em um avião com Grover e seu cachorrinho Napoleão e o pior ainda pode acontecer...

Ao acordar, Ben nota que está coberto de neve; o vento corta sua pele e ele sente uma dor forte nas costelas. Ashley está ao seu lado com o ombro deslocado e a perna quebrada. Tudo parece um grande pesadelo, se não fosse as dores que insistem em incomodá-lo. O que fazer quando o socorro está longe de ser um objetivo, quando a solidão parece queimar seus corações e o gelo interminável parece invadir seus corpos? O que fazer quando há apenas um (com fraturas) e tendo de tomar conta de uma doente?

A obra toma um rumo que o leitor não imagina e os personagens precisam lidar com a necessidade de sobreviver no frio, a quase 3.500 metros de altitude, com fome, muitas vezes com sede e sem medicamentos adequados para sarar as suas dores. Como Ben deve fazer para sair dali sem agravar o estado de Ashley?


O protagonista tem duas opções: carregá-la com a perna fraturada e o ombro deslocado, estando em péssimas condições por causa de sua costela ou simplesmente deixá-la morrer congelada. É difícil imaginar que uma vida está em nossas mãos e que temos o poder de tentar deixá-la viva ou matá-la de forma tortuosa.

Embora algumas coisas pareçam fora dos conformes, fora da lógica e da realidade, o livro é impactante. Mesmo com alguns pontos negativos, inclusive uma parte que não posso explicar porque seria spoiler, ainda dei cinco estrelas à obra. A capa está condizente com o cenário e achei marcante. A diagramação segue o padrão simples, mas que proporciona uma leitura agradável. Ao finalizar, fechei o livro com uma lágrima dos olhos e com o sentimento de que precisava relê-lo muito em breve. É necessário recomendar depois de tudo isso?

Quotes:
“– [...] Estamos casados há muito tempo, vimos muita coisa, vivenciamos muita coisa, mas amar é algo que vai melhorando, quanto mais a gente ama. Talvez vocês pensem que um velho como eu não se inflama quando ela cruza o quarto com uma camisola desbotada de flanela, mas eu me incendeio. E ela também sente o mesmo por mim. [...] Apesar de eu não usar camisolas de flanela. Ela pode não ser tão atrevida quanto era na casa dos 20 anos – prosseguiu – e pode ser que tenha a pele flácida na parte posterior dos braços e na base do bumbum. Talvez tenha umas rugas de que não gosta, talvez tenha as pálpebras caídas, talvez sua roupa de baixo não seja tão pequena quanto já foi; pode ser que tudo isso seja verdade... mas também não tenho a aparência do homem das nossas fotos do casamento. Sou uma espécie de reflexo daquele garoto, um reflexo grisalho, enrugado, curtido pelo sol e mais lento. Talvez isto seja meio lugar-comum, mas me casei com a mulher que se encaixa em mim. Sou metade de um quebra-cabeça de duas peças.” (p. 37)

Muito do que eu sou foi ele quem fez. Forjou-o em mim. Sei disso. Mas meu pai usava dor para me livrar da dor. E me deixava vazio e ferido. Você se derramou em mim e me preencheu até a borda. Pela primeira vez, não senti dor. Você me deu a única coisa que ele nunca ofereceu. Um amor que não dependia de cronômetro.” (p. 53)
   
“– Paus e pedras podem quebrar ossos, mas, se você quiser ferir alguém... bem fundo, use palavras.” (p. 219).
  
Outras fotos:




Título: Depois daquela montanha (exemplar cedido pela editora)
Autor: Charles Martin
Editora: Arqueiro
Páginas: 304
Ano: 2016

17 comentários:

  1. Oi Naty,
    Não preciso de mais recomendações, pois estou louca para ler esse livro haha
    Depois Daquela Montanha já me conquistou pela sinopse quando vi o lançamento, mas agora depois de ler isso é uma leitura obrigatória.
    Amo livros com cachorros, e sei que o Napoleão vai ser o meu personagem canino favorito da vida, pois é o nome de um dos meus cachorros ♥ Esse livro vai entrar pra história, pois não é sempre que a gente encontra um cachorro literário com o mesmo nome de seu animal de estimação haha
    Não vejo a hora de ler esse livro, estou ansiosa para conferir o final dessa história emocionante. E vi que vai ter filme!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Achei a sinopse dele muito boa e pelo jeito vale a pena. Fico imaginando se iria acertar o desfecho também, mas aí só lendo pra saber se já deixa uma dica do rumo da história né... O livro parece expressar bem as situações de dificuldade que eles passam, deixa umas mensagens bonitas e cheias de significado e parece que é envolvente e até surpreende. Gostei, parece que o livro deixa bons sentimentos ao leitor e faz a leitura ser indispensável.

    ResponderExcluir
  3. Ai guriaaaa... e o cachorrinho? :(

    ResponderExcluir
  4. Natália!
    Difícil mesmo tomar uma decisão em tal situação... O que poderia ser feito? Tem nem um abrigozinho por perto para abrigá-los?
    Confesso que fiquei pensando em qual solução tomar, ainda assim é difícil, porque não vivi a situação, acredito que só na hora mesmo...
    Quero muito poder ler esse livro.
    “Para saber uma verdade qualquer a meu respeito, é preciso que eu passe pelo outro.” (Jean-Paul Sartre)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Gente que sofrimento, como decidir algo assim, que situação difícil, já fiquei curiosa. Outra coisa que me chamou a atenção foi o final ser óbvio mas emocionante. Amei a resenha e a dica, com certeza vou querer conferir.
    Abraço!
    A Arte de Escrever

    ResponderExcluir
  6. Oii Naty,
    eu ainda não conhecia o livro, mas achei bem diferente e forte, fiquei bastante curiosa para saber o que acontecerá com esses dois, e como terminará.
    Espero que bem, rs
    Logo vou querer ler, bem interessante.
    bjoss
    Ana,
    elvisgatao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Achei a capa do livro bem bonita.
    Fiquei bem divida entre gostei e não gostei da história, gostei da história te fazer pensar sobre decisões e sobre como cada coisa pode mudar tudo mas não gostei do cenário em que a história se passa.

    ResponderExcluir
  8. Ual! Que linda resenha Nath, adorei o enredo, conhecia apenas por nome, com toda ctz vou qrer ler!
    Lindas suas imagens tbm!
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Olá, Natalia.
    Como sempre as fotos arrasaram. Eu li algumas resenhas desse livro e me interessei por ele. Fiquei aqui pensando sobre o ponto que você abordou sobre querermos decidir sobre tudo e esquecemos de que não podemos decidir pelo outro. O livro aprece ser lindo e assim que der eu vou ler ele com certeza.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  10. Oi Natalia, de vez em quando a gente encontra livros assim né, que o processo de leitura é melhor do que o final em si. Acredito que nesses casos, os sentimentos despertados em nós é que realmente conta. Gostei da história do livro e espero ganhar o sorteio, é claro (rsrs).
    Beijos
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  11. Fiquei interessada em ler essa historia e saber como termina, que decisões o Ben irá tomar em relação a Ashley se vai ajudá-la ou não. Tenho que concordar queremos as coisas do nosso jeito e não pensamos em como nossas escolhas pode afetar muita gente.

    ResponderExcluir
  12. Oi, Natalia!!
    Estou louca para ler esse livro!! A história super interessante!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  13. Li algumas resenhas sobre esse livro. Confesso que estou bastante surpresa com as reações dos resenhistas. Então, acredito que cada pessoa deva ler e tirar suas conclusões, uma vez que não dá para basear seu interesse nas leituras das resenhas. Vou querer ler o livro: primeiro, pelo desastre e a curiosidade de saber como estão se arranjando. Segundo: para descobrir os sentimentos e o crescimento desse sentimento entre os personagens. Terceiro: qual é o grande segredo de Ben Payne? (isso li em outra resenha).

    ResponderExcluir
  14. Oi Natalia, tudo bem?
    Desde que li a sinopse pela primeira vez, me encantei com a história e decido que precisava ler este livro. Infelizmente ainda não tive a oportunidade de fazer isso, e inclusive já tenho uma opinião sobre o final, mas fico muito feliz por você ter sido surpreendida apesar de também ter matado o final do livro. Adorei a resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Como já assisti o filme, a historia não é novidade para mim, na verdade eu queria ver tuas considerações. E gostei! Na verdade achei o filme beeeeem normalzinho apesar de eu adorar os atores, eu não via a hora deles se beijarem de uma vez ahahahahahah. Pela historia em si ser fraquinha, desanimei no livro, embora eu tenha amado a capa, porém teus comentários super positivos e empolgados de que a historia é bom sim, mesmo que previsível, isso dá um gás a mais, obrigada pelo estímulo.

    ResponderExcluir
  16. Ooi não preciso de mais recomendações, pois estou louca para ler esse livro haha
    Depois Daquela Montanha já me conquistou pela sinopse quando vi o lançamento, mas agora depois de ler isso é uma leitura obrigatória
    Com certeza estará na minha lista de desejados beijos

    ResponderExcluir
  17. Impactante mesmo!!!
    Ainda não li o livro nem assisti ao livro mas vou corrigir isso em breve.
    Sua resenha me deixou muito animada para conhecer essa história

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.