Olá queridos,
Max Walker é um garoto prodígio: seus pais têm muito orgulho da sua conduta e postura, seu irmão o admira profundamente, na escola ele é muito esforçado, é popular no futebol, e faz o maior sucesso com a mulherada!

Max porém tem um segredo e se este for revelado, vai mudar a vida dele totalmente. As pessoas não vão mais admirá-lo, passarão a ter nojo dele, vão querer se afastar e ele não será mais um sucesso! Já nas primeiras 40 páginas nós descobrimos então o tal segredo. Baseado nesse mistério existe um acontecimento horrível no livro (só para os fortes) que levará a consequências que eu não imaginei serem possíveis. O livro inteiro se desenvolve a partir desse acontecimento e de suas consequências.


Novamente este é um livro que aborda a vida em família, mostrando que nem todo mundo tem estômago pra ser pai ou mãe. Um exemplo disso é que quando o Max mais precisa do apoio moral dos seus pais, estes se mostram mais desesperados e pessimistas possíveis, deixando assim o nosso protagonista à mercê de pensamentos horríveis sobre ele próprio, afinal, se nem pai e mãe dão conta de lidar com isso, o que um garoto de 16 anos poderá fazer? E, com isso, nosso querido mocinho toma atitudes extremas.


Em certos momentos da narrativa, Max parecia maduro demais para um garoto de 16 anos, e em outros momentos parecia infantil demais, e o mesmo aconteceu com seu irmão de 10 anos, Daniel. Mas cheguei à conclusão de que essas oscilações fazem parte até da vida adulta. Tem muito marmanjo fazendo birra, e tem muita criança tomando as rédeas da própria vida.


A autora enrolou em alguns trechos, poderíamos ter retirado talvez umas 80 páginas do livro, mas isso não me fez desgostar dele.

Um livro perigoso de se ler, caso você não esteja muito bem consigo mesmo. Uma leitura que desafia os nossos conceitos e paradigmas, nos fazendo questionar o motivo de muitas coisas. Em certos momentos me flagrei secretamente torcendo pelo que é considerado o “caminho mais fácil”, pela “solução mais correta”, e fazendo refletir nas coisas que cada um acredita e o motivo para acreditarmos nelas dessa forma. Um baita livro reflexivo!

Após terminar a leitura, fiquei com a sensação de ter engolido cubos de gelo... Esse é um livro daqueles.

Abraços



Título: Menino de ouro
Autora: Abigail Tarttelin
Editora: Globo Livros
Páginas: 384
Ano: 2013

25 comentários:

  1. Oi, Sil!
    Gente, não sabia que esse livro era assim... Descobri ele por acaso e agora com essa resenha maravilhosa, sei que tenho de ler o mais rápido possível.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Sorteio Literário de Carnaval
    Resenha premiada Paixão e Crime
    Sorteio Três Anos de Historiar

    ResponderExcluir
  2. Olá, Silvana!!
    Que incrível esse livro, combina comigo, pois estou daqueles dias, onde tudo parece estar contra mim e eu contra todos... É complicado.
    Amei a resenha e o livro!!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Silvana
    Acredito ser a primeira resenha que leio do livro. Gostei bastante da premissa e saber que a obra mereceu elogios. Livros reflexivos são sempre uma boa pedida. Leria, mesmo com sua pequena ressalva.

    ResponderExcluir
  4. Oi Silvana, tudo bem?
    Todas as resenhas que eu leio sobre este livro são expressando as suas opiniões. Todos dizem que este é um livro super forte e pesado, apesar da capa alegre. Quero muito ler esse livro, mas não sei se estou preparada pois fico com medo do que vou encontrar.Ótima resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Sil!
    Nossa, já tinha ouvido falar do livro mas não tinha ideia que era assim! Fiquei intrigada e curiosa para ler, gosto muito de livros realistas e que nos fazem parar e pensar, por mais pesado que possa ser. Afinal , essa é a vida, ela não pega leve não!

    BJS!!!

    ResponderExcluir
  6. Oi Silvana.
    Gostei da premissa do livro e ainda estou debatendo comigo mesma se leria ou não, não gosto quando há essa enrolação e te entendo totalmente é chato ni final das contas, fiquei bastante curiosa quanto a coisa terrível que o mocinho fez para que as pessoas passassem a ter nojo dele, enfim adorei essa capa.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Oi Sil!!!
    Estou com esse livro no formato digital e ainda não me despertou interesse e também nunca procurei saber nada a respeito, ma agora confesso que fiquei bem intrigada com essa historia me pareceu um tanto como maluca, enfim acho que é bom saber de muita coisa antes de começar a ler o livro.
    Até mais!!!!

    ResponderExcluir
  8. Olá, o livro tem como objetivo reforçar o valor que a união da família tem e as consequências que a falta desse apoio pode oferecer. Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Silvana, não havia lido nada sobre o livro ainda, mas logo pela capa pensei que se tratava de uma história bonita, que daria para ler em um dia mas eu estava bem enganada. Fiquei bem curiosa para saber esse segredo do Max, o porquê você ficou tão assustada com a revelação e claro, como os pais não puderam apoiar o próprio filho.
    Fiquei bem curiosa sobre o enredo e espero poder lê-lo algum dia.

    ResponderExcluir
  10. Conseguiu me deixar louca pelo livro sem nem mesmo contar nada rsrs
    Estou me perguntando qual o segredo, quais as consequências.. mente a mil aqui. As vezes realmente o caminho mais fácil parece o melhor, principalmente se for para evitar ver a dor em quem gostamos. Fiquei com o pé atrás pelos trechos onde a autora enrola, mas leria com certeza

    ResponderExcluir
  11. Achei a capa muito linnda!
    Super colorida!
    Fiquei doida agora para ler ele!
    Vou pesquisar mais!

    ResponderExcluir
  12. Você me deixou super, hiper, mega curiosa para saber que segredo é esse que pode mudar a vida de um garoto que parece ser perfeito, fiquei imaginando como um livro pode ser perigoso para se ler, já anotei na minha listinha de compras.

    ResponderExcluir
  13. Parece um ótimo livro para fazer pensar. Os personagens parecem muito bem feitos, especialmente ao passar as mensagens e tentar mostrar a situação e como lidam com as coisas. Os pais que falham na hora que o filho mais precisaria de apoio, o filho que tem mudanças constantes de personalidade, de parecer maduro demais em um momento e infantil em outro. Achei isso interessante, tem bastante coisa ali que mostra a confusão, o clima ruim...deve deixar a gente bem apegado à história e acreditando nas coisas que acontecem. E com muitos sentimentos rolando enquanto lê.
    Boa dica =)

    ResponderExcluir
  14. Nossa Silvana!
    Pela capa nem dava nada pelo livro, acredita?
    E fiquei tão curiosa para saber o que danado aconteceu na vida desse rapaz e sobre o tal segredo que o coloca em maus lençóis.
    E acho o fim da picada nem a própria família apoiá-lo, dar um norte para ele em como solucionar, afinal, os pais são mais velhos, experientes e responsáveis por ele, deveriam ficar ao seu lado.
    Fato é que quero conferir a leitura.
    “Todos os homens, por natureza, desejam saber.” (Aristóteles)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de MARÇO, livros + KIT DE PAPELARIA e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  15. Oi Silvana...
    Você fez uma resenha cheia de mistérios para não dar spoiler do livro e me deixou muito curiosa para saber que segredo é esse que vai mudar radicalmente e vida de Max e que acontecimento é esse que levará a sérias consequências... Preciso desse livro em minhas mãos para descobrir todos esses mistérios...
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
  16. Oi Silvana, pela forma como você escreveu a resenha, está mais do que na cara que esse livro não é para todos. Eu fiquei curiosa para saber o que aconteceu com nosso protagonista que seria capaz de mudar a visão dele diante de todos. Fiquei na dúvida agora. Será que vou ter estômago para ler? Acho que sim (rsrs).
    Beijos
    [SORTEIO]Baile Literário
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  17. Oi, Silvana!!
    Adorei a resenha e devo confessar que não conhecia esse livro!! Gostei da premissa da história e quero muito saber qual o segredo de Max Walker!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  18. Não conhecia o livro e enquanto lia a resenha já fui imaginando mil coisas, tentando adivinhar o segredo e as consequências dele. Achei a premissa sensacional e com certeza vou ler se tiver oportunidade.

    ResponderExcluir
  19. Oi, Silvana!
    Confesso que prefiro livros com enredos mais simples e leves, diferente do enredo de Menino de ouro, sem falar que não fiquei nem mesmo curiosa para saber o segredo que o Max esconde... por isso dificilmente eu leria Menino de ouro.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  20. Nossa parece que o livro é muito reflexivo, fiquei curiosa para ler, assumo que gosto de leitura mais leves, mas as que nos fazem refletir sobre a vida também me agradam, essa coisa de terminar a leitura parecendo que engoliu cubos de gelos, não sei se é uma boa para mim nesse momento.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  21. Eu passei a resenha toda lendo e pensando " o que é o segredo desse menino ? ", eu juro que quando olho pra essa capa imaginaria qualquer coisa menos que iamos ter uma leitura tão reflexiva. A gente tem a mania de julgar o comportamento dos personagens mas o ser humano é assim mesmo uma hora haje como um adulto em outa como uma criança. Eu gostei de sua resenha e tenho a intenção de ler o livro.

    ResponderExcluir
  22. Oi! Não conhecia o livro mas fiquei bem curiosa com o tal segredo.
    Olhando a capa achei até que seria algo mais infantil, mais leve, não fazia ideia que seria algo reflexivo assim.
    Uma pena quando os autores começam a enrolar e chegamos à conclusão que tem páginas "sobrando", né? Mas ainda bem que mesmo assim você curtiu a leitura :)

    ResponderExcluir
  23. Outro livro que parece mexer com os sentimentos. Nunca havia houvido falar deste livro, mas gostei da resenha, me deixou curiosa para saber mais sobre o menino, saber de toda a historia e como o escritor escreve. Valeu pela dica de só ler quando estiver bem consigo mesmo, vou levar em consideração se for ler. Obrigada.

    ResponderExcluir
  24. Oi Silvana,
    Nossa! Não conhecia esse livro! Mas é claro que já está na meta de leitura, pois fiquei super instigada em conhecer essa história pesada e desafiadora. Adoro livros que tem como pano de fundo o relacionamento familiar, na maioria das vezes são histórias repletas de reflexão, coisa que amo. Confesso que estou muito curiosa para saber essa tal segredo do personagem, vou tentar ler o quanto antes.
    Beijos

    ResponderExcluir
  25. Olá, Silvana.
    Eu ganhei esse livro em um sorteio e acabei surpreendida pela qualidade da obra. Senti um turbilhão de emoções lendo ele. Ia do amor ao ódio em segundos. É um livro que recomendo sempre.

    Prefácio

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.