Imagine uma sociedade utópica onde
todos os problemas foram solucionados, não existe mais corrupção, fome,
desemprego e, acreditem se quiser, nem mesmo a morte... Bom, ela até existe, mas
caso você seja “morto” seu corpo será levado para um centro de vivificação para
que possa ser revivido.
Aí você deve pensar: “Poxa, mas se
ninguém morre a população deve crescer de uma forma que logo, logo não vai ter
mais espaço nem recursos para todo mundo.” Quase, pois é aí que entra os
ceifadores. Eles são os únicos seres capazes de matar alguém em definitivo, a
chamada “coleta”. Os ceifadores são vistos como os seres supremos do mundo, são
temidos e bajulados pelas pessoas comuns devido ao fato de que a escolha dos
ceifadores para coletar alguém é feita de forma aleatória, além de eles poderem
conceder imunidade as pessoas, evitando assim que elas sejam coletadas.
Todo ceifador faz parte da Ceifa, a organização que controla os ceifadores, comandada pelo Alto Punhal (o maior cargo entre os ceifadores). Eles devem coletar certa quantidade de pessoas por ano para que assim mantenha o equilíbrio. Um fato interessante é que esse mundo utópico aconteceu após a nuvem (aquela mesmo do computador) virar a Nimbo-Cúmulo e ganhar consciência, passando a governar o mundo de forma justa (para quem assistiu Matrix sabe que seria bem diferente se ela se rebelasse kkkk) resolvendo todos os problemas da humanidade.
Porém, existe uma regra que diz que os
assuntos da Ceifa não devem ser interferidos pela Nimbo-Cúmulos e vice-versa. E
se vocês imaginaram que a única organização comandada por humanos poderia ter
corrupção, jogos de poder e pessoas mal caráter, acertaram em cheio.
Mas isso tudo é apenas para ilustrar
o mundo pelo qual se passa a história, pois ela começa de fato com dois jovens
(Citra Terranova e Rowan Damisch), de famílias totalmente diferentes onde uma é
atenciosa (a de Citra) e outra não dá atenção ao filho (a de Rowan). Eles
acabam conhecendo, em momentos distintos, o famoso ceifador Faraday que resolve
depois de um tempo recrutá-los para se tornarem seu aprendiz e, quem sabe no fim, tornarem-se ceifadores iguais a ele.
No começo a história é voltada para o
conhecimento dos personagens, o mundo em que vivem e seus treinamentos. Eu devo
dizer que ela é muito bem escrita e de uma forma direta, sem arrodeios. O bom é
que eu já estava acostumado com o rumo que ela estava tomando quando, do nada, ela sofre uma reviravolta que eu sinceramente não esperava, fazendo-a ficar
mais interessante ainda. Os dois jovens acabam tomando caminhos diferentes e se
veem cada um envolvido em situações totalmente distintas. O livro tem algumas
outras reviravoltas interessantes, umas imprevisíveis e outras nem tanto, mas
todas trabalhadas de forma muito boa.
No geral, o livro é muito bom e com um
ritmo às vezes rápido. Além disso, uma coisa que me agradou muito foi o fato de
que, entre cada capítulo, existem passagens dos diários que os ceifadores tem que
manter, contando citações que fazem refletir sobre as consequências de terem um
mundo onde tudo foi alcançado, do fato da Ceifa ser independente da
Nimmbo-Cúmulo, entre outras coisas.
O livro também é muito bonito, uma
capa excelente, diagramação muito boa, folhas amarelas, fonte grande, resumindo...
Tudo que um leitor deseja. Aproveitem essa belezura, espero que a continuação
seja tão boa quanto ou melhor. Até a próxima e bom sorvetes (referência para
quem ler kkkk).
Bônus: O livro
não tem adaptação (ainda pelo menos), mas resolvi deixar para vocês uma
musiquinha que gosto muito e, a meu ver, combina muito bem com o livro.
Aproveitem. Beijos.
Autor: Neal
Shusterman
Editora:
Seguinte
Páginas: 448
Ano: 2017
Desde que comecei a ler resenhas deste livro, no qual há muito elogios referentes esta estória, e o quanto a trama e bem construída, com uma narrativa sem rodeios, que consegue desenvolver várias revira voltas que surpreende o leitor a cada momento. Esta obra esta na minha lista de desejados e espero adquiri-lo ainda este ano, pois quero muito saber qual será o desfecho desta estória.
ResponderExcluirParticipe do TOP COMENTARISTA de Julho, para participar e concorrer aos livros "O Casal que mora ao lado" e "Paris para um e outros contos".
http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/
Olá Lana.
ResponderExcluirPois, faça isso mesmo. Vale a pena. É realmente sem arrodeios e muito bem escrita. E cheia de reviravoltas.
Gostei dessa ideia da história e por tudo que já dá pra imaginar quando se pensa em um mundo assim. Pode ter um lado "perfeito" mas é legal ver que nem tudo ali são flores. A coisa toda dos Ceifadores e do que fazem, como a trama pode trazer umas reflexões legais e o fato de ter boas reviravoltas me deixaram bem animada. Parece ser o tipo de livro que adoro ler. Só torço agora pra sair mais e bem rápido porque pelo jeito ele é muito bom de acompanhar.
ResponderExcluirOlá Cristiane
ExcluirVerdade, inclusive um mundo sem problemas por mais que seja algo supostamente bom acaba causando vários pensamentos interessantes, coisa que o livro da umas amostras discretamente nas citações entre cada capitulo.
Esse livro está furando fila na minha meta. Vi várias avaliações positivas sobre ele.
ResponderExcluirAdorei a premissa do livro com os ceifadores que controlam que morre e quem vive. Deve ser legal acompanhar os protagonistas se tornando ceifadores.
Ansiosa pela leitura.
Olá Nayane
ExcluirÉ bem legal sim, e digo que pode deixar ele passar a frente na fila, não ai se arrepender.
Oi Fábio,
ResponderExcluirAcho esse livro muito intrigante, mas confesso que ao ler a sinopse quando vi o lançamento eu não fiquei interessada em ler, sei lá, não apostava que teria tanto potencial assim. Ledo engano! Que distopia mais diferente e ousada, adorei essa trama, com essa sociedade perfeita, sem os males que tanto afetam o mundo realista. Estou bem intrigada para saber como aconteceu de fato essa “evolução” e qual vai ser o desfecho da Citra e Rowan.
Beijos
Olá Micheli
ResponderExcluirPra você ver que até uma sinopse pode nos enganar as vezes kkkkk. Deixe a sinopse pra lá e pegue esse livro pra ler. Ele é muito bom. Vale a pena com certeza.
Bjs
Fábio!
ResponderExcluirJá tinha lido sobre o livro e muito interessada fiquei para fazer a leitura, primeiro porque é uma ficção fantasia bem diferente das que estamos acostumadas a ler por aí e também, porque questiona a sociedade. Se tivéssemos tudo às mãos, como moradia, saúde, vida 'eterna', realmente a sociedade se estagnaria e não iríamos mais em busca de nossos objetivos, seria perfeito por uma parte e por outra, totalmente inadequada.
O que me deixou mais intrigada foi por saber como é feita a triagem dos ceifadores, já mantém tanto poder...
Bom final de semana!
“Educar é semear com sabedoria e colher com paciência.” (Augusto Cury)
Cheirinhos
Rudy
TOP COMENTARISTA DE JULHO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
Olá.
ExcluirVerdade. Uma sociedade que já tem tudo acaba ficando sem um objetivo, estagnada e entediada. É bom pra pensar mesmo esse livro. Vale a pena. E o processo de recrutamento pra Ceifador é bem interessante
Desde que vi esse livro fiquei interessada, achei diferente e me fez comparar com o mundo real, seria muito bom, mas teria o mesmo problema da historia o excesso de pessoas, que aliás desperta curiosidade em saber qual o critério que o ceifador usa, mas como da para imaginar a corrupção deve correr frouxo, quem tem dinheiro e poder devem se dar bem. Mas analisando coitada das pessoas que tem que ser ceifador é terrível pois são obrigadas a tirar a vida das pessoas e conviver com isso, também fiquei curiosa com o critério usado para a escolha para se tornar um ceifador, eu que não queria ser escolhida kk.
ResponderExcluirOlá Maria. Aí é que está a coisa (em relação a quem tem dinheiro), a pobreza não existe mais, todo mundo tem dinheiro, e até os mais ricos não estão nem um pouco imunes. Inclusive tem uma situação no livro (não vou contar óbvio) que demonstra muito bem isso. Já em relação ao fato de os ceifadores terem que matar as pessoas e conviver com isso, vc acertou em cheio. É uma coisa que pesa muito pra eles (ou pelo menos para a maioria)
ExcluirPS: você não querer ser escolhida é o primeiro passo pra ser escolhida kkkkkkk. (Não é spoiler)
Olá, Fábio!
ResponderExcluirAchei O Ceifador muito interessante, tanto por esse futuro em que a informática governa o mundo, mas sem ser do modo terrível de Matrix e Terminator e superando a justiça do homens e só um grupo de homens pode tirar uma vida definitivamente. Dentro disso, achei muito legais as citações a cientistas e a instituições humanas como até a Igreja Católica dentro da Ceifa, sendo que os criadores, próprio pelo fato de poderem tirar a vida, mas também preservar a de outra pessoa, viram ícones pop, como cantores e estrelas de realities e novelas. Por exemplo, ter uma figurinha do Faradey, que lembra o inventor da gaiola que leva seu nome, em um album ao invés da de um jogador de futebol, como ocorre hoje em dia.
O Neil em seus livros leva a reflexões sobre tudo e aqui não é diferente. Afinal, ao se tornar um ceifador, uma pessoa pode se deixa levar pelo poder de matar, mesmo que as mortes sejam aleatórias nessa sociedade?
Um abraço!
Olá =D
ExcluirTambem achei, as citações e as reflexões no começo de cada capítulo servem muito bem para os dias de hoje apesar do livro se passar no futuro. O medo dos ceifadores mas ao mesmo tempo o fascínio ao poder ter um tempo a mais de vida garantida. Tudo isso no livro deixa interessante.
Abraço
Apesar de já ter visto essa capa em alguns lugares eu não fazia ideia da história. Eu gostei da premissa mas me pareceu que o livro tem muita informação e muitas coisas paralelas acontecendo ao mesmo tempo e isso acabou me desagradando um pouco. Eu não sei se leria.
ResponderExcluirOlá
ExcluirEu aconselho a leitura kkkk. Não tem muita informação assim, na verdade o livro é bem direto. Não perde tempo com rodeios. Leia =D
Já li algumas resenhas deste livro, e não gostei, não curto o livro, a capa me assusta e o livro não é do tipo que eu leria.
ResponderExcluirVisitem emu blog!
garotaeraumavez.blogspot.com.br
Obrigada!
Olá Jady
ExcluirEu entendo, mas não deixe a capa te enganar kkk apesar de ter um ceifador nela ele não é de terror. Pelo contrario.
=*
Oiii! Eu to louca por esse livro desde a primeira resenha que li a respeito. E tenho que dizer que a tua resenha de longe foi a mais completa, já que na outras que li não tinha nem metade doq vc escreveu. Não vejo a hora de poder ler e mergulhar nessa história que deve ser sensacional! Beijoss
ResponderExcluirObrigado Gabriela =D
ExcluirFico feliz kkkk. E sim, leia mesmo, é bem legal esse livro.
E que não demore muito para sair a continuação.
Beijos =*
Oi, Fábio
ResponderExcluirTenho esse livro, mas ainda não li. Fiquei com mais vontade de ler agora, pois adoro reviravoltas e uma narrativa direta também. E, claro, gostei de saber que você gostou. Com direito até a musiquinha rs.
As fotos ficaram ótimas.
Livros, vamos devorá-los
Obrigado Leticia
Excluirkkkk pois é, achei a musica a cara do livro (além de muito boa claro kkk. Pois bem, se tem coloque-o logo na lista de próximas leituras, acredito que você irá gostar =D
Bjs.
oi Fabio,
ResponderExcluirPrimeiro tenho que dizer que resenha maravilhosa, Segundo que capa linda, fico muito feliz em saber que a fonte do livro é grande(detesto Fonte pequena).
Eu só visto resenhas positivas sobre o Ceifador, ele está na minha listinha de desejados,já faz um tempinho.
Tenho que criar vergonha na cara e ler esse livro logo rsrs.
Olá Hannah
ExcluirMuito obrigado pelo elogio =D.
Sim, a capa é bonita. Verdade, tambem não sou fã de letras pequenas, cansa mais. Pois leia mesmo kkkk
Eu já li diversos comentários sobre este livro, e quero muito ler ele, lendo sua resenha fiquei ainda mais curiosa para conferir esta história, que bom que para você este livro foi uma boa leitura, eu espero ler ele em breve.
ResponderExcluirOlá Mariele
ExcluirQue bom que gostou. =D. Leia mesmo, achei bem legal esse livro. Recomendo =D
Oi, Fábio!
ResponderExcluirO Ceifador não faz o meu estilo de leitura mas se saísse um filme dele eu iria assistir com certeza, quando você comentou sobre o treinamento de Citra e Rowan e os caminhos diferentes que eles acabam tomam no decorrer da história fiquei imaginando como seria a adaptação para a telona... acho que seria incrível!
Olá Any
ExcluirTe juro que tambem durante a leitura eu fiquei imaginando adaptações para esse livro, seja em serie ou em filme. Eu acho que tem um bom potencial para isso.
Oi, Fabio! Por sua causa vou ter que dar um jeito de ler este livro. Essa referência de "bom sorvetes" me deixou intrigada. Sobre uma adaptação audio visual como mencionado nos comentários, sou super a favor. Ah! Gostei do toque musical na sua resenha!
ResponderExcluirOlá Georgia
Excluirkkkkkkkkkkkkkk. Leia mesmo. Agradeço por ter gostado =D. Sim, sempre que posso trago um trailer de alguma adaptação, nesse caso foi uma musica que lembrei logo. Bom que gostou =D
Oi, Fabio!
ResponderExcluirQue legal a premissa desse livro, acho super interessante esse livro retratar um mundo onde já não existe morte por doenças e outros motivos. Achei bem legal essa música super bacana!!
Bjoss
Olá Marta.
ResponderExcluirQue bom que gostou, e da música também. Vale a pena a leitura e a música kkkkk
Bjs