Você sabe de onde vem a poesia ruim? Ou até mesmo os nomes da semana (o do calendário americano)? Não? Então talvez Mitologia Nórdica seja o que você esteja procurando.

Mitologia Nórdica é meu primeiro livro do autor Neill Gaiman, sempre escuto falar muito bem das obras dele. Já assisti Coraline (dirigido por Henry Selick) e é um dos meus filmes favoritos, assim como tenho contato com as leituras nos quadrinhos dele em obras como Sandman e Batman: O que aconteceu ao Cavaleiro das Trevas?

E realmente tenho que elogiar a escrita do autor. É muito boa, bem trabalhada e não te deixa cansado com excesso de informação. Porém, eu ainda tenho que ler outra obra dele (Deuses Americanos), está no aguardo para ser lido para ter uma visão melhor, pois Mitologia Nórdica, ao contrário do que imaginei, trata-se de um livro de contos.


São 15 contos que vão do início de tudo até o fim dos tempos, ou seja, o Ragnarok. Dentro deles passamos a conhecer seus personagens, como Odin: O Pai de Todos, Thor, Loki o rei da trapaça, Heimdall, Frigga, entre outros. Esses são personagens (pelo menos os três primeiros) que são bastante conhecidos do povo, seja pelas histórias, quadrinhos ou os recentes filmes da Marvel.

Mas ao contrário do que acontece nas recentes adaptações cinematográficas, vemos que os personagens têm algumas (e significantes) diferenças – Pausa para aviso importante: O que vou relatar agora pode parecer spoiler, porém, não vejo dessa forma, já que o que será dito vem de uma mitologia existente, sendo assim, impossível a meu ver de ser considerada um spoiler. Fim da pausa – Como por exemplo o fato de Thor ser meio burrinho, querendo saber apenas de lutar, e não é muito fã de usar a cabeça. Assim como Loki é na realidade irmão de Odin e não de Thor, além de ele ter vários filhos.


Todas essas coisas se dão pelo fato de que o autor pega os mitos e contos originais e passa tudo de uma forma mais leve e simples de se ler, além de divertida, claro. É mais um daqueles livros que dá para ler em um dia só, seja pelo fato de ser relativamente curto ou de ser bem divertido e curioso ler as histórias dos deuses.

Histórias essas que, como já disse, vão do surgimento do mundo até o seu final, de como Thor ganhou seu martelo, o Mjolnir, como os deuses pediram ajuda de Loki para saírem de uma situação difícil, ou mesmo como Thor e Loki e mais um conseguiram realizar proezas inimagináveis.

A mitologia nórdica assim como a grega é muito, mas muito rica mesmo, e Neill Gaiman conseguiu de forma extraordinária juntar as melhores partes e fazer um livro de contos fabulosos, com uma capa dura maravilhosa e um acabamento fantástico. E só cabe a nós aproveitar essa leitura extraordinária antes que o Ragnarok chegue kkk.

Outras fotos:




Bônus – Como um extra eu deixo pra vocês o trailer do novo filme de Thor que promete e muito. 



Beijos e Abraços

Título: Mitologia Nórdica
Autor: Neil Gaiman
Editora: Intrínseca
Páginas: 288
Ano: 2017

43 comentários:

  1. Certo . Eu não me identifico muito com contos, na verdade comecei a ler um conto reunidos de Moacyr sclair, se não me engano . E não fui até o fim . Não me identifiquei, não senti afinidade, não me envolvi com a leitura acabei abandonado. Justamente você cometa sobre isso, sobre o involvemento e sobre a leitura fácil. Preciso dar uma olhada , pois ironicamente estou tentando escrever contos. . . Gostei bastante da sua narrativa simplório em se tratando do livro . Com certeza. . . Esse entrou para minha listra de prioridades.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Lana.
      Pois leia mesmo :D. Recomendo.
      E escreva mesmo esses contos que vai que no futuro eu leio e posto resenhas por aqui kkkk.
      Beijos

      Excluir
    2. Você como sempre, adorável!
      Obrigada!

      Excluir
  2. Amigo, descobri que preciso ler esse livro pra ontem! Não fazia ideia de que o Loki era irmão de Odin, o que conheço da Mitologia Nórdica tá baseado nos livros do Rick Riordan e nos filmes da Marvel kkk imagina só o tanto de coisa equivocada que eu aprendi. Não li nenhum livro do Neil e esse é o primeiro que me chama a atenção então é claro que quero ler.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois bem, pra ontem mesmo kkkk. Leia, você precisa descobrir quem são os filhos de Loki e ver que o proximo filme está muito equivocado kkkk. Além é claro de conhecer de onde vem a poesia ruim, o conto mais engraçado do livro sem duvidas kkkk. Os de Riordan não sei se está muito equivocado porque geralmente ele baseia bem no original, então acho que a Marvel é a mais distorcida kkkk.

      Beijos =*.

      Excluir
    2. Ah preciso mesmo! <3
      Os do tio Rick tem bastante informação rss mas nada de Loki por lá ainda, Thor é um cara burrinho viciado em series e que vive perdendo o martelo rss oh tô ficando curiosa com essa historia de piada ruins...

      Abraços.

      Excluir
    3. kkkkk que situação esse Thor viu. Agora quem quer ler esse sou eu kkkk

      Abraço.

      Excluir
  3. Tenho visto falar muito sobre esta mitologia nórdica, e confesso não saber nada sobre o assunto, e por isso me interesso, além do mais as obras deste autor sempre me despertam interesse, por possuir uma escrita leve, de fácil entendimento, o que acaba fazendo com conseguimos nos envolver com a trama, outro ponto e que os contos narrados neste livro me pareceram bem interessantes.

    Participe do TOP COMENTARISTA de Julho, para participar e concorrer aos livros "O Casal que mora ao lado" e "Paris para um e outros contos".
    http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lana

      São contos bem interessantes sim, é bem legal conhecer sobre o assunto. E a escrita dele realmente é muito leve, a única coisa complicada mesmo são os nomes do pessoal kkkk mas tirando isso é tranquilo. Até porque no fim do livro também conta com um glossário.

      Até =*

      Excluir
  4. Ja assisti Thor e amei. Gostei do livro, gosto muito dos filmes da Marvel, mas seria legal descobrir mais sobre Thor e sua verdadeira historia. Tambem já assisti Coraline e é um dos meus filmes favoritos, assim como o livro.

    Vistem meu blog!
    garotaeraumavez.blogspot.com.br
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jady

      Então provavelmente irá amar o novo filme do Thor, porque promete. Coraline tambem é um dos meus filmes favoritos mas preciso ler o livro. E é legal conhecer por esse novo ponto de vista a mitologia original.

      =*

      Excluir
  5. Deuses Americanos também está na fila de leitura desde que foi lançado. Não sabia que era de contos, ainda mais sobre personagens como Thor e Loki. Thor sempre foi burrinho mesmo. Acho que o personagem deveria ser mais valorizado. Já escutei falar que o Loki é irmão de Odin, apesar de não saber se era vdd. Eu sei pouco desses personagens, mas gostei que o autor retratou eles no livro.
    Abc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nayane.

      Pois, agora eu pretendo ler o quanto antes Deuses Americanos, até porque quero ver a serie só depois de ler o livro. Pois, o livro é todo voltado pra esses personagens, é muito interessante as historias, vale a pena a leitura =D.

      Excluir
  6. Olá, Fábio!

    Já conheço a mitologia nórdica há algum tempo, então já sabia e sentia algumas dessas diferenças entre a história mitológica e a dos heróis da Marvel (que se salva pelo fato da Asgard dos HQs ser na verdade um planeta e não A VERDADEIRA ASGARD).
    E Neil consegue contar essa mitologia de forma leve e interessante. Aliás, já tenho alguns livros dele em casa, incluindo o clássico Lugar Nenhum, mas ainda não li nenhum. Já era hora de eu tomar vergonha na cara e começar a ler!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá =D

      Pois é,as diferenças são bastante significativas mas se tratando de quadrinhos é totalmente compreensível. Tambem estou com Deuses Americanos aqui e recentemente chegou Os Filhos de Anansi,vamos ver se agora essa leitura sai kkkk (mas quero mesmo é Coraline kkk)

      Abraço

      Excluir
  7. Eu meio que ando pirada em coisa nórdica e esse negócios assim ultimamente. Quando vi esse livro e desse autor já entrou pra minha lista de desejados na hora. E nem sabia que eram contos! Haha xD
    Mas ele escreve de uma forma muito legal mesmo, vale a pena ler mais coisas do autor. Tá bom que só li um livro dele mas deu pra perceber porque falam tão bem. O cara é criativo e fala de uns temas tão legais e de uma forma tão boa que vicia. Da vontade de ler mais coisas dele. Esse de Deuses americanos é outro que também gostaria de ler e entrou pra minha lista. Vi a série que saiu recentemente e se o livro for mais doido do que o que vi já sei que é outro que vou amar.
    Esse livro me pareceu legal pelas coisas que fala da mitologia deles e deve dar pra entender um pouco mais sobre essas histórias vendo o que ele fez ali com elas.
    Comprei esse bendito e agora só tô esperando chegar pra ver se leio também ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cristiane

      Pois então se está pirada com essas coisas eu recomendo também ver a serie Vikings kkkk. Eu também descobri que era um livro de contos só quando abri pra ler. Pois, quero ler Deuses Americanos pra poder assistir a serie kkkk. Quando o livro chegar coloca logo na meta de leitura kkkk.

      Excluir
    2. Menino, mas já vejo! Haha, falei que tava pirada nisso e não é mentira. Aquela série é muito boa *-*

      Excluir
    3. kkkk eu só vi o primeiro episódio por enquanto, mas vou ver o resto.

      Excluir
  8. Meu deus que fotos lindassss!!!!
    Adorei a resenha, me deu vontade de ler e conhecer um pouco mais sobre essas historias.
    Adorei o blog

    http://descobrindolivro.blogspot.com.br/
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Emelly

      Que bom que gostou. =D. Muito obrigado.
      Leia mesmo, é muito bom.

      Excluir
  9. Ainda não li nada do autor, mas tenho vontade pois é bem comentado e quero ler esse livro que não sabia que era de contos, pois pelo que da para perceber tem muita coisa que nem sabia ainda mais sobre o Loki.

    ResponderExcluir
  10. Olá Maria

    Leia mesmo, a escrita do autor é ótima e os contos traz informações interessantes, algumas combinando e outras não com o que estamos acostumados a escutar sobre a mitologia nórdica. =D

    ResponderExcluir
  11. Oi, Fábio
    Já ouvi falar tão bem desse livro, e fico feliz que a escrita do autora seja boa, mesmo o livro parecendo um pouco denso. Pelo menos é a maior impressão que ele me passa. E o fato de ser contos, talvez ajude ainda mais.
    Gostei muito da dica. Não descarto a possibilidade de ler, só não sou a maior fã de mitologia.

    ResponderExcluir
  12. Olá Letícia.

    Pois, eu incentivo ler kkkk não achei denso não, só o nome do pessoal kkkk. Não descarte mesmo não, se puder leia.

    ResponderExcluir
  13. Eu gosto muito da cultura nórdica, já li alguns livros com o tema de pano de fundo e já vi muitos filmes/séries sobre esse mundo mas eu nunca li nada sobre a história dos deuses e etc.
    Esse livro além de ter uma capa bem bonita parece ser muito bom, estou louca pra ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pronto, agora pra completar o conhecimento recomendo o livro kkkkk. Leia mesmo, a capa é bonita mesmo, e por dentro tambem é bem bonito o acabamento. =D

      Excluir
  14. Fábio!
    O mais bacana é poder adentrar no mundo nórdico de forma a entender, porque tem muitas raízes, toda uma teia envolvendo os fatos e acontecimentos e o autor consegue mostrar de forma tranquila e simples, onde o leitor de primeira viagem, possa entender direitinho.
    E apreciar contos é sempre um delírio, né?
    Bom final de semana!
    “Ciência é conhecimento organizado. Sabedoria é vida organizada.” (Immanuel Kant)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE JULHO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Sim. Concordo. São contos bem legais :D. E realmente Gaiman passa tudo de forma simples, não tem como não entender. Muito bom.

    ResponderExcluir
  16. oi Fabio,
    apesar de ficar dizendo que eu Gosto muito da mitologia Nórdica, eu só tinha como referência os filmes da marvel kkkk e pelo que eu percebi lendo sua resenha, eu aprendi muita coisa errada kkk.
    Não sou muito fã de contos mas acho que vou dar uma chance para esse livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Hannah. Kkkk admito que por uma coisa aqui e outra ali eu também tinha como maior base os filmes e quadrinhos da Marvel kkkkk depois desse livro que vim ver a coisa realmente. Mesmo sendo de contos vale a pena. De uma lida ;D

      Excluir
  17. Oi, Fábio!
    Nunca li nenhum livro do Neill Gaiman mas já assisti Coraline e gostei bastante...
    Quanto ao livro Mitologia Nórdica, vou anotar na minha lista de leitura com certeza, sei quase nada sobre a mitologia nórdica mas o pouco que sei acho fascinante. Então, valeu pela dica.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Any

      Esse foi meu primeiro livro de Gaiman, não quero falar antes de ler outro mas me parece que a escrita dele é realmente promissora como dizem.
      Coraline é muito bom. Anote sim, vale a pena.

      De nada =D. Abraços

      Excluir
  18. Olá Fabio,
    Li apenas um livro do Neill Gaiman - O Oceano no Fim do Caminho – e adorei a narrativa desse autor, ele escreve com muita profundidade e de uma forma única, me vi completamente envolvida com a história.
    Admiti que o que conheço a mitologia nórdica é devido aos filmes da Marvel haha e confesso que sou fã do Thor, mas não sei praticamente nada da vida desse homem, com por exemplo, como ele ganhou o martelo? Isso é um mistério para mim, nunca parei pra pensar sobre isso haha.
    Gosto de contos e fiquei bem animada para ler esse livro, adorei que o autor pegou os contos e mitos originais e escreveu-os de uma forma mais leve e divertida.
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Olá Micheli.
    Pois nesse livro vc descobrirá como ele ganhou. E graças a uma situação bem inusitada. Kkkkk. O Oceano no Fim do Caminho está na minha lista.
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Eu gosto muito quando os dois formatos se complementam: livros e mídias visuais! Mesmo com suas diferenças, é sempre maravilhoso poder conhecer e descobrir as variações das histórias. Adoro os filmes da Marvel, adoro as série citadas (Vikings, American Gods - esta última não fazia ideia que era uma adaptação!) enfim; agregar conhecimento é sempre um prazer!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Georgia

      Sim, apesar dos filmes da Marvel serem diferentes são bem legais e gosto bastante tambem. As series preciso ver ainda kkkk, mas logo logo começo. E até por isso sempre que tem e dá eu posto um clipe aqui da adaptação. É ótimo conhecer os dois,

      Excluir
  21. Oi, Fábio!!
    Que legal esse livro de contos sobre mitologia nórdica!! Gostei muito da resenha e das fotos são lindas!! E estou bem ansiosa com relação esse novo filme de Thor, só o trailer já foi maravilhoso!!
    Bjoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marta

      Muito obrigado. Também tô ansioso pelo filme, espero que seja bom mesmo.
      Bjs

      Excluir
  22. Oi! Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas já adorei! A capa é linda! Adorei saber que o autor usou mitos e contos originais e tornou a história super leve e divertida! Beijoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabriela.
      Pois bem, de uma lida, vai gostar kkkk. Beijos

      Excluir
  23. Esse livro tem me chamado atenção há um tempo, mas eu tenho um pouco de medo de ler Neil Gaiman. Eu li uma obra dele que não gostei muito (Lugar Nenhum), nem consegui chegar até o final. Fiquei de ler Deuses Americanos também, mas fiquei com o mesmo medo.
    Vou colocar esses na minha lista de leitura e vamos ver se eu consigo chegar até o fim 😂

    ResponderExcluir
  24. Bom, cheguei um pouco tarde em sua publicação. Mas venho aqui pedir-lhe informações bem específicas, atualizações. Diga-nos sobre, espessura da capa e suas folhas, pegada do livro. Enfim.. se houver diferenças entre versões é claro, falo da edição padrão e a de luxo.

    Obrigado!

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.