De príncipe a assassino, rei, e agora em busca de ser um imperador e prestes a ser papai, pois é, a prova de que todo Pokémon evolui.

Quando deixamos o rei Jorg ao fim de King of Thorns, ele tinha acabado de derrotar as forças do príncipe Orrin (pretendente a imperador e possível salvador do império) e se tornado rei de sete nações antes governada pelo príncipe derrotado. Já em Emperror of Thorns suas pretensões são maiores, claro, e ser rei apenas não basta, sendo o título de imperador o cargo mais cobiçado por Jorg desde sempre.

E com isso nós iniciamos a trama. Novamente com um salto temporal, Jorg agora conta com 20 anos e está prestes a ser pai. Sua esposa Miana (agora com 15 anos) está prestes a dar à luz e isso tudo às portas do congresso que reúne todos os reis e aspirantes ao trono do império para a grande votação a fim de decidir se haverá um novo imperador.

Mas, além disso, uma nova ameaça que andava pairando de longe desde os outros volumes parece despertar de vez, que é a grande presença do Rei Morto, que busca também governar não só o império como o mundo todo. Com isso tudo você forma a trama central desse final de trilogia. É uma trama interessante? É. O livro continua bom? Continua. Porém, devo fazer algumas ressalvas.

Para começar, assim como os dois volumes anteriores, o livro fica se alternando entre passado e futuro – o que em si não é ruim, mas, assim como no segundo volume, ele parece se focar a maior parte do seu tempo nesses acontecimentos antigos para juntar no final, e, quando vem para o presente, tudo acontece com uma velocidade surpreendente com cortes para não enrolar a trama, mas isso acaba às vezes dando a sensação de que o que realmente importava não foi desenvolvido direito.

E sim, elas poderiam ser melhores, até porque quando você vai juntar as coisas do fim do livro com aquele passado, percebe-se que algumas partes poderiam ter sido dispensáveis e trabalhada de uma forma melhor. Em compensação, ao contrário do segundo livro, aqui não há flashbacks no meio dos capítulos do presente e dessa vez não dá para confundir presente com passado, o que é um ponto positivo.

Outro fato legal que achei em relação ao segundo livro e que aqui teve continuidade foi o de poder ver partes da história por um ponto de vista diferente, onde antes era o ponto de vista de Katherine aqui passa a ter capítulos totalmente dedicados a Chella, uma necromante a qual Jorg tem alguns embates durante a trilogia. Aqui nesse livro ela tem um papel muito significativo para a trama.

Os personagens por sinal continuam todos muito bem caracterizados e bem construídos, com um Jorg mais louco do que nunca a fim de fazer de tudo para evitar que algum mal aconteça a seu filho ou à sua esposa. E também passando por cima de tudo e de todos para conquistar seus objetivos, apesar de que dessa vez achei algumas das atitudes dele meio que sem sentido (mais para o fim do livro).
E por falar em livro, eu sou todo elogios pelos livros da DarkSide, adoro as capas, o cuidado que eles têm, o trabalho interno e tudo mais. Isso me fez deixar passar um erro de ortografia ou outro nos dois primeiros livros, afinal, era algo raro de encontrar, mas aqui nesse terceiro, vou te contar, era quase um a cada 5 páginas, a coisa estava feia, alguém se descuidou legal nesse quesito.

Em relação ao final do livro e da trilogia devo dizer que não foi o que eu esperava (não digo bom ou ruim, mas no sentido mesmo de que eu achei que ia ser de um jeito e foi de outro). Foi um final que eu chamaria de 50%, porque metade dos leitores podem gostar, assim como podem odiar. Então eu prefiro não opinar em relação ao que achei, para que vocês fiquem na curiosidade e tirem suas próprias conclusões.


Enfim, é isso, no geral a trilogia é muito boa, tem uma história muito legal, com personagens marcantes e que gostaria muito de ver sendo adaptada por uma HBO da vida para a televisão. Mas, infelizmente, achei o terceiro livro o mais fraquinho dos três, não sei se por expectativas demais ou outra coisa, mas ele não é ruim, e com certeza vale muito a leitura.

Obs: A trilogia de Jorg acabou, mas sairá uma nova trilogia que se passará no mesmo universo, que é a trilogia da Rainha Vermelha (inclusive o primeiro livro já foi lançado há algum tempo e pretendo resenhar no futuro para vocês).

Titulo: Emperor of Thorns
Autor: Mark Lawrence
Editora: Darkside Books
Paginas: 530
Ano: 2014

34 comentários:

  1. Admito que só li o comecinho da resenha, li a resenha do primeiro livro e gostei muito e fiquei com vontade de ler, não quis ler essa para evitar spoilers haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kk Eu entendo, porem eu não dou spoilers sobre um livro, então pode ler despreocupada kkkk

      Excluir
  2. Oi Fabio ;)
    Também li a resenha meio por cima, porque estou querendo muito ler a série mas estou com medo de spoilers kkk que já peguei uns sem querer!
    Gosto de livros que ficam alternando entre passado e futuro, mas que pena que você achou que algumas coisas não foram desenvolvidas direito!
    E agora estou com medo desse final do livro... vou tentar ler com as expectativas baixas kkk
    Abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Isabela
      Apesar desse livro ter sido para mim o mais fraco entre os três ele ainda é muito bom. Vale a pena.

      Excluir
  3. Esses livros parecem valer a pena, acho que no fim das contas e depois de ler todos os três aqueles errinhos ou coisas quem incomodam podem nem ser tão relevantes assim. A trama é interessante, tem bons personagens e um jeito criativo pela história. Seria algo que leria facilmente, se for como estou pensando.
    Só achei meio chatinho esse negócio de mostrar passado e futuro bem, mas no presente as coisas serem corridas. Não sei, para um final de história algumas coisas não enrolarem é bom, mas pode ser ruim. Aí só lendo pra ver mesmo.
    Mas achei legal poder ver partes da trama com outros pontos de vista, fica bem interessante.
    Teria que ler esses livros pra entender tudo isso, mas animei, acho que iria gostar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cristiane
      Se puder leia sim, apesar das pontuações um pouco negativas para o terceiro a serie toda vale a pena, é muito boa.

      Excluir
  4. Fábio!
    É tão triste quando esperamos um final de uma forma e ele vem de outra, mas ainda assim a forma inusitada como acontece, deve ser interessante e intrigante.
    Fiquei me perguntando como seria esse final, já que o Rei Morto retorna querendo tudo...
    E vou concordar com você, os livros da DarkSide tem uma diagramação fabulosa.
    Desejo uma ótima semana e um feliz dia dos namorados!
    “Onde há estudo - há sabedoria.” (Textos Judaicos)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE JUNHO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Verdade, é chato quando criamos expectativas e no fim elas não são tão boas como esperamos.

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Oi Fábio
    Quero muito ler essa série e acompanhar o Jorg. As aventuras dele, as tomadas de decisões e o estilo de vida. Quero muito conhecer essa universo e sei que não vou me decepcionar com a história.
    É ruim quando você esperava muito de um livro e ele acaba sendo menos. Mas eu acho natural para um fim de trilogia. Acabamos com aquela tensão do final.
    A Darkside arrasa nos acabamentos... pra mim ela é a campeã quando se trata de livros bem resistentes. Amo capa dura s2
    Li a resenha e não vi spoiler. obg rsrs
    Até mais, Fábio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nayane
      Aconselho muito ler essa serie. Apesar de na minha opinião o terceiro livro ter sido mais fraco ainda assim não tira o brilho e continua muito bom.
      Em relação as capas eu concordo, gosto muito de livros de capa dura e estava até comentando um dia desse que não sei se é impressão minha mas acho que depois da darkside outras editoras também passaram a investir mais nesse tipo de capa (ainda bem kkk).
      Sim, eu não dou spoilers nas resenhas kkk ou pelo menos evito ao máximo.
      Até a próxima resenha.

      Excluir
  7. Boa noite!
    Desde muito tempo tenho vontade de ler essa trilogia, parece ser bem boa, com fantasia na medida certa.
    Fiquei bem curioso para saber como foi esse final que te causou tanta surpresa.
    Uma pena os erros de revisão.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.
      Sim, recomendo muito a leitura vale a pena.
      Realmente é uma pena tanto erro assim, mas acontece, pelo menos não tira o brilho da historia.
      Abraço.

      Excluir
  8. Jorg está prestes a ser pai em Emperor of Thorns?! Gente, por essa eu não esperava, sério...
    Chato esses erros de ortografia, poderiam ter dado mais atenção a esse detalhe, é uma pena.
    Ps: amei as fotos, principalmente as duas primeiras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Any
      Pois, ele vai ser pai, quem diria né? kkkk
      Verdade, foram bem descuidados, no começo do livro tem vários quase seguidos. Que bom que gostou das fotos, obrigado ^^

      Excluir
  9. Olá, Fabio!

    Esse Pokémon Jorg realmente evolui! kkkkk
    Como de uma simples vingança contra quem matou sua família, passou a uma obsessão de ser mais e mais poderoso. Além do mais, tentar evitar um destino igual ao dos seus pais deve assombra-lo todos os dias.
    Pode até o final ter decepcionado um pouco, mas mesmo assim, deixar os leitores divididos foi um feito e tanto para o Mark Lawrence.
    Se não me engano, toda a trilogia foi lançada muito rapidamente pela DarkSide, então penso que esses erros frequentes de revisão devem ter sido um reflexo disso, já que alguma forma, essa pressa foi paga com esses erros.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, e a duvida é se evoluiu pra melhor kkkkk depende do ponto de vista.

      Sim, pagaram com vários erros, foi complicado esse ultimo. Pelo menos os outros não foram assim.

      Abraço

      Excluir
  10. OI Fábio.
    Como já comentei nas resenhas anteriores, eu estou louca para recomeçar a ler essa trilogia, fiquei surpresa que o Jorg vai ser pai, eu meio que não esperava isso dado ao que vi no primeiro livro (começo) mas enfim é uma pena que teve muitos erros, isso me incomoda bastante, mas não vejo a hora de ler.
    P.S Essas fotos ficaram show.
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marlene
      Primeiramente obrigado pelo elogio. Segundo que sim, os erros incomodam, mas mesmo assim vale a pena a leitura. Da pra deixar passar. Comece a ler logo kkkk
      Bjs

      Excluir
  11. Oi Fábio tudo bem?
    Apesar de ter muita vontade de ler esta trilogias, tenho uma grande dificuldade de aceitar a idades desses personagens. Como assim Jorg um bebê praticamente faz tudo o que ele faz na trama? hahaha
    Não sabia que a trilogia Rainha Vermelha se passava neste mesmo universo, estou mais curiosa ainda para conhecer esta trilogia.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lara
      Verdade, essa questão da idade também me incomodou, mas apenas no primeiro livro, do segundo em diante fica mais tranquilo.
      Bjs

      Excluir
  12. Oi, Fábio
    Gosto quando a narrativa se alterna entre passado e futuro, mas depende de como é desenvolvido para não ficar confuso.
    Não sei se leria a trilogia, pelo menos não no momento. Mas gostei de ver sua opinião, pois não é uma leitura que eu descarte a possibilidade de ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leticia.
      Sim, também gosto, o problema dos dois primeiros livros é mais a forma que foi colocada algumas partes, junto com coisas do presente, e ai confunde e fica complicado, já nesse está bem colocado, porem, algumas coisas na minha opinião poderiam ter sido descartadas.
      Mas leia sim, acredito que você possa gostar.

      Excluir
  13. Pelo jeito você maratonou a trilogia né Fábio haha
    Confesso que não dei muito atenção a essa trama logo que li a primeira resenha, mas depois de conhecer melhor meu interesse foi crescendo, afinal as três resenhas me deixaram intrigada para ler, cumpriu muito bem seu objetivo Fábio ;)
    Nosso querido Jorg agora vai ser papai! Quanta mudança, o cara evoluiu mesmo, pelo menos é o esperado, que o personagem no auge dos seus 20 anos com tantos acontecimentos e responsabilidades tenha amadurecido nessa jornada.
    Geralmente gosto de livros que ficam alternando entre passado e futuro, mas desde que tenha sido bem desenvolvido, não com uma história sem sentido algum.
    Agora é esperar a oportunidade pra ler, pois estou curiosa pra saber o desfecho dessa trilogia.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Micheli.
      Sim, foi quase uma maratona kkkk. Do primeiro pro segundo tempo demorei um tempinho, mas os outros dois foram seguidos. E já estou no da Rainha Vermelha, que se passa no mesmo mundo.
      Obrigado pelo elogio ;D.
      Sim, as historias no passado aqui tem até sentido, o único problema é a forma que foi posta (nos dois primeiros livros) e algumas coisas que achei desnecessárias nesse, ou que poderiam ter sido trabalhadas de outra forma.
      Assim que tiver uma oportunidade leia sim =D
      Beijos

      Excluir
  14. Que pena que o fechamento da trilogia que deveria ser uma história de tirar o fôlego, deixa a desejar, acho que o leitor fica dividido com esse livro entre gostar ou não. Mas mesmo assim pretendo ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria
      Olha, gostar eu gostei, porém, fiquei com a sensação de que poderia ter sido melhor.
      Mas leia sim, não desista :D

      Excluir
  15. Oi, Fábio!!
    Gostei muito da resenha, que pena que esse último livro não foi tão arrebatador assim. Mesmo assim já adicionei na minha lista.
    Bjoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marta.
      Verdade, mas mesmo assim é um ótimo livro.
      Coloque mesmo, vc vai gostar =D
      Beijos

      Excluir
  16. O livro não faz meu estilo, não é o que leio com frequência. Mas logo no inicio pude rir ao ler que todo pokemon evolui, gostei disso. Creio que não vou ler esse livro, mas de qualquer forma a resenha ficou bem explicativa, sem deixar duvidas para quem quer ler.

    ResponderExcluir
  17. Oi Fabio! Ainda não li nenhum dos livros da trilogia apesar de ter gostado bastante das tuas resenhas. Sério que vai ter outra série de livros que vai se passar no mesmo universo? Adorei saber disso. Vou ter que me apressar com os outros livros então hahah Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabi, que bom que gostou, eu agradeço =D

      Sim, ai ter sim, inclusive já lançaram o primeiro. Se apresse, mas antes leia King kkkkk

      Beijos

      Excluir
  18. Estou louca pra ler essa série. Pedi o livro Trilogia dos Espinhos versão luxo da Darkside e estou aguardando roendo as unhas ❤️

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.