Olá amigos,
Essa história é narrada por garotos que vivem nos subúrbios dos EUA. Estes são vizinhos das nossas protagonistas, que várias vezes da semana se reúnem em seu esconderijo para as espionarem. As protagonistas por sua vez, são cinco irmãs que, aparentemente sem problema algum, resolveram cometer suicídio.


A narrativa acontece acompanhando o dia a dia dessas meninas na escola (pois os garotos estudavam com elas), em casa (os garotos espiavam a vida das cinco irmãs com muito prazer, na verdade isso era praticamente um hobby para eles), e nas raras vezes que elas socializavam (teve uma festa onde os garotos foram convidados para ir).

Certo dia acontece: as moças cometem suicídio. A família está desolada, a vizinhança está chocada, e a polícia preocupada, pois, afinal, o que poderia ter levado as garotas a essa ato extremo?


A narrativa do autor é sutil. Conforme a história vai acontecendo, ele nos revela detalhes da vida dessas moças e da sua rotina que, em plena época de revolução sexual, ainda viviam sob antigos dogmas e com severas restrições morais e religiosas. Desculpem-me vocês, mas fanáticos de qualquer religião me dão medo!

Confesso que tive uma pontinha de decepção com o livro, pois devido ao tema, esperava uma escrita mais chocante e sensacionalista, ao invés da abordagem profunda, porém sutil. Infelizmente o autor não nos dá o gostinho de descobrirmos o motivo do suicídio das garotas, mas deixa várias suposições no ar, através das conversas que os garotos tiveram em seu esconderijo.


Porém, mesmo com essa ressalva, eu gostei bastante de livro, pois deixando as pontas soltas, o autor nos força a pensar o que poderia ter levado as garotas a atitude extrema do suicídio, permitindo assim, o leitor julgar por si mesmo a vida que essas meninas levavam.

Abraços



Título: As virgens suicidas
Autora: Jeffrey Eugenides
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 232
Ano: 2013

23 comentários:

  1. Silvana,não tinha ouvido falar ainda desse livro mas de cara o título chama muito a atenção e apesar de eu ler mais romance,fiquei super interessada por esse enredo,para conhecer mais da vida dessas irmãs e das suas personalidades,o motivo de serem tão reservadas..se bem que,pela retração da época do livro creio que isso já justifique um pouco,mas mesmo assim fiquei curiosa para saber como o autor construiu os personagens e retratou essa época que você menciona da revolução sexual. Silvana,concordo com você,também abomino fanatismo por religião,esse é uma das maiores raízes para as guerras que vemos atualmente,e isso transtorna e muda totalmente o pensamento dos indivíduos de forma negativa..uma pena,pois o papel da religião não é esse.

    Enfim,apesar do interesse,não sei se leria apenas pelo fato do final ficar em aberto,deixando questões levantadas para o leitor chegar a sua conclusão..não gosto de livros assim,li uma trilogia esses tempos que juntou todo um mistério e me manteve vidrada querendo saber os reais motivos e no fim também ficou em aberto e pensaaa numa raiva que fiquei kkkk ás vezes é bom p/ quem gosta de refletir sobre a trama e tudo mais,só que eu prefiro fatos mais concretos e necessito saber os motivos,e não descobrir por mim mesma...acho que fica muito abstrato :/
    Mas ótima resenha flor,abraços!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Silvana!

    Como assim o autor não revela o motivo do suicídio das meninas??? Fiquei morrendo de curiosidade agora hahaha

    Blog aboutbooksandmore.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu vi muita coisa desse livro no ano passado e despertou de novo minha vontade de ler. Espero que esse ano consiga.
    O tema dele já faz a gente esperar umas coisas mais profundas, mas não sei bem se ter ou não isso, ou como foi abordado, iria me incomodar. Gosto do estilo da história, de ir contando um pouco da vida delas e fazendo isso devagar. Acho que dá uma ideia para o leitor de como era a vida de cada uma e deixa pra gente a tarefa de descobrir o porque do que fizeram mesmo. Não sei, pra mim parece ser muito bom.
    De toda forma é um bom livro pelo visto e vale a pena a leitura ^^

    ResponderExcluir
  4. Oi, Silvana!!
    Gostei bastante da premissa do livro. Mas como assim o autor não revela por que as garotas cometem suicídio? Bom, fiquei bem curiosa sobre o tema abordado no livro e espero conseguir adquirir em breve esse livro.
    Beijoss

    ResponderExcluir
  5. Silvana!
    Suicídio é um tema sério para ser abordado em um enredo e cinco de uma vez... no meu ponto de vista, mesmo querendo fazer o leitor pensar nos motivos para tal ato, deveria dar algum tipo de 'motivação' para que elas fizessem isso, afinal, são cinco pessoas e acredito que cada uma pensa de um jeito...
    Desejo um ótimo final de semana!
    “Um saber múltiplo não ensina a sabedoria.” (Heráclito)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de FEVEREIRO, livros + KIT DE MATERIAL ESCOLAR e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  6. Estava com altas expectativas em relação a esse livro, por abordar um tema tão complexo porém vejo que isso não e bem explorado durante a trama. Já quero saber o que levaram as irmãs a tentarem cometer suicídio, e vejo que isso e desenvolvido a parti que vamos conhecendo o dia a dia delas. O fato de terem optado com leitor pensa e reflita sobre a situação.

    ResponderExcluir
  7. Olá, Sil.
    Eu queria muito ler esse livro, mas depois acabei lendo tantas resenhas negativas dele que a vontade passou. Isso de ficar pontas soltas não me agrada em um livro. Sou dessas que gosta de ver tudo explicadinho. Por isso acho que não leria ele.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  8. Oi, Silvana
    Sabe que ainda nem conhecia o livro, estou vendo hoje pela primeira vez. A premissa é boa, mas que pena que algumas coisas te decepcionaram. Gosto de abordagens profundas, mas depende do caso. Agora deixar as coisas no ar, isso às vezes me irrita rs. Não sei se leria.

    ResponderExcluir
  9. Ai Jesus perdão ao autor mas esse negócio de deixar pontas soltas nunca foi meu estilo, tipo gosto de ter um final definido e ponto, ficar imaginando me deixa com uma pulga atras da orelha. Eu confesso que agora fiquei com dúvida pelo motivo que levou as irmãs a cometer tal ato e ainda não sei o que pensar dos vizinhos por ficaram espionando elas. Eu também confesso que fanáticos religiosos me assustam. Vou ver se vou ler esse livro mas qualquer coisa obrigada pela resenha.

    ResponderExcluir
  10. Oi Silvana, tudo bem?
    Quando vi este livro a primeira vez, imaginei que a história de tratava de uma coisa totalmente diferente. Senti uma pontinha de decepção por descobrir que o autor não revela o motivo dos suicídios, mas mesmo assim continuo interessada na leitura.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi, Silvana!
    Eu ja ouvi muito a respeito desse livro, mas só fiquei sabendo sobre o que se trata agora.
    Eu estava cogitando coloca-lo na minha lista de desejados, mas ao ler que o autor não nos conta o motivo das irmãs cometerem suicídio me desanimou, ja que esse era o motivo de eu querer ler o livro. (se quiser me dizer sua teoria eu ficaria feliz hahaha) Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Achei a história bem interessante, fiquei com muita vontade de ler e muito curiosa para saber o que levou as irmãs a cometerem o suicídio, e como o autor não diz o por que elas comentem suicídio ??? Mesmo assim quero ler:)
    Abraços !!

    ResponderExcluir
  14. Já ouvi falar muito desse título mas não fazia ideia de história. Fiquei interessada na história pq é diferente de tudo que imaginei mas admito que o fato do autor não ter deixado claro o motivo do suicídio me deixou com o pé atrás sou muito curiosa e odeio trabalhar com suposições e teorias.

    ResponderExcluir
  15. Nossa já estava me perguntando qual o motivo do suicídio delas o que teria acontecido para leva-las a cometer algo assim e o autor não fala, fiquei decepcionada antes mesmo de ler rsrs. Mas a historia parece instigante, deve deixar o leitor querendo ler logo para saber mais sobre elas e esses meninos ou melhor espiões rs.

    ResponderExcluir
  16. Olá, dizer que a trama desse livro é peculiar é eufemismo, o que realmente deixa qualquer leitor com vontade de ler. Mas como uma pessoa ávida por respostas eu ficaria desapontado ao ler e não ter explicação dos acontecimentos. Beijos.

    ResponderExcluir
  17. KKKKKK o que é esse titulo? Só por aí já prende a atenção hehe

    Segundo que o tema já parece bem interessante, geralmente nos livros, fanatismo religioso dá um ótimo contexto de suspense, mistério. Dan Brown que o diga :3

    Mas como assim o autor não.explica.o.motivo.principal? é doido? Ele deveria saber que NÃO faz bem deixar leitores confusos hehe (maas... geralmente os autores tem um bom motivo para deixar algo no escuro... nesse caso, só lendo para saber se fez bem ou não. Eu tomo como exemplo A caixa de pássaros, o autor não explica o que é a COISA que causa panico nas pessoas, ele descreve a sensação, mas não dá a aparencia fisica. De inicio eu tinha ficado muito, muito, P* da vida, mas depois pensei que, se o autor tivesse descrito, não teria sido mais assustador. Então, ao esconder o que É, permite um certo ar de misterio, temor)

    Mas fiquei curiosa, pq os meninos stalkeavam as garotas? Eles gostavam dela? As achavam estranhas?

    Nem fazia ideia que tinha um filme assim, e da Sophia C.! Vou já procurar assistir, alias, vc já viu o filme? Será que é parecido ou diferente do livro?

    ResponderExcluir
  18. Estava tão empolgada em conferir a história até descobrir que o final fica em aberto, gosto de "finais finais"...rs... Mas mesmo assim fiquei ficou uma pontinha de curiosidade. O jeito da narração eu gostei, ser narrado por meninos que acompanhavam as meninas. E concordo com você, fanatismo religioso me assusta também. Ótima resenha.
    Abraço!
    A Arte de Escrever

    ResponderExcluir
  19. Silvana, eu só havia visto a capa desse livro mas nunca me deu a curiosidade de lê-lo mas eu o achei bem interessante, mesmo que o autor não tenha colocado aquele suspense e pistas para descobrirmos o motivo pelo qual levou essas garotas à esse ato extremo. Devo confessar que achei estranho os garotos acompanharem a vida dessas irmãs, parece uma ação psicopata kk. Mas devo concordar com você, fanatismo ao extremo é horrível.

    ResponderExcluir
  20. Oi Silvana...
    Já havia ouvido falar muito bem desse livro e estou doida para lê-lo... Uma história um tanto chocante que com certeza nos causa uma mistura de sentimentos... Quero descobrir o que levou essas garotas a cometerem o suicídio... Sei que tem uma adaptação desse livro e estou louca para assistir... Espero poder fazer isso em breve...
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
  21. Nossa, sim, fanáticos me dão medo mesmo!
    Sabe que apesar do título, essa capa não me faz pensar em suicídio? Sei lá, achei que fosse algum jogo de palavras, que fosse algo talvez relacionado ao suicídio, mas jamais pensei que cinco irmãs se suicidariam "sem motivo algum"
    Não sei se fico empolgada ou decepcionada por não sabermos os reais motivos dos suicídios, mas acredito que farei essa leitura só pra ver se descubro! Algo tipo: tenho que ler Dom Casmurro pra saber se a Capitu traiu ou não hahaha mais um pra lista!

    ResponderExcluir
  22. Será que não foi muito intencional deixar as respostas assim, escondidas??? Não sei..rs Mas penso eu que o bumm do livro esteja realmente nesse não revelar os fatos, os motivos dos suicídios.
    Este livro até hoje, movimenta o mundo literário, mesmo depois de tantos anos de seu lançamento. E oh, jogada Mestre sim!
    É o tempero! rs
    Beijo

    ResponderExcluir
  23. Ooi gostei bastante da premissa do livro. Mas como assim o autor não revela por que as garotas cometem suicídio? Bom, fiquei bem curiosa sobre o tema abordado no livro e espero conseguir adquirir em breve esse livro.
    Beijoss

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.