O mundo das Crônicas de Gelo e Fogo criado por George R. R. Martin é muito vasto, contando com uma mitologia única e personagens memoráveis, sendo frequentemente comparado ao Senhor dos Anéis.

As Crônicas de Gelo e Fogo já conta com cinco livros principais (e mais de cem invernos esperando o sexto U.U), mas com um universo tão grande assim é normal que se tenha algumas outras histórias publicadas que se passem nesse mesmo mundo e O Cavaleiro dos Sete Reinos é um deles.

A obra se passa quase cem anos antes dos acontecimentos das Crônicas e é composta por três contos: O Cavaleiro Andante, A Espada Juramentada e O Cavaleiro Misterioso. Esses contos (originalmente publicados em livros de contos separados e posteriormente compilados pela Leya nessa obra) contam a história de Dunk e Egg, sendo o primeiro um recém batizado cavaleiro e o segundo um garoto careca, respondão, que é muito mais do que aparenta e acaba sendo aceito por Duncan como seu escudeiro.


Em O Cavaleiro Andante temos um conto um pouco introdutório, mostrando como Duncan se tornou cavaleiro, seu encontro com Egg e como ele se tornou seu escudeiro. Os acontecimentos principais do conto se passam no grande torneio de Vaufreixo, onde um lorde está fazendo um torneio para celebrar o aniversário de sua filha. Duncan pretende ganhar o torneio, porém, nem tudo sai como planejado e muita coisa de interessante acontece, inclusive revelações sobre o próprio Egg, brigas, ameaças e muita ação.

Ação essa que não ocorre muito no segundo conto. Em A Espada Juramentada temos um salto temporal de um ano e alguns meses, nele Dunk (também conhecido como Sor. Duncan O Alto) e seu fiel escudeiro Egg, estão a serviço de Sor. Eustace um antigo cavaleiro que lutou na rebelião dos dragões (os Targaryens) e acabam se vendo em um conflito de terras entre Sor Eustace e a Viúva das Aranhas, uma senhora que aparentemente já enterrou quatro maridos. A ação nesse conto é mais discreta, porém não quer dizer que seja uma história parada, pelo contrário, existe investigações, discussões sobre a rebelião do passado (fato importante no terceiro conto) e disputas de interesses, tornando um conto muito interessante.

Mas O Cavaleiro Misterioso acaba se tornando uma história mais interessante ainda. Nele Dunk e Egg pretendem ir para o norte, visitar a muralha ou procurar trabalho em Winterfell, contudo, acabam parando em um casamento de um grande senhor e claro... se metendo em enrascada como sempre. Um conto com muito mais ação, torneios novamente (nada como um bom torneio para celebrar alguma coisa, hein?), intriga, conspiração e reviravoltas. É, a meu ver, o melhor conto do livro.


Para finalizar, devo dizer que O Cavaleiro dos Sete Reinos vem para enriquecer ainda mais um mundo muito bem desenvolvido, com personagens com características fortes, como Dunk que se mostra um cara bem inocente (um perigo em uma obra de Martin), todavia, muito justo e honrado, fazendo você se apegar facilmente a ele, e Egg, que apesar de ser meio insolente às vezes, é um bom rapaz e fiel até o fim. E, claro, a obra conta com todas as características de um livro de Martin, intriga, ação, personagens muito bem desenvolvidos, fortes, com diálogos excelentes e um pouco de humor.


Título: O Cavaleiro dos Sete Reinos
Autor: George R. R. Martin
Editora: Leya
Páginas: 416
Ano: 2014

53 comentários:

  1. Que resenha maravilhosa, sou fã apaixonada pela série, mas nunca li os livros. Acredito que preciso mudar isso. Melhor resenha ever !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, precisa urgente, a série é muito boa, porém os livros são melhores e com coisas que não acontecem na série que fariam você se surpreender

      Excluir
  2. Que resenha maravilhosa, sou fã apaixonada pela série, mas nunca li os livros. Acredito que preciso mudar isso. Melhor resenha ever !!!

    ResponderExcluir
  3. Olá, Fábio.
    Eu estou a tanto tempo esperando que ele termine a série que fico com raiva quando vejo outros livros sendo publicados e nada dela escrever o próximo hehe. Achei esse livro bem interessante, e como faz tempo que li o ultimo da série publicado, acho que deve ser legal ler pelo menos para relembrar o cenário que já esqueci quase tudo hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, é verdade, e pelo visto esse ano também não vai ser o ano de lançamento, inclusive ele já anunciou que vai lançar outro conto esse ano. Mas esse vale a pena ler enquanto espera. Existe uma versão ilustrada também, vendida exclusivamente pela submarino

      Excluir
  4. Oi, Fábio
    Muito bem escrita sua resenha. Adoro As crônicas de gelo e fogo, mas ainda não conferi esses contos, não por falta de vontade. Martin desenvolve muito bem seus personagens, e imagino mesmo que não tenha sido diferente nesse livro.

    PS.: Você colocou mesmo ele soltando um pum na foto? hahah



    Blog Livros, vamos devorá-los

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado Leticia. Sim é verdade, os personagens são bem elaborados nesse também e dá pra notar muito claramente as diferenças entre eles. Assim que puder dê uma conferida, vale a pena.

      Excluir
    2. Ah, e sim, coloquei ele soltando um pum na foto kkkk. E de óculos escuro. Achei que daria uma boa foto descontraída

      Excluir
  5. Oi.
    Eu quero muito ler essa série, mas confesso que ainda não fiz pelo tamanho de cada livro, eu adorei a premissa e a história parece ser para la de interessante, apesar da falta de ação.
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Verdade, o tamanho dos livros são um pouco intimidadores, porém vale muito a pena. Essa é uma série que realmente prende o leitor, passa rápido. Quando você começa a ler nem lembra do tamanho do livro mais. :*

      Excluir
  6. Gosto muito dessa série do autor, os livros são tão ricos de personagens e ambientação e tudo mais! Mas essas outras histórias não consegui ler ainda =/
    E vejo muito sendo falando dessa dupla, Dunk e Egg, em algumas resenhas da série de tv, umas comparações e tramas paralelas e coisas assim, mas não sabia direito do que estavam falando. Quando vi esse livro achei bem legal por isso. Por mostrar os personagens e mais da trama deles. E olha, já que até o próximo das Crônicas sair vai demorar ainda um tempo ele seria uma ótima opção pra ler enquanto isso. Quase li no ano passado, mas acabei não conseguindo. Quem sabe agora vai né! Foi bom me lembrar desse bendito aqui! ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente é uma boa opção para ir se distraindo até o lançamento do sexto livro (que ninguém sabe quando vai sair). Inclusive a HBO está analisando novas series derivadas de Game of Thrones para quando ela acabar e esse livro pode ser uma delas.

      Excluir
    2. Vi isso das séries derivadas também. Achei bem louco. Legal se fizerem mesmo. Mas será? Confesso que tenho lá minhas dúvidas de que isso saia mesmo...

      Excluir
    3. Já estão em produção. Inclusive a outra serie de livros dele (Wild Cards) também irá ser produzida. Só não lembro se pela HBO.

      Excluir
  7. Fábio!
    Um livro do George R. R. Martin jamais poderá ser uma 'coisa' que não deva ser apreciada, porque a genialidade do autor é inconstestável.
    Ver os três contos compilados em um único livro, mesmo que de dimensão gigantesca, enche os olhos e traz grande interesse, ainda mais com personagens tão bem delineados, mesmo em conto, onde quase nunca nos afeiçoamos as personagens.
    FELIZ DIA DAS MÃES!
    “Sê humilde para evitar o orgulho, mas voa alto para alcançar a sabedoria.” (Santo Agostinho)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE MAIO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Excelente resenha! Não conhecia, já quero ler.

    ResponderExcluir
  9. Se tem uma coisa que eu odeio é esse George escrevendo mil spin offs e nada de terminar o sexto livro hahhaahah
    Tenho vontade de ler esses livros mas acho que só vou conseguir ler depois que os principais forem lançados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu entendo um pouco essa raiva, você vê que ele vai lançar um livro novo mas quando vai olhar... Não é o sexto da serie. kkkk. Mas você pode contar esse como o livro 0.5 por assim dizer.

      Excluir
  10. Oi! Meu Deus, eu juro que eu comprei o primeiro volume em 2015 e até hoje não terminei. Eu acredito fielmente que a história em si é boa, mas eu acho a escrita do George extremamente detalhista, o que me desanima muito para ler. (ai eu acabo largando o livro e pego outro para ler). E tu saberia me explicar o pq de existir milhares de capas diferentes pra cada livro? hahahah Se um dia eu conseguir concluir a série, com certeza vou pegar os contos para ler. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabriela, verdade, esses livros dele são muito detalhados, porem acredito que seja na medida certa, uma serie que considero muito boa mas cansativa devido a quantidade de detalhes é O Senhor dos Anéis, ali sim cansa de mais kkkkk. Quanto as capas acredito que tenha sido devido as reimpressões mesmo kkkk novas edições. Inclusive também alguns dos livros foram divididos em dois devido ao tamanho. De uma chance a serie, com essa garanto não se arrepender. Beijos!

      Excluir
  11. Oi Fábio tudo bem?
    Até hoje infelizmente ainda não tive a oportunidade de conhecer este mundo criado por Martin pelos livros. Assisti a alguns episódios da série, e também não conclui. Quero muito ler a série ainda, um dia rsrsrs e este é um projeto que pretendo cumprir. Com um mundo deste criado pelo autor, é possível criar inúmeras histórias, como esta que foi trazida na resenha. Adorei!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Lara =D. Espero que consiga cumprir esse projeto, tanto da serie como dos livros. Mesmo com algumas diferenças entre ambos (serie e livro) os dois valem muito a pena. Beijos!

      Excluir
  12. Oi Fabio! Primeira resenha Que leio spbre o universo ceiado pelo Martin, não tenho vontade de ler os livros ou ver a serie mas sua resenha ficou muito boa e convidativa. Gosto de livros com bobs dialogos e personagens fortes e bem-humorados. Se não fosse do universo do Martin eu provavelmente iria querer embarcar nessa leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jéssica =D. Eu entendo, mas lhe digo que dê uma chance as Crônicas de Gelo e Fogo, pois tem tudo isso que você gosta em um livro, principalmente em relação aos diálogos e aos personagens fortes (esses tem até de mais kkkk).

      Excluir
    2. Ah, e obrigado pelo elogio da resenha =D

      Excluir
  13. Oi Fábio,
    Sou louca por As Crônicas de Gelo e Fogo há anos! Estou adiando a leitura porque ainda não tenho os livros físicos, e também não assisti a série, já que pretendo ler antes. Mas está cada vez mais complicado segurar a ansiedade, são tantos elogios e fãs dessa trama riquíssima do aclamado George R. R. Martin. Imagino que esse livro de contos deve ser tão bom quanto à série, afinal conteúdo para esse universo é o que não falta. Deve ser uma leitura nem um pouco tediosa, muita intriga, ação e personagens proporcionam uma leitura cheia de emoção do inicio até o fim.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Micheli, tudo bom?
      Rapaz, não consigo nem imaginar como você consegue evitar spoilers sobre essa serie, não tendo lido até hoje kkkk. Recomendo começar a ler o quanto antes. A meu ver realmente não é tedioso. Vale a pena, corre pra ler.

      Excluir
  14. Ainda não li os livros tem que ter tempo e coragem são uns blocos rs. Os contos parecem ser muito bons e da para saber mais sobre a historia, gostei do primeiro e terceiro contos pois tem muita ação e adoro isso. Embora o segunda não tenha tanta ação fiquei curiosa com a senhora que já enterrou quatro maridos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria.
      Verdade, o segundo não tem tanta ação como os outros dois, mas é bem interessante também. A Senhora é uma personagem muito forte e interessante. Vale a pena a leitura.

      Excluir
  15. Que fotos maravilhosas !
    Sou completamente apaixonada pelo jeito George Martin de criar um mundo imaginário e tão real ao mesmo tempo. Quero muitodemaisalemdaconta ler esse livro! A resenha me fez querer ler ainda mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nayane
      Obrigado pelos elogios, corre logo pra ler esse livro kkkk.

      Excluir
  16. Posso dizer que sou completamente leiga em relação aos livros desse autor, e mesmo achando suas estórias sensacionais, pois leio resenhas, inclusive a sua e muito bem descrita, e mostra a genialidade do autor, em dar conta de escrever uma trama bem envolvente e construída, porém ainda sim não e algo que enche meus olhos e me desperta vontade de ler. Quem sabe futuramente dou chance a suas obras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lana, obrigado pelo elogio.
      Sim, ele consegue construir uma trama única e o melhor de tudo é que não é nem um pouco previsível.

      Excluir
  17. Oi.
    Primeiramente parabéns pela fantástica resenha! Muito bem elaborada.
    Essa série é de encher os olhos e o coração. Eu acompanho a série televisiva e tenho os livros, mas ainda não comecei a leitura. Tenho uma grande expectativa pela leitura, pois tenho certeza de que é rica em conteúdo e explora muito bem os personagens e as situações que envolvem os mesmos. E, por tudo que você comentou, a ansiedade bateu forte!
    Obrigada.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Márcia.
      Muito obrigado pelos elogios. =D
      Assim que tiver um tempo, leia. Com certeza é rica sim e o melhor de tudo é que mesmo vendo a serie, tem muita coisa nos livros que não tem nela. E coisas bem importantes. O que acaba tendo uma felicidade dupla, com os livros e com a serie.

      Excluir
  18. Tive muita vontade de ler esses livros, mas cada vez que eu vejo o tamanho deles perco a vontade, acho que algum dia lerei, mas não será por agora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando você começar a ler vai desejar que fossem maiores, vai por mim kkkk

      Excluir
  19. Olá, Fábio
    Parabéns pela Resenha muito bem escrita, Confesso que toda vez que vejo o numero de paginas dos livros do George R. R. Martin perco a vontade de me aventurar nas suas Histórias, mas pretendo corrigir esse erro!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lucia
      Obrigado pelo elogio =D
      Coragem, kkkk Leia, vale a pena

      Excluir
  20. Ótima resenha,
    Os contos são super leves, comparados as Crônicas.
    Eu realmente me apaixonei pela história de amizade de Dunk e Egg.
    Terminei o segundo conto com um sorriso enorme no rosto no meio do ônibus lotado, fiquei olhando pro nada sorrindo durante muito tempo... feliz por ver o quão nobre é o Dunk em sua despedida da Viúva Vermelha...
    E o modo como Martin costurou as informações das rebeliões com a construção desses personagens foi perfeita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, concordo. O segundo conto mesmo sem ter muita ação é muito bonito. E realmente é nítida a diferença de clima entre esses contos e as Crônicas.
      Obrigado pelo elogio =D.

      Excluir
  21. Olá, Fábio!

    Mesmo sem ter lido As Crônicas de Fogo e Gelo, sempre noto como o universo que George R.R. Martin criou é bem complexo e forte. Todas essas histórias e famílias interligadas nesse jogo de poder em Westeros seria difícil ou até impossível de um autor novato fazer. Acho que até essa necessidade de tudo estar perfeitamente ligado é o que faz o George demorar tanto com o sexto livro!
    E em O Cavaleiro dos sete reinos essa força continua mesmo numa história que se passa 100 anos antes da série de livros. E mantém a ligação com Westeros de forma coerente, mesmo se não ligado às Crônicas de Gelo e Fogo, sendo um belo complemento a mesma.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.
      Concordo com você. Mas apesar disso, acredito que o sexto livro ele tenha "empacado" um pouco. Porque ele decide escrever outras coisas, series, e contos e não dando muita atenção pro livro. Acho até as vezes que ele faz de propósito de tanto que nós leitores reclamamos da demora kkkkk

      Excluir
  22. Eu simplesmente adoro As Crônicas de Gelo e Fogo, já li até o terceiro livro, e pretendo ler o quarto em breve, e adoro a série também, então não tenho dúvidas que quero ler O Cavaleiro dos Sete Reinos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mariele
      São muito bons mesmo. Confesso que o quarto pra mim é o mais chatinho (mas que isso não a desanime kkkk é apenas minha opinião). Mas ainda assim é legal. Leia esse também, vc vai gostar. :D

      Excluir
  23. Oi, Fábio!
    Nunca tive interesse em ler a série Crônicas de Gelo e Fogo, não faz meu estilo de leitura, mas espero sinceramente que o sexto livro seja publicado logo, pois sei bem como é ter que esperar vários invernos para um determinado livro seja finalmente lançado... boa sorte para você e para os fãs dessa série.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Any,
      Eu entendo, realmente quando não gosta a leitura não flui da mesma forma, fica chato. Obrigado =D
      Abraços.

      Excluir
  24. Olá Fábio!
    Adorei essa resenha, estou lendo o Cavaleiro do sete reinos, e estou gostando muito, no começo achei meio parado mas cheguei em uma parte do livro que ficou mais interessante. Assim que terminar pretendo ler as Crônicas de Gelo e Fogo, apesar de já ter assistido a serie, acredito que o livros sejam bem interessantes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Christiany.
      Obrigado pelo elogio =D
      Que bom que gostou da resenha e que está lendo.
      Leia sim as Crônicas. O primeiro livro é bem fiel. O Segundo e terceiro também, porem já começa a existir mudanças significantes. Mas no geral continua bem fiel e vale muito a pena a leitura.

      Excluir
  25. Oi, Fabio!!
    Adorei conhecer um pouquinho de um dos livros de George R. R. Martin, mesmo não tendo lido nenhum dos livros dele!!
    Bjoss

    ResponderExcluir
  26. Olá, quero adquirir o quanto antes esse livro e tirar o atraso das Crônicas de Gelo e Fogo que eu amo de paixão. Só espero que o Martin não vá dessa pra melhor antes de publicar o restante dos livros que falta.
    Abraço

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.