Olá pessoas queridas, para o post de hoje, trago uma das maiores surpresas do ano (de 2014): As gêmeas, da autora britânica Saskia Sarginson. O livro me chamou a atenção pela capa e, quando conferi a sinopse, não pude deixar de comprar, pois prometia uma história daquelas.

O livro começa contando sobre a vida atual das gêmeas idênticas: Isolte tem um emprego incrível em uma revista, namora um fotógrafo conhecido e mora em um bairro descolado de Londres; Viola vive tremendamente infeliz, sofre de um grave transtorno alimentar e está sempre só.


A história então nos leva para a infância dessas gêmeas: elas viviam grudadas, dividindo tudo, aprendendo juntas e formando uma parceria inseparável. A mãe delas, sempre as criou de forma simples e livre: andavam com roupas remendadas, comiam cogumelos e outros vegetais da floresta e não ligavam para o que a sociedade falava. Nunca conheceram o pai e sempre iam para a floresta em busca de aventuras. Em um desses dias, conheceram outro par de gêmeos idênticos e inseparáveis. O quarteto passa então a se aventurar juntos. 

Com o tempo, as meninas notam certo comportamento agressivo nos meninos. E, um dia, quando visitam a casa destes, elas descobrem o motivo. Por volta dessa época, a mãe das meninas arruma um namorado. Quem diria! Mamãe, que nunca precisou de homem nenhum! E a presença desse homem, vai mudar completamente a vida dos quatro gêmeos e dessa mulher.


Novamente no presente, descobrimos que agora as irmãs raramente se falam, que sua mãe está morta, e que elas perderam totalmente o contato com os gêmeos. Nossa única pista para esse enigma é de que alguma coisa muito terrível aconteceu envolvendo aquele namorado, e que esse evento mudou totalmente a vida dessas pessoas. E com a narrativa intercalando entre passado e presente, a autora vai nos revelando lentamente o tamanho da encrenca e as suas terríveis consequências com relação ao futuro de cada um.

Os personagens foram bem desenvolvidos, e a narrativa traz algumas peculiaridades que só a vida entre gêmeos deve ter. Acredito que sendo gêmeo, deve ser difícil você descobrir quem é o seu verdadeiro eu, sendo que se é constantemente comparado á outra pessoa. O livro deixou bem claro, que mesmo gêmeos idênticos, e que tiveram a mesma criação, ainda assim tem reações e expectativas diferentes diante dos acontecimentos.


Tem uma parte do livro em que as coisas ficam meio paradas, e um pouco cansativas (acho que na verdade eu não aguentava de curiosidade pra saber o que de fato ocorreu), mas mesmo assim o livro foi uma das maiores e melhores descobertas do ano, pois acabei de queixo no chão com um segredo que me deixou um buraco no estômago. Acredito que agradará á todos que gostam de um livro que trata sobre família, comportamento humano e que traz um mistério devastador.

Abraços

Título: As gêmeas
Autor: Saskia Sarginson
Editora:  Novo Conceito
Páginas: 320
Ano: 2014

12 comentários:

  1. Vi umas coisas bem legais dele quando saiu e por ter esse lado familiar cheio de segredos e a tal reviravolta no final é que gostei. Acho que o livro todo tem tanta graça é por fazer a gente ficar grudado ali tentando descobrir as coisas. Ele parece ter uma narrativa legal também. Não sei é se consigo ler, mas acho que iria gostar bastante.

    ResponderExcluir
  2. Silvana!
    Tive oportunidade de ler esse livro assim que foi lançado, porque como tenho gêmeas, gostaria de saber se a ligação entre as protagonistas era como a ligação que as minhas gêmeas tem uma com a outra.
    Confesso que o livro foi um pouco diferente do que esperava, ainda assim foi uma boa leitura com os mistérios a serem desvendados.
    “Não pedi coisas demais para não confundir Deus que à meia-noite de ano novo está tão ocupado.” (Clarice Lispector)
    FELIZ 2017!
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de DEZEMBRO ESPECIAL livros + BRINDES e 4 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  3. Oi Silvana, que história intrigante. Conforme fui lendo sua resenha pude perceber que o livro realmente promete ser ótimo. Vou adicionar na minha estante do skoob para não esquecer.
    Beijos
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  4. Mistérios e um final de queixo caído? Já quero! Acho que ainda não li nenhum livro que tivesse gêmeos na minha narrativa, então fiquei empolgada. Uma pena que você tenha achado as coisas paradas em algumas partes, mas se mesmo assim adorou, então também quero ler!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Gosto de um bom mistério e de reviravoltas que deixam a gente sem rumo mas não sei se leria esse livro, não gosto muito de dramas familiares e quando li que tem uma parte bem parada acabei desanimando um pouco, leituras paradas geralmente não rendem para mim.

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Já vi esse livro antes, mas ainda não tinha parado para ler a resenha, e foi uma historia que me surpreendeu, fiquei bem curiosa para saber mais sobre o que aconteceu, parece ser uma historia bem misteriosa e que ficamos a todo momento atras das resposta, deixando uma leitura bem envolvente !!

    ResponderExcluir
  7. Olá...
    Ainda não tinha visto resenha sobre esse livro... Gosto de histórias que tratam sobre família e fiquei bastante curiosa para desvendar os mistérios que acontecem com essas gêmeas... Vou adicionar o livro à minha lista de leituras...
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
  8. Eu não conhecia este livro, mas após ler sua renha adicionei ele em minha lista de leituras e sem dúvidas pretendo ler, fiquei muito curiosa para saber o que aconteceu para haver esse afastamento das gêmeas, pretendo ler em breve.

    ResponderExcluir
  9. Fiquei bem curiosa em saber o que aconteceu com as irmãs que eram tão Unidas e derepente perderam contato cada uma seguiu seu rumo deve ser algo muito grave, vou querer ler para desvendar esse misterio e saber o que aconteceu com os gêmeos.

    ResponderExcluir
  10. desda primeira vez que eu ouvi falar desse livro eu fiquei curiosa
    e agora lendo sua resenha fiquei aqui desesperada para saber o que foi que aconteceu com os irmãos, a mãe e o namorado
    adoro uma boa história de suspense

    ResponderExcluir
  11. Olá, Sil.
    Sou dessas que adora ficar curiosa lendo um livro e esse já me deixou aqui querendo ler o final logo hehe. Não conhecia esse livro ainda, mas já vou adicionar na lista. Preciso saber o que aconteceu hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  12. Oi, Silvana!!
    Não conhecia o livro a história parece ser bem interessante espero ter oportunidade de ler esse livro.
    Beijoss

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.